A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mayara Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Guedes, Lívia Couto, da Silva, Givanildo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1408
Resumo: A educação é um campo em construção, passando por diversas mudanças, as quais podem ser observadas no cenário das políticas educacionais brasileiras. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre a atuação dos Conselhos Escolares para a prática da gestão democrática. A metodologia utilizada esteve pautada em uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo a pesquisa exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturas com conselheiros escolares de três escolas públicas do município de Arapiraca, no estado de Alagoas. Os resultados apontaram que a gestão democrática é um princípio que necessita de participação, de autonomia e de descentralização na escola, a partir da presença dos diferentes segmentos, garantindo-lhes poder de reflexão, de debates e de decisão.
id USF_ddc0cce720ea1b69c1cb4eb616c7657f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1408
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democráticaA educação é um campo em construção, passando por diversas mudanças, as quais podem ser observadas no cenário das políticas educacionais brasileiras. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre a atuação dos Conselhos Escolares para a prática da gestão democrática. A metodologia utilizada esteve pautada em uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo a pesquisa exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturas com conselheiros escolares de três escolas públicas do município de Arapiraca, no estado de Alagoas. Os resultados apontaram que a gestão democrática é um princípio que necessita de participação, de autonomia e de descentralização na escola, a partir da presença dos diferentes segmentos, garantindo-lhes poder de reflexão, de debates e de decisão.Universidade São Francisco2023-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/140810.24933/horizontes.v41i1.1408Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230032317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1408/706Copyright (c) 2023 Mayara Ferreira Alves, Lívia Couto Guedes, Givanildo da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Mayara FerreiraGuedes, Lívia Coutoda Silva, Givanildo2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1408Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática
title A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática
spellingShingle A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática
Alves, Mayara Ferreira
title_short A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática
title_full A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática
title_fullStr A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática
title_full_unstemmed A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática
title_sort A atuação dos conselhos escolares para a prática da gestão democrática
author Alves, Mayara Ferreira
author_facet Alves, Mayara Ferreira
Guedes, Lívia Couto
da Silva, Givanildo
author_role author
author2 Guedes, Lívia Couto
da Silva, Givanildo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mayara Ferreira
Guedes, Lívia Couto
da Silva, Givanildo
description A educação é um campo em construção, passando por diversas mudanças, as quais podem ser observadas no cenário das políticas educacionais brasileiras. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre a atuação dos Conselhos Escolares para a prática da gestão democrática. A metodologia utilizada esteve pautada em uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo a pesquisa exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturas com conselheiros escolares de três escolas públicas do município de Arapiraca, no estado de Alagoas. Os resultados apontaram que a gestão democrática é um princípio que necessita de participação, de autonomia e de descentralização na escola, a partir da presença dos diferentes segmentos, garantindo-lhes poder de reflexão, de debates e de decisão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1408
10.24933/horizontes.v41i1.1408
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1408
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v41i1.1408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1408/706
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Mayara Ferreira Alves, Lívia Couto Guedes, Givanildo da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Mayara Ferreira Alves, Lívia Couto Guedes, Givanildo da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023003
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v41i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438465024000