Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Christiane de Melo Rêgo
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Oliveira, Lúcia Maria Barbosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62611
Resumo: O principal objetivo do estudo foi o de investigar a satisfação de funcionários com as políticas e práticas de RH utilizadas pelas agências de viagens de Recife. A pesquisa realizada caracteriza-se como exploratório-descritiva. Foram pesquisadas oito agências, de uma amostra intencional não probabilística, perfazendo um total de 91 funcionários de linha de frente (emissores). Os dados foram coletados por meio de questionário e na análise foram utilizadas estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados do estudo demonstraram que 85,7% dos funcionários da amostra estão satisfeitos com o seu trabalho na agência de viagem e que os itens remuneração e treinamento explicam 48,8% da escala de satisfação com práticas e políticas de recursos humanos. A recompensa aparece assim como um meio poderoso de satisfação de funcionários.
id USP - 65_3848334615329ecbdad3dab0ace8ab9c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/62611
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, BrazilAnálise da satisfação dos funcionários com as políticas e práticas de recursos humanos utilizadas pelas agências de viagem e turismo da cidade do Recife-PE, Brasilsatisfaçãopolíticas e práticas de RHagências de viagens.satisfactionhuman resource practices and policiestravel agencies.O principal objetivo do estudo foi o de investigar a satisfação de funcionários com as políticas e práticas de RH utilizadas pelas agências de viagens de Recife. A pesquisa realizada caracteriza-se como exploratório-descritiva. Foram pesquisadas oito agências, de uma amostra intencional não probabilística, perfazendo um total de 91 funcionários de linha de frente (emissores). Os dados foram coletados por meio de questionário e na análise foram utilizadas estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados do estudo demonstraram que 85,7% dos funcionários da amostra estão satisfeitos com o seu trabalho na agência de viagem e que os itens remuneração e treinamento explicam 48,8% da escala de satisfação com práticas e políticas de recursos humanos. A recompensa aparece assim como um meio poderoso de satisfação de funcionários.The main purpose of this study was to investigate employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife, Brazil. It is a descriptive-exploratory study. Eight agencies were researched as a non-probabilistic intentional sample with 91 face-to-face contact employees (travel agents). The data were collected by means of questionnaires and descriptive statistical and factorial analyses were applied. The study results demonstrate that 85.7% of the employees researched are satisfied with their work at the travel agency and that remuneration and training items explain48.8% of the satisfaction scale of human resource policies and practices. ln this study, therefore, recompense appears as a powerful means for employeesatisfaction.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2007-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6261110.11606/issn.1984-4867.v18i1p109-124Revista Turismo em Análise; Vol. 18 No. 1 (2007); 109-124Revista Turismo em Análise; Vol. 18 Núm. 1 (2007); 109-124Revista Turismo em Análise; v. 18 n. 1 (2007); 109-1241984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62611/65399Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouto, Christiane de Melo RêgoOliveira, Lúcia Maria Barbosa de2015-11-13T15:56:53Zoai:revistas.usp.br:article/62611Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:56:53Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil
Análise da satisfação dos funcionários com as políticas e práticas de recursos humanos utilizadas pelas agências de viagem e turismo da cidade do Recife-PE, Brasil
title Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil
spellingShingle Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil
Souto, Christiane de Melo Rêgo
satisfação
políticas e práticas de RH
agências de viagens.
satisfaction
human resource practices and policies
travel agencies.
title_short Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil
title_full Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil
title_fullStr Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil
title_full_unstemmed Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil
title_sort Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil
author Souto, Christiane de Melo Rêgo
author_facet Souto, Christiane de Melo Rêgo
Oliveira, Lúcia Maria Barbosa de
author_role author
author2 Oliveira, Lúcia Maria Barbosa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto, Christiane de Melo Rêgo
Oliveira, Lúcia Maria Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv satisfação
políticas e práticas de RH
agências de viagens.
satisfaction
human resource practices and policies
travel agencies.
topic satisfação
políticas e práticas de RH
agências de viagens.
satisfaction
human resource practices and policies
travel agencies.
description O principal objetivo do estudo foi o de investigar a satisfação de funcionários com as políticas e práticas de RH utilizadas pelas agências de viagens de Recife. A pesquisa realizada caracteriza-se como exploratório-descritiva. Foram pesquisadas oito agências, de uma amostra intencional não probabilística, perfazendo um total de 91 funcionários de linha de frente (emissores). Os dados foram coletados por meio de questionário e na análise foram utilizadas estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados do estudo demonstraram que 85,7% dos funcionários da amostra estão satisfeitos com o seu trabalho na agência de viagem e que os itens remuneração e treinamento explicam 48,8% da escala de satisfação com práticas e políticas de recursos humanos. A recompensa aparece assim como um meio poderoso de satisfação de funcionários.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62611
10.11606/issn.1984-4867.v18i1p109-124
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62611
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v18i1p109-124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62611/65399
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 18 No. 1 (2007); 109-124
Revista Turismo em Análise; Vol. 18 Núm. 1 (2007); 109-124
Revista Turismo em Análise; v. 18 n. 1 (2007); 109-124
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054166052372480