Los homies ilustrados: violência, mídia e póscolonialidade no cenário das maras centro americanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Fatima Sabrina da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9189
Resumo: Esta tese apresenta os resultados de uma investigação acerca do cenário que envolve as maras, agrupamentos juvenis envolvidos com a violência, cuja atuação transnacional tem lugar, sobretudo nos países do chamado Triângulo Norte Centro-Americano (TNCA), composto por El Salvador, Guatemala e Honduras, com atuação também no México e no Sul dos EUA. A Mara Salvatrucha 13 e a Barrio Dieciocho surgem nas periferias de Los Angeles, formadas por jovens emigrados, na sua maioria salvadorenhos, que se deparam com condições de vulnerabilidade, organizando-se em grupos para defender-se das demais gangues étnicas com quem disputam os subúrbios. Constituída desde os anos 1980, essa forma de sociabilidade atua praticando delitos como extorsão, roubos, sequestros e tráfico humano nas fronteiras. Além disso, vem demonstrando uma capacidade de adaptação e autorreprodução que parece proveniente das terríveis condições estruturais das regiões onde circulam, mas também de uma autorrepresentação que visa desviar-se de binarismos, apresentando algumas características do que Toro (1994) define como pós-colonialidade. À semelhança do que acontece com a chamada narcocultura, as produções audiovisuais em torno das maras têm emergido em uma relação de retro-alimentação com o imaginário acerca da violência que paira sobre as sociedades em que estão inseridas. Desse modo, esta tese constitui-se de uma investigação sobre o contexto que engloba as maras, suas relações sociais e a forma como as produções audiovisuais sobre as mesmas têm influenciado nessa dinâmica. Para tanto, foi utilizada uma abordagem transdisciplinar e transversal que tem como principal aporte uma discussão ancorada nas teorias da pós-colonialidade. Os procedimentos metodológicos consistiram em realizar a apreciação de produções audiovisuais, utilizando como suporte a análise de discurso, segundo Bardin (1977); a perspectiva de Jolli (1999) sobre a interpretação de imagens; a análise de performance, conforme Cohen (2002) e Gómez-Peña (2005); e o modelo de análise cinematográfica proposto por Zavala (2003). O corpus é composto por três tipos de materiais: artigos acadêmicos, relatórios de investigação e diagnósticos sobre o contexto social das maras, os quais aparecem diluídos na caracterização do objeto e como suporte para as demais análises; vídeos de entrevistas e reportagens sobre a atuação das maras; imagens e produções audiovisuais que envolvem ou citam essas, com especial atenção para a 4 película de ficção intitulada Sin Nombre (Cary Fukunaga, 2009), analisada em profundidade. O referencial teórico baseia-se fundamentalmente em autores vinculados ao pensamento pós-colonial e pós-moderno, quais sejam: Toro (1994), Castro-Gómez (2006), Bhabha (2013), Baudrillard (1990), Imbert (2010), entre outros. A análise empreendida resultou em uma discussão sobre a relação entre violência, imaginário e mídia em que as maras aparecem de forma ambivalente, sendo alvo de curiosidade e repúdio ao mesmo tempo, bem como na configuração de um cenário em que emergem elementos característicos da pós-modernidade e, principalmente da pós-colonialidade, que são discutidos em torno da noção de diferença. São eles: hiper-realidade, ambivalência, processo de hibridação, transculturalidade, translocalidade e globalidade referencial.
