Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62611 |
Resumo: | O principal objetivo do estudo foi o de investigar a satisfação de funcionários com as políticas e práticas de RH utilizadas pelas agências de viagens de Recife. A pesquisa realizada caracteriza-se como exploratório-descritiva. Foram pesquisadas oito agências, de uma amostra intencional não probabilística, perfazendo um total de 91 funcionários de linha de frente (emissores). Os dados foram coletados por meio de questionário e na análise foram utilizadas estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados do estudo demonstraram que 85,7% dos funcionários da amostra estão satisfeitos com o seu trabalho na agência de viagem e que os itens remuneração e treinamento explicam 48,8% da escala de satisfação com práticas e políticas de recursos humanos. A recompensa aparece assim como um meio poderoso de satisfação de funcionários. |
id |
USP - 65_3848334615329ecbdad3dab0ace8ab9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/62611 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, BrazilAnálise da satisfação dos funcionários com as políticas e práticas de recursos humanos utilizadas pelas agências de viagem e turismo da cidade do Recife-PE, Brasilsatisfaçãopolíticas e práticas de RHagências de viagens.satisfactionhuman resource practices and policiestravel agencies.O principal objetivo do estudo foi o de investigar a satisfação de funcionários com as políticas e práticas de RH utilizadas pelas agências de viagens de Recife. A pesquisa realizada caracteriza-se como exploratório-descritiva. Foram pesquisadas oito agências, de uma amostra intencional não probabilística, perfazendo um total de 91 funcionários de linha de frente (emissores). Os dados foram coletados por meio de questionário e na análise foram utilizadas estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados do estudo demonstraram que 85,7% dos funcionários da amostra estão satisfeitos com o seu trabalho na agência de viagem e que os itens remuneração e treinamento explicam 48,8% da escala de satisfação com práticas e políticas de recursos humanos. A recompensa aparece assim como um meio poderoso de satisfação de funcionários.The main purpose of this study was to investigate employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife, Brazil. It is a descriptive-exploratory study. Eight agencies were researched as a non-probabilistic intentional sample with 91 face-to-face contact employees (travel agents). The data were collected by means of questionnaires and descriptive statistical and factorial analyses were applied. The study results demonstrate that 85.7% of the employees researched are satisfied with their work at the travel agency and that remuneration and training items explain48.8% of the satisfaction scale of human resource policies and practices. ln this study, therefore, recompense appears as a powerful means for employeesatisfaction.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2007-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6261110.11606/issn.1984-4867.v18i1p109-124Revista Turismo em Análise; Vol. 18 No. 1 (2007); 109-124Revista Turismo em Análise; Vol. 18 Núm. 1 (2007); 109-124Revista Turismo em Análise; v. 18 n. 1 (2007); 109-1241984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62611/65399Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouto, Christiane de Melo RêgoOliveira, Lúcia Maria Barbosa de2015-11-13T15:56:53Zoai:revistas.usp.br:article/62611Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:56:53Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil Análise da satisfação dos funcionários com as políticas e práticas de recursos humanos utilizadas pelas agências de viagem e turismo da cidade do Recife-PE, Brasil |
title |
Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil |
spellingShingle |
Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil Souto, Christiane de Melo Rêgo satisfação políticas e práticas de RH agências de viagens. satisfaction human resource practices and policies travel agencies. |
title_short |
Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil |
title_full |
Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil |
title_fullStr |
Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil |
title_full_unstemmed |
Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil |
title_sort |
Analysis of employee satisfaction with human resource practices and policies used by travel agencies in Recife-PE, Brazil |
author |
Souto, Christiane de Melo Rêgo |
author_facet |
Souto, Christiane de Melo Rêgo Oliveira, Lúcia Maria Barbosa de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Lúcia Maria Barbosa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souto, Christiane de Melo Rêgo Oliveira, Lúcia Maria Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
satisfação políticas e práticas de RH agências de viagens. satisfaction human resource practices and policies travel agencies. |
topic |
satisfação políticas e práticas de RH agências de viagens. satisfaction human resource practices and policies travel agencies. |
description |
O principal objetivo do estudo foi o de investigar a satisfação de funcionários com as políticas e práticas de RH utilizadas pelas agências de viagens de Recife. A pesquisa realizada caracteriza-se como exploratório-descritiva. Foram pesquisadas oito agências, de uma amostra intencional não probabilística, perfazendo um total de 91 funcionários de linha de frente (emissores). Os dados foram coletados por meio de questionário e na análise foram utilizadas estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados do estudo demonstraram que 85,7% dos funcionários da amostra estão satisfeitos com o seu trabalho na agência de viagem e que os itens remuneração e treinamento explicam 48,8% da escala de satisfação com práticas e políticas de recursos humanos. A recompensa aparece assim como um meio poderoso de satisfação de funcionários. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62611 10.11606/issn.1984-4867.v18i1p109-124 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62611 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v18i1p109-124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62611/65399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 18 No. 1 (2007); 109-124 Revista Turismo em Análise; Vol. 18 Núm. 1 (2007); 109-124 Revista Turismo em Análise; v. 18 n. 1 (2007); 109-124 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054166052372480 |