Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Cláudia Maria Soares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/122
Resumo: Este artigo tem como proposta realizar uma discussão sobre as possibilidades de articulação entre o ensino da História da Educação e o da Educação Patrimonial, sabendo da importância da construção de uma consciência histórica no contexto de formação de professores. São discutidos conceitos de educação, história, memória, educação patrimonial, identidade e patrimônio. Este trabalho retrata a Educação Patrimonial como um processo de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo, construindo uma proposta de ensino de história da educação baseada na pesquisa e na reflexão, desmistificando o senso comum e ajudando os professores a perceberem a escola e o fazer educacional como patrimônios culturais. Esta é uma pesquisa qualitativa e a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica pautada no referencial teórico de autores que tratam da Educação Patrimonial. História da Educação, Currículo e Formação de Professores.
id USF_9b2a685c042c1f5a142b637d51116437
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/122
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professoresEducação PatrimonialHistória da EducaçãoFormação de Professores.Este artigo tem como proposta realizar uma discussão sobre as possibilidades de articulação entre o ensino da História da Educação e o da Educação Patrimonial, sabendo da importância da construção de uma consciência histórica no contexto de formação de professores. São discutidos conceitos de educação, história, memória, educação patrimonial, identidade e patrimônio. Este trabalho retrata a Educação Patrimonial como um processo de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo, construindo uma proposta de ensino de história da educação baseada na pesquisa e na reflexão, desmistificando o senso comum e ajudando os professores a perceberem a escola e o fazer educacional como patrimônios culturais. Esta é uma pesquisa qualitativa e a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica pautada no referencial teórico de autores que tratam da Educação Patrimonial. História da Educação, Currículo e Formação de Professores.Universidade São Francisco2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/12210.24933/horizontes.v35i1.122Horizontes; v. 35 n. 1 (2017): Educação, patrimônio cultural e decolonialidade; 113-1202317-109X0103-770610.24933/horizontes.v35i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/122/213Rossi, Cláudia Maria Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:48Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/122Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.899894Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores
title Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores
spellingShingle Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores
Rossi, Cláudia Maria Soares
Educação Patrimonial
História da Educação
Formação de Professores.
title_short Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores
title_full Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores
title_fullStr Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores
title_full_unstemmed Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores
title_sort Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores
author Rossi, Cláudia Maria Soares
author_facet Rossi, Cláudia Maria Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Cláudia Maria Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Patrimonial
História da Educação
Formação de Professores.
topic Educação Patrimonial
História da Educação
Formação de Professores.
description Este artigo tem como proposta realizar uma discussão sobre as possibilidades de articulação entre o ensino da História da Educação e o da Educação Patrimonial, sabendo da importância da construção de uma consciência histórica no contexto de formação de professores. São discutidos conceitos de educação, história, memória, educação patrimonial, identidade e patrimônio. Este trabalho retrata a Educação Patrimonial como um processo de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo, construindo uma proposta de ensino de história da educação baseada na pesquisa e na reflexão, desmistificando o senso comum e ajudando os professores a perceberem a escola e o fazer educacional como patrimônios culturais. Esta é uma pesquisa qualitativa e a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica pautada no referencial teórico de autores que tratam da Educação Patrimonial. História da Educação, Currículo e Formação de Professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/122
10.24933/horizontes.v35i1.122
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/122
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v35i1.122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/122/213
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 35 n. 1 (2017): Educação, patrimônio cultural e decolonialidade; 113-120
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v35i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438922203136