Nicho de Aprendizagem Matemática: uma experiência de ensinar e aprender matemática em convivência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giron, Graziela Rossetto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sacramento Soares, Eliana Maria do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1014
Resumo: Apresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou desencadear a emergência de dinâmicas de cocriação de atividades que pudessem favorecer a aprendizagem matemática, à luz de alguns conceitos da teoria da Biologia do Conhecer. Por meio desta “experiência de convivência”, envolvendo a professora e os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da Serra Gaúcha, foram vivenciadas atividades relacionadas à exploração do Minecraft. O contexto no qual se desenvolveu essa experiência educativa foi denominado Nicho de Aprendizagem Matemática. Os resultados revelam pistas, possibilidades que indicam que quando os processos de ensinar e aprender estão apoiados em dinâmicas que favorecem a cocriação pedagógica, a aprendizagem acontece naturalmente e torna-se prazerosa.  
id USF_4f4fa3baf1e0b2f98675be2a0a737631
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1014
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Nicho de Aprendizagem Matemática: uma experiência de ensinar e aprender matemática em convivênciaApresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou desencadear a emergência de dinâmicas de cocriação de atividades que pudessem favorecer a aprendizagem matemática, à luz de alguns conceitos da teoria da Biologia do Conhecer. Por meio desta “experiência de convivência”, envolvendo a professora e os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da Serra Gaúcha, foram vivenciadas atividades relacionadas à exploração do Minecraft. O contexto no qual se desenvolveu essa experiência educativa foi denominado Nicho de Aprendizagem Matemática. Os resultados revelam pistas, possibilidades que indicam que quando os processos de ensinar e aprender estão apoiados em dinâmicas que favorecem a cocriação pedagógica, a aprendizagem acontece naturalmente e torna-se prazerosa.  Universidade São Francisco2020-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/101410.24933/horizontes.v38i1.1014Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200532317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1014/502Giron, Graziela RossettoSacramento Soares, Eliana Maria doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1014Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:12.986439Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Nicho de Aprendizagem Matemática: uma experiência de ensinar e aprender matemática em convivência
title Nicho de Aprendizagem Matemática: uma experiência de ensinar e aprender matemática em convivência
spellingShingle Nicho de Aprendizagem Matemática: uma experiência de ensinar e aprender matemática em convivência
Giron, Graziela Rossetto
title_short Nicho de Aprendizagem Matemática: uma experiência de ensinar e aprender matemática em convivência
title_full Nicho de Aprendizagem Matemática: uma experiência de ensinar e aprender matemática em convivência
title_fullStr Nicho de Aprendizagem Matemática: uma experiência de ensinar e aprender matemática em convivência
title_full_unstemmed Nicho de Aprendizagem Matemática: uma experiência de ensinar e aprender matemática em convivência
title_sort Nicho de Aprendizagem Matemática: uma experiência de ensinar e aprender matemática em convivência
author Giron, Graziela Rossetto
author_facet Giron, Graziela Rossetto
Sacramento Soares, Eliana Maria do
author_role author
author2 Sacramento Soares, Eliana Maria do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giron, Graziela Rossetto
Sacramento Soares, Eliana Maria do
description Apresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou desencadear a emergência de dinâmicas de cocriação de atividades que pudessem favorecer a aprendizagem matemática, à luz de alguns conceitos da teoria da Biologia do Conhecer. Por meio desta “experiência de convivência”, envolvendo a professora e os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da Serra Gaúcha, foram vivenciadas atividades relacionadas à exploração do Minecraft. O contexto no qual se desenvolveu essa experiência educativa foi denominado Nicho de Aprendizagem Matemática. Os resultados revelam pistas, possibilidades que indicam que quando os processos de ensinar e aprender estão apoiados em dinâmicas que favorecem a cocriação pedagógica, a aprendizagem acontece naturalmente e torna-se prazerosa.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1014
10.24933/horizontes.v38i1.1014
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1014
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.1014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1014/502
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020053
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440268574720