Estratégias para transformação digital dos escritórios de contabilidade: a proposição de um framework

Bibliographic Details
Main Author: Oliveira, Jessica Benetti de
Publication Date: 2021
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Download full: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9976
Summary: As mudanças sempre fizeram parte da vida das pessoas e das empresas, não seria diferente no contexto contábil. As tecnologias digitais trouxeram uma nova realidade neste processo evolutivo, em que muitos autores acreditam estar acontecendo um momento de transformação digital. A transformação digital é um processo que gerencia os resultados negativos e positivos do uso de tecnologias e do seu impacto nas mudanças estruturais, resultando em respostas estratégicas. Diante deste cenário, a questão-problema deste estudo é a seguinte: quais diretrizes estratégicas os escritórios contábeis devem seguir para iniciar uma transformação digital? No intuito de endereçar a este questionamento, a pesquisa tem como objetivo a proposição de um artefato que oriente os escritórios contábeis neste processo. Esta pesquisa está associada à linha de atuação de Inovação e Sustentabilidade do Programa Profissional em Gestão e Negócios (PPGN) e foi desenvolvida através da metodologia do Design Science Research. Para proposição inicial do framework foram buscadas diretrizes na literatura e após esta pesquisa, o artefato foi validado em 3 etapas diferentes. Primeiramente com acadêmicos, depois com especialistas em transformação digital e, por último, com empresários contábeis que já iniciaram seu processo de transformação digital. Ao final de cada etapa, a versão do artefato era incrementada, chegando em um framework final composto por sete diretrizes estratégicas. Essas diretrizes são: 1) aderência à estratégia da empresa; 2) cultura do risco; 3) cultura organizacional para inovação; 4) reestruturação organizacional; 5) adoção constante de novas tecnologias digitais; 6) mudança na entrega do serviço ao cliente; e 7) comunicação com o cliente. Dentre as contribuições teóricas do presente estudo, se destacam algumas que indicam que o investimento em novas tecnologias se relaciona muito mais ao custo de operacionalização de uma nova ferramenta do que ao custo financeiro, devido a demanda de horas de implantação. Outra contribuição encontrada foi a importância da reestruturação da precificação dos serviços oferecidos pela empresa e de uma análise sobre a monetização ou não das oportunidades resultantes da adoção de tecnologias digitais. Além das contribuições teóricas, a pesquisa também apresenta contribuições gerenciais. Entre elas, destaca-se a entrega final de um artefato, que foi desenvolvido e validado junto a conhecedores do tema sob diversos aspectos, para fornecer aos empresários contábeis um norteador no momento de tomada de decisão pela transformação digital de seus escritórios. Todavia, salienta-se o fato de que, para tomada de decisão de um processo de transformação digital, o empresário contábil deve primeiro ter a clareza da estratégia do seu negócio para, então, usar esse processo transformacional e potencializar seus resultados.
id USIN_c94baaf8a465b0952acb8d159612557b
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9976
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-07-30T17:17:55Z2021-07-30T17:17:55Z2021-05-27Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-07-30T17:17:55Z No. of bitstreams: 1 Jéssica Benetti de Oliveira_.pdf: 1063126 bytes, checksum: 58895c849da89817080ba2b98261d66d (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-30T17:17:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jéssica Benetti de Oliveira_.pdf: 1063126 bytes, checksum: 58895c849da89817080ba2b98261d66d (MD5) Previous issue date: 2021-05-27As mudanças sempre fizeram parte da vida das pessoas e das empresas, não seria diferente no contexto contábil. As tecnologias digitais trouxeram uma nova realidade neste processo evolutivo, em que muitos autores acreditam estar acontecendo um momento de transformação digital. A transformação digital é um processo que gerencia os resultados negativos e positivos do uso de tecnologias e do seu impacto nas mudanças estruturais, resultando em respostas estratégicas. Diante deste cenário, a questão-problema deste estudo é a seguinte: quais diretrizes estratégicas os escritórios contábeis devem seguir para iniciar uma transformação digital? No intuito de endereçar a este questionamento, a pesquisa tem como objetivo a proposição de um artefato que oriente os escritórios contábeis neste processo. Esta pesquisa está associada à linha de atuação de Inovação e Sustentabilidade do Programa Profissional em Gestão e Negócios (PPGN) e foi desenvolvida através da metodologia do Design Science Research. Para proposição inicial do framework foram buscadas diretrizes na literatura e após esta pesquisa, o artefato foi validado em 3 etapas diferentes. Primeiramente com acadêmicos, depois com especialistas em transformação digital e, por último, com empresários contábeis que já iniciaram seu processo de transformação digital. Ao final de cada etapa, a versão do artefato era incrementada, chegando em um framework final composto por sete diretrizes estratégicas. Essas diretrizes são: 1) aderência à estratégia da empresa; 2) cultura do risco; 3) cultura organizacional para inovação; 4) reestruturação organizacional; 5) adoção