Milícias, malícias e delícias da função gerencial: o setor hoteleiro em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Kely César
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Esther, Angelo Brigato, Pires, Ana Carolina, Melo, Marlene Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63759
Resumo: O objetivo deste artigo foi refletir sobre a função gerencial na hotelaria e, para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com o uso da entrevista como principal instrumento de coleta de dados, em cuja análise utilizou-se a "análise de conteúdo': No referencial teórico, as peculiaridades dessa função foram discutidas em termos de "milícias" (atuação cotidiana, contradições, fragmentações, desafios), "malícias" (relações com outros atores sociais relevantes, como subordinados, chefias e clientes) e "delícias" (expectativas positivas, questões relacionadas a poder, status, realização), denotando suas particularidades no contexto organizacional. Após apresentar e analisar o conteúdo das 21 entrevistas realizadas, foram percebidas homogeneidades acerca dos relacionamentos dos gerentes com subordinados, superiores e clientes, e dificuldades com relação à compreensão de seu papel e à capacitação profissional no setor. Ao final, apontaram-se aspectos pertinentes à academia e à função investigada, além de possibilidades de pesquisas.
id USP - 65_1b2750d3eabc620c451800e7d5fafca9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/63759
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Milícias, malícias e delícias da função gerencial: o setor hoteleiro em foco"Military services", malices, and delights of management role: the hospitality sector in focusmanagement rolemanagerhotel.função gerencialgerentehotel.O objetivo deste artigo foi refletir sobre a função gerencial na hotelaria e, para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com o uso da entrevista como principal instrumento de coleta de dados, em cuja análise utilizou-se a "análise de conteúdo': No referencial teórico, as peculiaridades dessa função foram discutidas em termos de "milícias" (atuação cotidiana, contradições, fragmentações, desafios), "malícias" (relações com outros atores sociais relevantes, como subordinados, chefias e clientes) e "delícias" (expectativas positivas, questões relacionadas a poder, status, realização), denotando suas particularidades no contexto organizacional. Após apresentar e analisar o conteúdo das 21 entrevistas realizadas, foram percebidas homogeneidades acerca dos relacionamentos dos gerentes com subordinados, superiores e clientes, e dificuldades com relação à compreensão de seu papel e à capacitação profissional no setor. Ao final, apontaram-se aspectos pertinentes à academia e à função investigada, além de possibilidades de pesquisas.The objective of this article was to reflect on the management role in hospitality sector and, for in such a way, carried through a research of qualitative nature, with use of the interview as main instrument of collection of data, in whose analysis it was used "content analysis". In the theoretical referencial, the peculiarities of this function had been argued in terms of "military services" (daily performance, contradictions, spallings, challenges), "malices" (relations with other social actors, as subordinates, superiors and customers) and "delights" (positive expectations, questions about power, status, accomplishment), denoting its particularities in the organizational context. After to present and to analyze the content of the 21 interviews, they had been perceived homogeneities concerning the relationships of managers with subordinates, superiors and customers, and difficulties about the understanding of their paper and the professional qualification in the sector. To the end, pertinent aspects to the academy and the investigated function had been pointed, beyond possibilities of research.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6375910.11606/issn.1984-4867.v17i3p116-141Revista Turismo em Análise; Vol. 17 No. 3 (2006); 116-141Revista Turismo em Análise; Vol. 17 Núm. 3 (2006); 116-141Revista Turismo em Análise; v. 17 n. 3 (2006); 116-1411984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63759/66524Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Kely CésarEsther, Angelo BrigatoPires, Ana CarolinaMelo, Marlene Catarina2014-04-04T12:21:19Zoai:revistas.usp.br:article/63759Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2014-04-04T12:21:19Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Milícias, malícias e delícias da função gerencial: o setor hoteleiro em foco
"Military services", malices, and delights of management role: the hospitality sector in focus
title Milícias, malícias e delícias da função gerencial: o setor hoteleiro em foco
spellingShingle Milícias, malícias e delícias da função gerencial: o setor hoteleiro em foco
Paiva, Kely César
management role
manager
hotel.
função gerencial
gerente
hotel.
title_short Milícias, malícias e delícias da função gerencial: o setor hoteleiro em foco
title_full Milícias, malícias e delícias da função gerencial: o setor hoteleiro em foco
title_fullStr Milícias, malícias e delícias da função gerencial: o setor hoteleiro em foco
title_full_unstemmed Milícias, malícias e delícias da função gerencial: o setor hoteleiro em foco
title_sort Milícias, malícias e delícias da função gerencial: o setor hoteleiro em foco
author Paiva, Kely César
author_facet Paiva, Kely César
Esther, Angelo Brigato
Pires, Ana Carolina
Melo, Marlene Catarina
author_role author
author2 Esther, Angelo Brigato
Pires, Ana Carolina
Melo, Marlene Catarina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Kely César
Esther, Angelo Brigato
Pires, Ana Carolina
Melo, Marlene Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv management role
manager
hotel.
função gerencial
gerente
hotel.
topic management role
manager
hotel.
função gerencial
gerente
hotel.
description O objetivo deste artigo foi refletir sobre a função gerencial na hotelaria e, para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com o uso da entrevista como principal instrumento de coleta de dados, em cuja análise utilizou-se a "análise de conteúdo': No referencial teórico, as peculiaridades dessa função foram discutidas em termos de "milícias" (atuação cotidiana, contradições, fragmentações, desafios), "malícias" (relações com outros atores sociais relevantes, como subordinados, chefias e clientes) e "delícias" (expectativas positivas, questões relacionadas a poder, status, realização), denotando suas particularidades no contexto organizacional. Após apresentar e analisar o conteúdo das 21 entrevistas realizadas, foram percebidas homogeneidades acerca dos relacionamentos dos gerentes com subordinados, superiores e clientes, e dificuldades com relação à compreensão de seu papel e à capacitação profissional no setor. Ao final, apontaram-se aspectos pertinentes à academia e à função investigada, além de possibilidades de pesquisas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63759
10.11606/issn.1984-4867.v17i3p116-141
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63759
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v17i3p116-141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63759/66524
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 17 No. 3 (2006); 116-141
Revista Turismo em Análise; Vol. 17 Núm. 3 (2006); 116-141
Revista Turismo em Análise; v. 17 n. 3 (2006); 116-141
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054167082074112