O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Adriana Fernandes do
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fernandes, Karine Gabrielle, Meirelles, Marcela Arantes, Carneiro, Reginaldo Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/592
Resumo: Neste relato de experiência, discutiremos algumas possibilidades da utilização do jogo Minecraft na formação de professores dos anos iniciais, referente à matemática. Essa temática surgiu da demanda dos participantes de um projeto de pesquisa e extensão ao refletir sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e matemática. Desenvolveram-se oficinas que possibilitaram discutir jogos eletrônicos e conteúdos matemáticos que poderiam ser abordados com o Minecraft. Devido a falta de familiaridade com o jogo, ele foi utilizado somente em alguns momentos quando aprendemos sobre sua dinâmica e depois seus conceitos foram explorados de forma lúdica e concreta. Constatamos a importância da visualização em geometria e a possibilidade de desenvolver, por exemplo, estratégias para resolução de problemas.
id USF_dd6db9f085c3374046267f860e5ca5d7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/592
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemáticaNeste relato de experiência, discutiremos algumas possibilidades da utilização do jogo Minecraft na formação de professores dos anos iniciais, referente à matemática. Essa temática surgiu da demanda dos participantes de um projeto de pesquisa e extensão ao refletir sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e matemática. Desenvolveram-se oficinas que possibilitaram discutir jogos eletrônicos e conteúdos matemáticos que poderiam ser abordados com o Minecraft. Devido a falta de familiaridade com o jogo, ele foi utilizado somente em alguns momentos quando aprendemos sobre sua dinâmica e depois seus conceitos foram explorados de forma lúdica e concreta. Constatamos a importância da visualização em geometria e a possibilidade de desenvolver, por exemplo, estratégias para resolução de problemas.Universidade São Francisco2019-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/59210.24933/horizontes.v37i0.592Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190152317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/592/344Carmo, Adriana Fernandes doFernandes, Karine GabrielleMeirelles, Marcela ArantesCarneiro, Reginaldo Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/592Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:06.159707Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática
title O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática
spellingShingle O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática
Carmo, Adriana Fernandes do
title_short O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática
title_full O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática
title_fullStr O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática
title_full_unstemmed O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática
title_sort O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática
author Carmo, Adriana Fernandes do
author_facet Carmo, Adriana Fernandes do
Fernandes, Karine Gabrielle
Meirelles, Marcela Arantes
Carneiro, Reginaldo Fernando
author_role author
author2 Fernandes, Karine Gabrielle
Meirelles, Marcela Arantes
Carneiro, Reginaldo Fernando
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Adriana Fernandes do
Fernandes, Karine Gabrielle
Meirelles, Marcela Arantes
Carneiro, Reginaldo Fernando
description Neste relato de experiência, discutiremos algumas possibilidades da utilização do jogo Minecraft na formação de professores dos anos iniciais, referente à matemática. Essa temática surgiu da demanda dos participantes de um projeto de pesquisa e extensão ao refletir sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e matemática. Desenvolveram-se oficinas que possibilitaram discutir jogos eletrônicos e conteúdos matemáticos que poderiam ser abordados com o Minecraft. Devido a falta de familiaridade com o jogo, ele foi utilizado somente em alguns momentos quando aprendemos sobre sua dinâmica e depois seus conceitos foram explorados de forma lúdica e concreta. Constatamos a importância da visualização em geometria e a possibilidade de desenvolver, por exemplo, estratégias para resolução de problemas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/592
10.24933/horizontes.v37i0.592
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/592
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/592/344
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019015
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439535620096