constante de novas tecnologias digitais; 6) mudança na entrega do serviço ao cliente; e 7) comunicação com o cliente. Dentre as contribuições teóricas do presente estudo, se destacam algumas que indicam que o investimento em novas tecnologias se relaciona muito mais ao custo de operacionalização de uma nova ferramenta do que ao custo financeiro, devido a demanda de horas de implantação. Outra contribuição encontrada foi a importância da reestruturação da precificação dos serviços oferecidos pela empresa e de uma análise sobre a monetização ou não das oportunidades resultantes da adoção de tecnologias digitais. Além das contribuições teóricas, a pesquisa também apresenta contribuições gerenciais. Entre elas, destaca-se a entrega final de um artefato, que foi desenvolvido e validado junto a conhecedores do tema sob diversos aspectos, para fornecer aos empresários contábeis um norteador no momento de tomada de decisão pela transformação digital de seus escritórios. Todavia, salienta-se o fato de que, para tomada de decisão de um processo de transformação digital, o empresário contábil deve primeiro ter a clareza da estratégia do seu negócio para, então, usar esse processo transformacional e potencializar seus resultados.Changes have always been part of the people and companie’s life, it would not be different in the accounting context. Digital technologies have brought a new reality to this evolutionary process, in which many authors believe is taking place in a moment of digital transformation. Digital transformation is a process that manages the negative and positive results of the use of technologies and their impact on structural changes resulting in strategic responses. Considering the scenario presented, the issue of this study was to answer the question: what strategic guidelines should accounting firms follow to initiate a digital transformation? In order to address this question, the research aims to propose an artifact to guide the accouting offices in this process. This research is associated with the line of action of Innovation and Sustainability of the Professional Program in Management and Business (PPGN) and was developed through the methodology of Design Science Research. For the initial proposal of the framework, guidelines were sought in the literature and after this research, the artifact was validated in 3 different stages. Firstly, with academics, then with specialists in digital transformation and, finally, with accounting entrepreneurs who have already started their digital transformation process. At the end of each stage, the version of the artifact was incremented, arriving in a final framework composed of seven strategic guidelines. These guidelines are: 1) adherence to the company's strategy; 2) risk culture; 3) organizational culture for innovation; 4) organizational restructuring; 5) constant adoption of new digital technologies; 6) change in the service provided to the customer; and 7) communication with the customer. Among the theoretical contributions of the present study, some stand out that indicates that investment in new technologies is much more related to the cost of operating a new tool than to the financial cost, due to the demand for hours of implementation. Another contribution found was the importance of restructuring the pricing of services offered by the company and an analysis of whether or not to monetize the opportunities resulting from the adoption of digital technologies. In addition to the theoretical contributions, this research also makes managerial contributions. Among them, we highlight the final delivery of an artifact, developed and validated with experts on the subject in several aspects, so that accounting entrepreneurs can guide themselves in the moment of decision-making for the digital transformation of their offices. However, it should be noted that, in order to make a decision on a digital transformation process, the accounting entrepreneur must first have the clarity of his business strategy to then use this transformational process and enhance its results.NenhumaOliveira, Jessica Benetti dehttp://lattes.cnpq.br/1211979121801548http://lattes.cnpq.br/5485189907016634Verschoore, Jorge RenatoUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosEstratégias para transformação digital dos escritórios de contabilidade: a proposição de um frameworkACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoTransformação digitalEmpresário contábilEstratégia de transformação digitalFramework de transformação digitalDesign science researchDigital transformationAccouting entrepreneurStrategy to digital transformationDigital transformation frameworkinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9976info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALJéssica Benetti de Oliveira_.pdfJéssica Benetti de Oliveira_.pdfapplication/pdf1063126http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9976/1/J%C3%A9ssica+Benetti+de+Oliveira_.pdf58895c849da89817080ba2b98261d66dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9976/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/99762021-08-13 12:17:03.196oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-08-13T15:17:03Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias para transformação digital dos escritórios de contabilidade: a proposição de um framework
title Estratégias para transformação digital dos escritórios de contabilidade: a proposição de um framework
