O Estado da Arte sobre a criatividade no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrahão, Isabela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Schmidt, Elisabeth Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/297
Resumo: Resumo A criatividade tem sido foco de pesquisas em diversas áreas do saber. Entretanto, é no contexto educacional, especificamente no Ensino Superior, que estudos evidenciam o potencial da criatividade na produção do conhecimento crítico e na autonomia dos sujeitos. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica que objetivou realizar o levantamento do Estado da Arte sobre a Criatividade no Ensino Superior. Foram encontrados 244 artigos na SciELO (Scientific Electronic Library Online). Apenas nove referem-se ao nível de Ensino Superior. A maioria desses estudos aborda a opinião de professores e alunos sobre as práticas docentes referentes às barreiras ou formas de desenvolvimento da criatividade. As metodologias da coleta de dados, em geral, foram constituídas de instrumentos criados pelos próprios autores. Esta pesquisa possibilitou-nos delinear a abordagem dos estudos relacionados à criatividade no Ensino Superior, na base SciELO, identificando-se a escassez de pesquisas. Colocando a criatividade como tema importante a ser desenvolvido.Palavras-chave: Criatividade; Estado da Arte; Ensino Superior. A State-of-the-art Review of Research on Creativity in Higher Education AbstractCreativity has been the focus of researches in several fields. However, it is in Education, mainly in Higher Education, that studies have pointed out the capacity creativity has to yield critical knowledge and autonomy.This paper shows the results of a bibliographical study which aimed at carrying out a state-of-the-art review of creativity in Higher Education. Only 9 out of 244 papers found in SciELO (Scientific Electronic Library Online) referred to Higher Education. It is worth highlighting that most studies which aimed at investigating Higher Education have addressed professors’ and students’ opinions about teaching practices related to barriers and ways to develop creativity. The methodology applied to collect data on the papers comprised tools we have developed. This study enabled us to outline the approach given to researches of creativity in Higher Education in the SciELO database and identify the shortage of studies in the area, an evidence of the fact that creativity is a fertile and important theme to be developed in the future. Key Words: Creativity; Bibliographical Review; Higher Education.
id USF_3d16861c5980e0c80c3a5565ae9eb0e3
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/297
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O Estado da Arte sobre a criatividade no Ensino SuperiorCriatividadeEstado da ArteEnsino SuperiorResumo A criatividade tem sido foco de pesquisas em diversas áreas do saber. Entretanto, é no contexto educacional, especificamente no Ensino Superior, que estudos evidenciam o potencial da criatividade na produção do conhecimento crítico e na autonomia dos sujeitos. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica que objetivou realizar o levantamento do Estado da Arte sobre a Criatividade no Ensino Superior. Foram encontrados 244 artigos na SciELO (Scientific Electronic Library Online). Apenas nove referem-se ao nível de Ensino Superior. A maioria desses estudos aborda a opinião de professores e alunos sobre as práticas docentes referentes às barreiras ou formas de desenvolvimento da criatividade. As metodologias da coleta de dados, em geral, foram constituídas de instrumentos criados pelos próprios autores. Esta pesquisa possibilitou-nos delinear a abordagem dos estudos relacionados à criatividade no Ensino Superior, na base SciELO, identificando-se a escassez de pesquisas. Colocando a criatividade como tema importante a ser desenvolvido.Palavras-chave: Criatividade; Estado da Arte; Ensino Superior. A State-of-the-art Review of Research on Creativity in Higher Education AbstractCreativity has been the focus of researches in several fields. However, it is in Education, mainly in Higher Education, that studies have pointed out the capacity creativity has to yield critical knowledge and autonomy.This paper shows the results of a bibliographical study which aimed at carrying out a state-of-the-art review of creativity in Higher Education. Only 9 out of 244 papers found in SciELO (Scientific Electronic Library Online) referred to Higher Education. It is worth highlighting that most studies which aimed at investigating Higher Education have addressed professors’ and students’ opinions about teaching practices related to barriers and ways to develop creativity. The methodology applied to collect data on the papers comprised tools we have developed. This study enabled us to outline the approach given to researches of creativity in Higher Education in the SciELO database and identify the shortage of studies in the area, an evidence of the fact that creativity is a fertile and important theme to be developed in the future. Key Words: Creativity; Bibliographical Review; Higher Education.Universidade São Francisco2015-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/29710.24933/horizontes.v33i2.297Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/297/101Abrahão, IsabelaSchmidt, Elisabeth Brandãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:26Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/297Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:00.608023Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Estado da Arte sobre a criatividade no Ensino Superior
title O Estado da Arte sobre a criatividade no Ensino Superior
spellingShingle O Estado da Arte sobre a criatividade no Ensino Superior
Abrahão, Isabela
Criatividade
Estado da Arte
Ensino Superior
title_short O Estado da Arte sobre a criatividade no Ensino Superior
title_full O Estado da Arte sobre a criatividade no Ensino Superior
title_fullStr O Estado da Arte sobre a criatividade no Ensino Superior
title_full_unstemmed O Estado da Arte sobre a criatividade no Ensino Superior
title_sort O Estado da Arte sobre a criatividade no Ensino Superior
author Abrahão, Isabela
author_facet Abrahão, Isabela
Schmidt, Elisabeth Brandão
author_role author
author2 Schmidt, Elisabeth Brandão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrahão, Isabela
Schmidt, Elisabeth Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Estado da Arte
Ensino Superior
topic Criatividade
Estado da Arte
Ensino Superior
description Resumo A criatividade tem sido foco de pesquisas em diversas áreas do saber. Entretanto, é no contexto educacional, especificamente no Ensino Superior, que estudos evidenciam o potencial da criatividade na produção do conhecimento crítico e na autonomia dos sujeitos. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica que objetivou realizar o levantamento do Estado da Arte sobre a Criatividade no Ensino Superior. Foram encontrados 244 artigos na SciELO (Scientific Electronic Library Online). Apenas nove referem-se ao nível de Ensino Superior. A maioria desses estudos aborda a opinião de professores e alunos sobre as práticas docentes referentes às barreiras ou formas de desenvolvimento da criatividade. As metodologias da coleta de dados, em geral, foram constituídas de instrumentos criados pelos próprios autores. Esta pesquisa possibilitou-nos delinear a abordagem dos estudos relacionados à criatividade no Ensino Superior, na base SciELO, identificando-se a escassez de pesquisas. Colocando a criatividade como tema importante a ser desenvolvido.Palavras-chave: Criatividade; Estado da Arte; Ensino Superior. A State-of-the-art Review of Research on Creativity in Higher Education AbstractCreativity has been the focus of researches in several fields. However, it is in Education, mainly in Higher Education, that studies have pointed out the capacity creativity has to yield critical knowledge and autonomy.This paper shows the results of a bibliographical study which aimed at carrying out a state-of-the-art review of creativity in Higher Education. Only 9 out of 244 papers found in SciELO (Scientific Electronic Library Online) referred to Higher Education. It is worth highlighting that most studies which aimed at investigating Higher Education have addressed professors’ and students’ opinions about teaching practices related to barriers and ways to develop creativity. The methodology applied to collect data on the papers comprised tools we have developed. This study enabled us to outline the approach given to researches of creativity in Higher Education in the SciELO database and identify the shortage of studies in the area, an evidence of the fact that creativity is a fertile and important theme to be developed in the future. Key Words: Creativity; Bibliographical Review; Higher Education.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/297
10.24933/horizontes.v33i2.297
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/297
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v33i2.297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/297/101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v33i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438987214848