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A Mara Salvatrucha 13 e a Barrio Dieciocho surgem nas periferias de Los Angeles, formadas por jovens emigrados, na sua maioria salvadorenhos, que se deparam com condições de vulnerabilidade, organizando-se em grupos para defender-se das demais gangues étnicas com quem disputam os subúrbios. Constituída desde os anos 1980, essa forma de sociabilidade atua praticando delitos como extorsão, roubos, sequestros e tráfico humano nas fronteiras. Além disso, vem demonstrando uma capacidade de adaptação e autorreprodução que parece proveniente das terríveis condições estruturais das regiões onde circulam, mas também de uma autorrepresentação que visa desviar-se de binarismos, apresentando algumas características do que Toro (1994) define como pós-colonialidade. À semelhança do que acontece com a chamada narcocultura, as produções audiovisuais em torno das maras têm emergido em uma relação de retro-alimentação com o imaginário acerca da violência que paira sobre as sociedades em que estão inseridas. Desse modo, esta tese constitui-se de uma investigação sobre o contexto que engloba as maras, suas relações sociais e a forma como as produções audiovisuais sobre as mesmas têm influenciado nessa dinâmica. Para tanto, foi utilizada uma abordagem transdisciplinar e transversal que tem como principal aporte uma discussão ancorada nas teorias da pós-colonialidade. Os procedimentos metodológicos consistiram em realizar a apreciação de produções audiovisuais, utilizando como suporte a análise de discurso, segundo Bardin (1977); a perspectiva de Jolli (1999) sobre a interpretação de imagens; a análise de performance, conforme Cohen (2002) e Gómez-Peña (2005); e o modelo de análise cinematográfica proposto por Zavala (2003). O corpus é composto por três tipos de materiais: artigos acadêmicos, relatórios de investigação e diagnósticos sobre o contexto social das maras, os quais aparecem diluídos na caracterização do objeto e como suporte para as demais análises; vídeos de entrevistas e reportagens sobre a atuação das maras; imagens e produções audiovisuais que envolvem ou citam essas, com especial atenção para a 4 película de ficção intitulada Sin Nombre (Cary Fukunaga, 2009), analisada em profundidade. O referencial teórico baseia-se fundamentalmente em autores vinculados ao pensamento pós-colonial e pós-moderno, quais sejam: Toro (1994), Castro-Gómez (2006), Bhabha (2013), Baudrillard (1990), Imbert (2010), entre outros. A análise empreendida resultou em uma discussão sobre a relação entre violência, imaginário e mídia em que as maras aparecem de forma ambivalente, sendo alvo de curiosidade e repúdio ao mesmo tempo, bem como na configuração de um cenário em que emergem elementos característicos da pós-modernidade e, principalmente da pós-colonialidade, que são discutidos em torno da noção de diferença. São eles: hiper-realidade, ambivalência, processo de hibridação, transculturalidade, translocalidade e globalidade referencial.This thesis presents the results of an investigation about the scenario involving the maras, youth groups implicated with violence, whose transnational action takes place, mainly, in the countries of the so-called Central American Northern Triangle (CANT), consisting of El Salvador, Guatemala and Honduras, as well as Mexico and the South of the USA. Mara Salvatrucha 13 and Barrio Dieciocho appear on the outskirts of Los Anegeles, constituted of mostly Salvadoran young emigrants, who face conditions of vulnerability, forming groups to defend themselves against the other ethnic gangs with whom they dispute the suburbs. Established since the 1980s, this form of sociability acts by committing crimes such as extortion, robbery, kidnapping and human trafficking at borders. Moreover, it has been demonstrating a capacity for adaptation and self-reproduction that seems to come from the terrible structural conditions of the regions where they circulate, but also from a selfrepresentation that aims to deviate from binarisms presenting some characteristics that Toro (1994) defines as post-coloniality. The methodological procedures consisted of making appreciations of audiovisual productions using as input for discourse analysis according to Bardin (1977), the perspective of Jolli (1999), on the interpretation of images, the performance analysis, according to Cohen (2002) and Gómez- Peña (2005) and the model of cinematographic analysis proposed by Zavala (2003). The corpus is composed of three types of materials: academic articles, research reports and diagnoses about the social context of the maras, which appear diluted in the characterization of the object and as support for the other analyzes; interview videos and reports on the performance of maras, images and audiovisual productions that involve or cite these, with special attention to the fiction film entitled Sin Nombre (Cary Fukunaga, 2009). The theoretical framework is based mainly on authors linked to postcolonial and postmodern thought, namely: Toro (1994), CastroGómez (2006), Bhabha (2013) Baudrillard (1990), Imbert (2010), among others. The analysis undertaken resulted in a discussion of the relationship between violence, the imaginary and the media in which the maras ambivalently appear while being the target of curiosity and repudiation, as well as the setting of a scenario in which characteristic elements of postmodernity emerge and mainly of postcoloniality that is discussed around the notion of difference. They are: hyperreality and ambivalence, process of hybridity, transculturality, translocality and referential globality.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorRosa, Fatima Sabrina dahttp://lattes.cnpq.br/5925129133799577http://lattes.cnpq.br/2303230429484169Castro, Carlos Alfredo GadeaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUnisinosBrasilEscola de HumanidadesLos homies ilustrados: violência, mídia e póscolonialidade no cenário das maras centro americanasACCNPQ::Ciências Humanas::SociologiaMaras (gangues)ViolênciaPós-colonialidadeImaginárioMídiaMaras (gangs)ViolencePostcolonialityImaginaryMediainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9189info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALFatima Sabrina da Rosa_.pdfFatima Sabrina da Rosa_.pdfapplication/pdf4215994http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9189/1/Fatima+Sabrina+da+Rosa_.pdfc5e3ccd1bc1905eaba125d86eac42c01MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9189/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/91892020-07-09 14:40:11.799oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2020-07-09T17:40:11Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
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