Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eliseu, Murilo Martins
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Yared, Yalin Brizola, Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1319
Resumo: Pesquisa com docentes da Rede Municipal de Ensino de uma cidade ao Sul de Santa Catarina e que investigou como a saúde sexual e a sexualidade são abordadas por estes/as no Ensino Fundamental II. Metodologia orientada pelo paradigma materialismo histórico-dialético, com uso do método dialético para a análise da realidade, com uso de questionário semiestruturado para a coleta de dados e da técnica de análise de conteúdo. Evidenciou-se que “saúde sexual” e “sexualidade” permanecem sendo abordadas pelo currículo oculto. Participantes sinalizaram falta de preparo para lidar intencionalmente com a Educação Sexual, reflexo da ausência de formação inicial e continuada. Espera-se que o estudo auxilie na formação docente promovendo intervenções comprometidas com uma Educação Sexual emancipatória e com o pensamento crítico.  
id USF_106cf28d8148b9a40baad0ab8141aaf1
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1319
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental IIPesquisa com docentes da Rede Municipal de Ensino de uma cidade ao Sul de Santa Catarina e que investigou como a saúde sexual e a sexualidade são abordadas por estes/as no Ensino Fundamental II. Metodologia orientada pelo paradigma materialismo histórico-dialético, com uso do método dialético para a análise da realidade, com uso de questionário semiestruturado para a coleta de dados e da técnica de análise de conteúdo. Evidenciou-se que “saúde sexual” e “sexualidade” permanecem sendo abordadas pelo currículo oculto. Participantes sinalizaram falta de preparo para lidar intencionalmente com a Educação Sexual, reflexo da ausência de formação inicial e continuada. Espera-se que o estudo auxilie na formação docente promovendo intervenções comprometidas com uma Educação Sexual emancipatória e com o pensamento crítico.  Universidade São Francisco2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/131910.24933/horizontes.v40i1.1319Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220252317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1319/655Copyright (c) 2022 Murilo Martons Eliseu, Yalin Brizola Yared, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEliseu, Murilo MartinsYared, Yalin BrizolaMendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira2022-12-14T12:45:46Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1319Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:17.525320Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II
title Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II
spellingShingle Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II
Eliseu, Murilo Martins
title_short Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II
title_full Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II
title_fullStr Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II
title_full_unstemmed Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II
title_sort Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II
author Eliseu, Murilo Martins
author_facet Eliseu, Murilo Martins
Yared, Yalin Brizola
Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira
author_role author
author2 Yared, Yalin Brizola
Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eliseu, Murilo Martins
Yared, Yalin Brizola
Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira
description Pesquisa com docentes da Rede Municipal de Ensino de uma cidade ao Sul de Santa Catarina e que investigou como a saúde sexual e a sexualidade são abordadas por estes/as no Ensino Fundamental II. Metodologia orientada pelo paradigma materialismo histórico-dialético, com uso do método dialético para a análise da realidade, com uso de questionário semiestruturado para a coleta de dados e da técnica de análise de conteúdo. Evidenciou-se que “saúde sexual” e “sexualidade” permanecem sendo abordadas pelo currículo oculto. Participantes sinalizaram falta de preparo para lidar intencionalmente com a Educação Sexual, reflexo da ausência de formação inicial e continuada. Espera-se que o estudo auxilie na formação docente promovendo intervenções comprometidas com uma Educação Sexual emancipatória e com o pensamento crítico.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1319
10.24933/horizontes.v40i1.1319
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1319
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1319/655
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022025
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440749871104