Divulgação de informações voluntárias sobre o meio ambiente: uma análise dos fatores diferenciadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Fernando Quaresma
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2867
Resumo: Este estudo analisa os fatores diferenciadores do nível de divulgação de informações voluntárias sobre o meio ambiente por companhias brasileiras de capital aberto pertencentes a setores de alto impacto ambiental. A partir da teoria da divulgação foram formuladas sete variáveis: tamanho, rentabilidade, endividamento, governança corporativa, sustentabilidade, controle acionário e internacionalização, as quais visam estabelecer a relação com o nível de divulgação ambiental. Por meio da técnica de análise de conteúdo das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs) do exercício findo em 2008, examinaram-se as informações de caráter ambiental divulgadas por 69 empresas com ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), pertencentes a setores de alto impacto ambiental, classificadas de acordo com o Anexo VIII da Lei n°. 10.165/2000. Em seguida, identificaram-se os fatores diferenciadores que explicam a divulgação de informações ambientais por meio da técnica estatística de regressão múltipla. Os resul
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