Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Horizontes |
Download full: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1319 |
Summary: | Pesquisa com docentes da Rede Municipal de Ensino de uma cidade ao Sul de Santa Catarina e que investigou como a saúde sexual e a sexualidade são abordadas por estes/as no Ensino Fundamental II. Metodologia orientada pelo paradigma materialismo histórico-dialético, com uso do método dialético para a análise da realidade, com uso de questionário semiestruturado para a coleta de dados e da técnica de análise de conteúdo. Evidenciou-se que “saúde sexual” e “sexualidade” permanecem sendo abordadas pelo currículo oculto. Participantes sinalizaram falta de preparo para lidar intencionalmente com a Educação Sexual, reflexo da ausência de formação inicial e continuada. Espera-se que o estudo auxilie na formação docente promovendo intervenções comprometidas com uma Educação Sexual emancipatória e com o pensamento crítico. |
id |
USF_106cf28d8148b9a40baad0ab8141aaf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1319 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental IIPesquisa com docentes da Rede Municipal de Ensino de uma cidade ao Sul de Santa Catarina e que investigou como a saúde sexual e a sexualidade são abordadas por estes/as no Ensino Fundamental II. Metodologia orientada pelo paradigma materialismo histórico-dialético, com uso do método dialético para a análise da realidade, com uso de questionário semiestruturado para a coleta de dados e da técnica de análise de conteúdo. Evidenciou-se que “saúde sexual” e “sexualidade” permanecem sendo abordadas pelo currículo oculto. Participantes sinalizaram falta de preparo para lidar intencionalmente com a Educação Sexual, reflexo da ausência de formação inicial e continuada. Espera-se que o estudo auxilie na formação docente promovendo intervenções comprometidas com uma Educação Sexual emancipatória e com o pensamento crítico. Universidade São Francisco2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/131910.24933/horizontes.v40i1.1319Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220252317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1319/655Copyright (c) 2022 Murilo Martons Eliseu, Yalin Brizola Yared, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEliseu, Murilo MartinsYared, Yalin BrizolaMendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira2022-12-14T12:45:46Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1319Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:17.525320Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II |
title |
Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II |
spellingShingle |
Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II Eliseu, Murilo Martins |
title_short |
Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II |
title_full |
Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II |
title_fullStr |
Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II |
title_sort |
Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II |
author |
Eliseu, Murilo Martins |
author_facet |
Eliseu, Murilo Martins Yared, Yalin Brizola Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Yared, Yalin Brizola Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eliseu, Murilo Martins Yared, Yalin Brizola Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira |
description |
Pesquisa com docentes da Rede Municipal de Ensino de uma cidade ao Sul de Santa Catarina e que investigou como a saúde sexual e a sexualidade são abordadas por estes/as no Ensino Fundamental II. Metodologia orientada pelo paradigma materialismo histórico-dialético, com uso do método dialético para a análise da realidade, com uso de questionário semiestruturado para a coleta de dados e da técnica de análise de conteúdo. Evidenciou-se que “saúde sexual” e “sexualidade” permanecem sendo abordadas pelo currículo oculto. Participantes sinalizaram falta de preparo para lidar intencionalmente com a Educação Sexual, reflexo da ausência de formação inicial e continuada. Espera-se que o estudo auxilie na formação docente promovendo intervenções comprometidas com uma Educação Sexual emancipatória e com o pensamento crítico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1319 10.24933/horizontes.v40i1.1319 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1319 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1319/655 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022025 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440749871104 |