O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/592 |
Resumo: | Neste relato de experiência, discutiremos algumas possibilidades da utilização do jogo Minecraft na formação de professores dos anos iniciais, referente à matemática. Essa temática surgiu da demanda dos participantes de um projeto de pesquisa e extensão ao refletir sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e matemática. Desenvolveram-se oficinas que possibilitaram discutir jogos eletrônicos e conteúdos matemáticos que poderiam ser abordados com o Minecraft. Devido a falta de familiaridade com o jogo, ele foi utilizado somente em alguns momentos quando aprendemos sobre sua dinâmica e depois seus conceitos foram explorados de forma lúdica e concreta. Constatamos a importância da visualização em geometria e a possibilidade de desenvolver, por exemplo, estratégias para resolução de problemas. |
id |
USF_dd6db9f085c3374046267f860e5ca5d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/592 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemáticaNeste relato de experiência, discutiremos algumas possibilidades da utilização do jogo Minecraft na formação de professores dos anos iniciais, referente à matemática. Essa temática surgiu da demanda dos participantes de um projeto de pesquisa e extensão ao refletir sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e matemática. Desenvolveram-se oficinas que possibilitaram discutir jogos eletrônicos e conteúdos matemáticos que poderiam ser abordados com o Minecraft. Devido a falta de familiaridade com o jogo, ele foi utilizado somente em alguns momentos quando aprendemos sobre sua dinâmica e depois seus conceitos foram explorados de forma lúdica e concreta. Constatamos a importância da visualização em geometria e a possibilidade de desenvolver, por exemplo, estratégias para resolução de problemas.Universidade São Francisco2019-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/59210.24933/horizontes.v37i0.592Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190152317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/592/344Carmo, Adriana Fernandes doFernandes, Karine GabrielleMeirelles, Marcela ArantesCarneiro, Reginaldo Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/592Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:06.159707Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática |
title |
O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática |
spellingShingle |
O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática Carmo, Adriana Fernandes do |
title_short |
O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática |
title_full |
O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática |
title_fullStr |
O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática |
title_full_unstemmed |
O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática |
title_sort |
O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática |
author |
Carmo, Adriana Fernandes do |
author_facet |
Carmo, Adriana Fernandes do Fernandes, Karine Gabrielle Meirelles, Marcela Arantes Carneiro, Reginaldo Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Karine Gabrielle Meirelles, Marcela Arantes Carneiro, Reginaldo Fernando |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Adriana Fernandes do Fernandes, Karine Gabrielle Meirelles, Marcela Arantes Carneiro, Reginaldo Fernando |
description |
Neste relato de experiência, discutiremos algumas possibilidades da utilização do jogo Minecraft na formação de professores dos anos iniciais, referente à matemática. Essa temática surgiu da demanda dos participantes de um projeto de pesquisa e extensão ao refletir sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e matemática. Desenvolveram-se oficinas que possibilitaram discutir jogos eletrônicos e conteúdos matemáticos que poderiam ser abordados com o Minecraft. Devido a falta de familiaridade com o jogo, ele foi utilizado somente em alguns momentos quando aprendemos sobre sua dinâmica e depois seus conceitos foram explorados de forma lúdica e concreta. Constatamos a importância da visualização em geometria e a possibilidade de desenvolver, por exemplo, estratégias para resolução de problemas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/592 10.24933/horizontes.v37i0.592 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/592 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v37i0.592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/592/344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019015 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v37i0 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439535620096 |