A formação inicial e continuada de professores de ciências e de biologia e a BNCC: um levantamento das produções publicadas nos anais do Enebio e do Enpec

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Adriana Santos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Nicolli, Aline Andréia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1699
Resumo: Objetivou-se analisar, nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, em suas edições ocorridas entre 2018 e 2021, as publicações que tratam da formação de professores de ciências e de biologia no contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular.  Encontraram-se 20 trabalhos. A maioria deles, publicada no ano de 2021, trata da formação inicial e foi desenvolvida na região Sudeste. Os trabalhos investigaram, predominantemente, o ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental. Sobre os aspectos metodológicos, destacaram-se as pesquisas documentais, de abordagem qualitativa; e, quanto aos objetivos, buscou-se, predominantemente, fazer uma análise crítica e problematizadora da Base Nacional Comum Curricular. Palavras-chave: Professores de biologia. Professores de ciências. Formação docente.
id USF_0c9a3679924c59ed8d601ee36dc5fb35
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1699
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling A formação inicial e continuada de professores de ciências e de biologia e a BNCC: um levantamento das produções publicadas nos anais do Enebio e do EnpecObjetivou-se analisar, nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, em suas edições ocorridas entre 2018 e 2021, as publicações que tratam da formação de professores de ciências e de biologia no contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular.  Encontraram-se 20 trabalhos. A maioria deles, publicada no ano de 2021, trata da formação inicial e foi desenvolvida na região Sudeste. Os trabalhos investigaram, predominantemente, o ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental. Sobre os aspectos metodológicos, destacaram-se as pesquisas documentais, de abordagem qualitativa; e, quanto aos objetivos, buscou-se, predominantemente, fazer uma análise crítica e problematizadora da Base Nacional Comum Curricular. Palavras-chave: Professores de biologia. Professores de ciências. Formação docente.Universidade São Francisco2024-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/169910.24933/horizontes.v42i1.1699Horizontes; v. 42 n. 1 (2024): Publicação contínua; e0230612317-109X0103-770610.24933/horizontes.v42i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1699/786Copyright (c) 2024 Maria Adriana Santos Carvalho, Aline Andréia Nicollihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Maria Adriana SantosNicolli, Aline Andréia2024-04-03T03:22:31Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1699Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2024-04-03T03:22:31Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial e continuada de professores de ciências e de biologia e a BNCC: um levantamento das produções publicadas nos anais do Enebio e do Enpec
title A formação inicial e continuada de professores de ciências e de biologia e a BNCC: um levantamento das produções publicadas nos anais do Enebio e do Enpec
spellingShingle A formação inicial e continuada de professores de ciências e de biologia e a BNCC: um levantamento das produções publicadas nos anais do Enebio e do Enpec
Carvalho, Maria Adriana Santos
title_short A formação inicial e continuada de professores de ciências e de biologia e a BNCC: um levantamento das produções publicadas nos anais do Enebio e do Enpec
title_full A formação inicial e continuada de professores de ciências e de biologia e a BNCC: um levantamento das produções publicadas nos anais do Enebio e do Enpec
title_fullStr A formação inicial e continuada de professores de ciências e de biologia e a BNCC: um levantamento das produções publicadas nos anais do Enebio e do Enpec
title_full_unstemmed A formação inicial e continuada de professores de ciências e de biologia e a BNCC: um levantamento das produções publicadas nos anais do Enebio e do Enpec
title_sort A formação inicial e continuada de professores de ciências e de biologia e a BNCC: um levantamento das produções publicadas nos anais do Enebio e do Enpec
author Carvalho, Maria Adriana Santos
author_facet Carvalho, Maria Adriana Santos
Nicolli, Aline Andréia
author_role author
author2 Nicolli, Aline Andréia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria Adriana Santos
Nicolli, Aline Andréia
description Objetivou-se analisar, nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, em suas edições ocorridas entre 2018 e 2021, as publicações que tratam da formação de professores de ciências e de biologia no contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular.  Encontraram-se 20 trabalhos. A maioria deles, publicada no ano de 2021, trata da formação inicial e foi desenvolvida na região Sudeste. Os trabalhos investigaram, predominantemente, o ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental. Sobre os aspectos metodológicos, destacaram-se as pesquisas documentais, de abordagem qualitativa; e, quanto aos objetivos, buscou-se, predominantemente, fazer uma análise crítica e problematizadora da Base Nacional Comum Curricular. Palavras-chave: Professores de biologia. Professores de ciências. Formação docente.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1699
10.24933/horizontes.v42i1.1699
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1699
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v42i1.1699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1699/786
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Maria Adriana Santos Carvalho, Aline Andréia Nicolli
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Maria Adriana Santos Carvalho, Aline Andréia Nicolli
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 42 n. 1 (2024): Publicação contínua; e023061
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v42i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438539472896