spellingShingle Estratégias para transformação digital dos escritórios de contabilidade: a proposição de um framework
Oliveira, Jessica Benetti de
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Transformação digital
Empresário contábil
Estratégia de transformação digital
Framework de transformação digital
Design science research
Digital transformation
Accouting entrepreneur
Strategy to digital transformation
Digital transformation framework
title_short Estratégias para transformação digital dos escritórios de contabilidade: a proposição de um framework
title_full Estratégias para transformação digital dos escritórios de contabilidade: a proposição de um framework
title_fullStr Estratégias para transformação digital dos escritórios de contabilidade: a proposição de um framework
title_full_unstemmed Estratégias para transformação digital dos escritórios de contabilidade: a proposição de um framework
title_sort Estratégias para transformação digital dos escritórios de contabilidade: a proposição de um framework
author Oliveira, Jessica Benetti de
author_facet Oliveira, Jessica Benetti de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1211979121801548
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5485189907016634
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jessica Benetti de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Verschoore, Jorge Renato
contributor_str_mv Verschoore, Jorge Renato
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Transformação digital
Empresário contábil
Estratégia de transformação digital
Framework de transformação digital
Design science research
Digital transformation
Accouting entrepreneur
Strategy to digital transformation
Digital transformation framework
dc.subject.por.fl_str_mv Transformação digital
Empresário contábil
Estratégia de transformação digital
Framework de transformação digital
dc.subject.eng.fl_str_mv Design science research
Digital transformation
Accouting entrepreneur
Strategy to digital transformation
Digital transformation framework
description As mudanças sempre fizeram parte da vida das pessoas e das empresas, não seria diferente no contexto contábil. As tecnologias digitais trouxeram uma nova realidade neste processo evolutivo, em que muitos autores acreditam estar acontecendo um momento de transformação digital. A transformação digital é um processo que gerencia os resultados negativos e positivos do uso de tecnologias e do seu impacto nas mudanças estruturais, resultando em respostas estratégicas. Diante deste cenário, a questão-problema deste estudo é a seguinte: quais diretrizes estratégicas os escritórios contábeis devem seguir para iniciar uma transformação digital? No intuito de endereçar a este questionamento, a pesquisa tem como objetivo a proposição de um artefato que oriente os escritórios contábeis neste processo. Esta pesquisa está associada à linha de atuação de Inovação e Sustentabilidade do Programa Profissional em Gestão e Negócios (PPGN) e foi desenvolvida através da metodologia do Design Science Research. Para proposição inicial do framework foram buscadas diretrizes na literatura e após esta pesquisa, o artefato foi validado em 3 etapas diferentes. Primeiramente com acadêmicos, depois com especialistas em transformação digital e, por último, com empresários contábeis que já iniciaram seu processo de transformação digital. Ao final de cada etapa, a versão do artefato era incrementada, chegando em um framework final composto por sete diretrizes estratégicas. Essas diretrizes são: 1) aderência à estratégia da empresa; 2) cultura do risco; 3) cultura organizacional para inovação; 4) reestruturação organizacional; 5) adoção constante de novas tecnologias digitais; 6) mudança na entrega do serviço ao cliente; e 7) comunicação com o cliente. Dentre as contribuições teóricas do presente estudo, se destacam algumas que indicam que o investimento em novas tecnologias se relaciona muito mais ao custo de operacionalização de uma nova ferramenta do que ao custo financeiro, devido a demanda de horas de implantação. Outra contribuição encontrada foi a importância da reestruturação da precificação dos serviços oferecidos pela empresa e de uma análise sobre a monetização ou não das oportunidades resultantes da adoção de tecnologias digitais. Além das contribuições teóricas, a pesquisa também apresenta contribuições gerenciais. Entre elas, destaca-se a entrega final de um artefato, que foi desenvolvido e validado junto a conhecedores do tema sob diversos aspectos, para fornecer aos empresários contábeis um norteador no momento de tomada de decisão pela transformação digital de seus escritórios. Todavia, salienta-se o fato de que, para tomada de decisão de um processo de transformação digital, o empresário contábil deve primeiro ter a clareza da estratégia do seu negócio para, então, usar esse processo transformacional e potencializar seus resultados.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-30T17:17:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-30T17:17:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9976
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9976/1/J%C3%A9ssica+Benetti+de+Oliveira_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9976/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 58895c849da89817080ba2b98261d66d
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797219986307022848