A implementação da gestão escolar democrática na escola pública paulista em discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Nonato Assis de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santana, Maria Aparecida Nobre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1171
Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa, buscou identificar e analisar a implementação da gestão escolar democrática na Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc). Os dados foram obtidos por meio da realização de um Grupo de Discussão com seis diretores dessa rede de ensino. Os resultados mostram que a gestão escolar democrática, na escola pública paulista, embora ainda seja um processo em construção, portanto, não consolidado, é possível e não uma utopia. Os diretores com menos tempo de experiência mostram-se mais abertos às mudanças e à proposição de alternativas para ampliar a participação das famílias na gestão escolar numa perspectiva mais democrática. Os gestores veteranos, embora defendam a gestão democráticas são mais reticentes às mudanças no cotidiano escolar.
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