Problematização da proposta “Escola sem Partido” na perspectiva do letramento ideológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/378 |
Resumo: | Analisamos alguns impactos que a Escola sem Partido pode ocasionar ao trabalho pedagógico orientado pelo letramento ideológico. Analisamos documentos escritos publicados, artigos jornalísticos e entrevistas que versam sobre o propósito e atuação do movimento. A investigação toma como objeto de análise a proposta impositiva de que o professor deve ser neutro mediante discussões que envolvem política, ideologia e agremiação partidária, tendo como foco analítico o efeito dessa implicação ao letramento ideológico. A movimento investigado desautoriza a prática do letramento ideológico mediada pelo professor na escola. |
id |
USF_70a56ab7f7eabcc6478b9050bc747c66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/378 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Problematização da proposta “Escola sem Partido” na perspectiva do letramento ideológicoAnalisamos alguns impactos que a Escola sem Partido pode ocasionar ao trabalho pedagógico orientado pelo letramento ideológico. Analisamos documentos escritos publicados, artigos jornalísticos e entrevistas que versam sobre o propósito e atuação do movimento. A investigação toma como objeto de análise a proposta impositiva de que o professor deve ser neutro mediante discussões que envolvem política, ideologia e agremiação partidária, tendo como foco analítico o efeito dessa implicação ao letramento ideológico. A movimento investigado desautoriza a prática do letramento ideológico mediada pelo professor na escola.Universidade São Francisco2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/37810.24933/horizontes.v35i3.378Horizontes; v. 35 n. 3 (2017): A Clínica da Atividade e suas repercussões no contexto brasileiro; 146-1612317-109X0103-770610.24933/horizontes.v35i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/378/250Lima, Jonas PereiraSilva, Wagner RodriguesPorto Junior, Francisco Gilson Rebouçasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/378Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:02.722353Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problematização da proposta “Escola sem Partido” na perspectiva do letramento ideológico |
title |
Problematização da proposta “Escola sem Partido” na perspectiva do letramento ideológico |
spellingShingle |
Problematização da proposta “Escola sem Partido” na perspectiva do letramento ideológico Lima, Jonas Pereira |
title_short |
Problematização da proposta “Escola sem Partido” na perspectiva do letramento ideológico |
title_full |
Problematização da proposta “Escola sem Partido” na perspectiva do letramento ideológico |
title_fullStr |
Problematização da proposta “Escola sem Partido” na perspectiva do letramento ideológico |
title_full_unstemmed |
Problematização da proposta “Escola sem Partido” na perspectiva do letramento ideológico |
title_sort |
Problematização da proposta “Escola sem Partido” na perspectiva do letramento ideológico |
author |
Lima, Jonas Pereira |
author_facet |
Lima, Jonas Pereira Silva, Wagner Rodrigues Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Wagner Rodrigues Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Jonas Pereira Silva, Wagner Rodrigues Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças |
description |
Analisamos alguns impactos que a Escola sem Partido pode ocasionar ao trabalho pedagógico orientado pelo letramento ideológico. Analisamos documentos escritos publicados, artigos jornalísticos e entrevistas que versam sobre o propósito e atuação do movimento. A investigação toma como objeto de análise a proposta impositiva de que o professor deve ser neutro mediante discussões que envolvem política, ideologia e agremiação partidária, tendo como foco analítico o efeito dessa implicação ao letramento ideológico. A movimento investigado desautoriza a prática do letramento ideológico mediada pelo professor na escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/378 10.24933/horizontes.v35i3.378 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/378 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v35i3.378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/378/250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 35 n. 3 (2017): A Clínica da Atividade e suas repercussões no contexto brasileiro; 146-161 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v35i3 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439320662016 |