Estratégias jornalísticas da Igreja Universal do Reino de Deus nas eleições 2006/2008: o caso da Folha Universal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Behs, Micael Vier
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2642
Resumo: Esta dissertação examina as estratégias discursivas midiáticas empreendidas pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), via dispositivo jornal, a fim de prover a sua inserção no campo da política. O objeto de estudo é o semanário Folha Universal, do qual é examinado um corpus de materiais jornalísticos veiculados no período das eleições de 2006 e de 2008. Estes dois momentos tornam-se emblemáticos para a análise da manifestação das estratégias midiáticas desenvolvidas pela IURD na medida em que o bispo/senador Marcelo Crivella é “construído” como protagonista na disputa ao governo do Estado e à prefeitura do Rio de Janeiro, respectivamente. Enquanto igreja de natureza midiática, a Folha Universal constitui um dispositivo através do qual a IURD engendra, discursivamente, mecanismos de regulação e sensibilização partidária desta denominação junto aos fiéis e à sociedade de modo geral. A análise centra-se nos conceitos de contrato de leitura, dispositivo e midiatização, demonstrando que a constituição de uma
id USIN_de996d7cff829d197ba82e4827d275b2
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2642
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:25:04Z2015-03-05T18:25:04Z2009-03-04Made available in DSpace on 2015-03-05T18:25:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 4Esta dissertação examina as estratégias discursivas midiáticas empreendidas pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), via dispositivo jornal, a fim de prover a sua inserção no campo da política. O objeto de estudo é o semanário Folha Universal, do qual é examinado um corpus de materiais jornalísticos veiculados no período das eleições de 2006 e de 2008. Estes dois momentos tornam-se emblemáticos para a análise da manifestação das estratégias midiáticas desenvolvidas pela IURD na medida em que o bispo/senador Marcelo Crivella é “construído” como protagonista na disputa ao governo do Estado e à prefeitura do Rio de Janeiro, respectivamente. Enquanto igreja de natureza midiática, a Folha Universal constitui um dispositivo através do qual a IURD engendra, discursivamente, mecanismos de regulação e sensibilização partidária desta denominação junto aos fiéis e à sociedade de modo geral. A análise centra-se nos conceitos de contrato de leitura, dispositivo e midiatização, demonstrando que a constituição de umaThis dissertation discusses the mediatic discursive strategies implemented by the Universal Church of the Kingdom of God (Igreja Universal do Reino de Deus – IURD) through the newspaper in order to promote its insertion into the field of politics. The object of study is the weekly newspaper Folha Universal, from which the dissertation takes and examines a corpus of journalistic reports published during the period of the elections of 2006 and 2008 in Brazil. These two moments are emblematic for the analysis of the expression of the mediatic strategies developed by the IURD as bishop Marcelo Crivella was “constructed” as a protagonist in the campaigns in which he ran for state governor (2006) and city mayor (2008) in Rio de Janeiro. As a mediatic church the Folha Universal is a device through which the IURD discursively engenders mechanisms of political-electoral regulation and sensitization of that denomination among the faithful and society at large. The analysis focuses on the concepts of “reading contract”,Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBehs, Micael Vierhttp://lattes.cnpq.br/1042871202530106http://lattes.cnpq.br/6946599956105105Neto, Antonio FaustoUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaEstratégias jornalísticas da Igreja Universal do Reino de Deus nas eleições 2006/2008: o caso da Folha UniversalCiências Sociais Aplicadascomunicação de massaIgreja Universal do Reino de Deusreligiãomídiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2642info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMicaelBehsComunicacao.pdfMicaelBehsComunicacao.pdfapplication/pdf2677527http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2642/1/MicaelBehsComunicacao.pdfa04b947ffd5b4c6492f68782be69fc35MD51UNISINOS/26422015-03-18 14:50:06.291oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2642Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-18T17:50:06Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias jornalísticas da Igreja Universal do Reino de Deus nas eleições 2006/2008: o caso da Folha Universal
title Estratégias jornalísticas da Igreja Universal do Reino de Deus nas eleições 2006/2008: o caso da Folha Universal
spellingShingle Estratégias jornalísticas da Igreja Universal do Reino de Deus nas eleições 2006/2008: o caso da Folha Universal
Behs, Micael Vier
Ciências Sociais Aplicadas
comunicação de massa
Igreja Universal do Reino de Deus
religião
mídia
title_short Estratégias jornalísticas da Igreja Universal do Reino de Deus nas eleições 2006/2008: o caso da Folha Universal
title_full Estratégias jornalísticas da Igreja Universal do Reino de Deus nas eleições 2006/2008: o caso da Folha Universal
title_fullStr Estratégias jornalísticas da Igreja Universal do Reino de Deus nas eleições 2006/2008: o caso da Folha Universal
title_full_unstemmed Estratégias jornalísticas da Igreja Universal do Reino de Deus nas eleições 2006/2008: o caso da Folha Universal
title_sort Estratégias jornalísticas da Igreja Universal do Reino de Deus nas eleições 2006/2008: o caso da Folha Universal
author Behs, Micael Vier
author_facet Behs, Micael Vier
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1042871202530106
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6946599956105105
dc.contributor.author.fl_str_mv Behs, Micael Vier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Neto, Antonio Fausto
contributor_str_mv Neto, Antonio Fausto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
comunicação de massa
Igreja Universal do Reino de Deus
religião
mídia
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação de massa
Igreja Universal do Reino de Deus
religião
mídia
description Esta dissertação examina as estratégias discursivas midiáticas empreendidas pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), via dispositivo jornal, a fim de prover a sua inserção no campo da política. O objeto de estudo é o semanário Folha Universal, do qual é examinado um corpus de materiais jornalísticos veiculados no período das eleições de 2006 e de 2008. Estes dois momentos tornam-se emblemáticos para a análise da manifestação das estratégias midiáticas desenvolvidas pela IURD na medida em que o bispo/senador Marcelo Crivella é “construído” como protagonista na disputa ao governo do Estado e à prefeitura do Rio de Janeiro, respectivamente. Enquanto igreja de natureza midiática, a Folha Universal constitui um dispositivo através do qual a IURD engendra, discursivamente, mecanismos de regulação e sensibilização partidária desta denominação junto aos fiéis e à sociedade de modo geral. A análise centra-se nos conceitos de contrato de leitura, dispositivo e midiatização, demonstrando que a constituição de uma
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:25:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:25:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2642
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2642/1/MicaelBehsComunicacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a04b947ffd5b4c6492f68782be69fc35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797219928332304384