A Pedagogia da Alternância presente nos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas do Tocantins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vizolli, Idemar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Aires, Helena Quirino Porto, Barreto, Mylena Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157324
Resumo: Este artigo resulta de um estudo mais amplo e tem como objetivo analisar as perspectivas de Pedagogia da Alternância que orientam os Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) de Porto Nacional e “Zé de Deus”, de Colinas do Tocantins, e verificar que instrumentos pedagógicos são indicados para o acompanhamento das atividades didático-pedagógicas no processo de efetivação da alternância. A Pedagogia da Alternância acontece em tempos/espaços alternados (escola-comunidade), com instrumentos didático-pedagógicos elaborados a partir da realidade da escola e de seus estudantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com a abordagem qualitativa. Assim, foram realizados estudos bibliográficos que possibilitaram o aprofundamento do conhecimento acerca da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância, bem como a análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das EFAs supramencionadas. Os resultados indicam que as perspectivas de Pedagogia da Alternância que orientam os PPPs das respectivas EFAs apresentam características de práticas da Pedagogia da Alternância real ou integrativa, descrita por Silva; que elas utilizam como instrumentos didático-pedagógicos o plano de estudo, a folha de observação, o caderno da realidade, o serão de estudo, visitas e viagens de estudo e o caderno de acompanhamento. Tais instrumentos apresentam, em sua estrutura, elementos que dão suporte à formação integral dos jovens no movimento da alternância. A Pedagogia da Alternância é um processo em permanente construção e reconstrução que se constitui numa importante alternativa de atendimento à escolarização dos povos que vivem no e do campo.
id USP-11_089ff5680b4902e935565bddcb66a13a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/157324
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling A Pedagogia da Alternância presente nos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas do TocantinsThe Pedagogy of Alternation present in the Political- -Pedagogical Projects of the Agricultural Family Schools of TocantinsRural educationAgricultural Family SchoolPedagogy of AlternationDidacticpedagogical instrumentsEducação do campoEscola Família AgrícolaPedagogia da AlternânciaInstrumentos didático-pedagógicosEste artigo resulta de um estudo mais amplo e tem como objetivo analisar as perspectivas de Pedagogia da Alternância que orientam os Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) de Porto Nacional e “Zé de Deus”, de Colinas do Tocantins, e verificar que instrumentos pedagógicos são indicados para o acompanhamento das atividades didático-pedagógicas no processo de efetivação da alternância. A Pedagogia da Alternância acontece em tempos/espaços alternados (escola-comunidade), com instrumentos didático-pedagógicos elaborados a partir da realidade da escola e de seus estudantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com a abordagem qualitativa. Assim, foram realizados estudos bibliográficos que possibilitaram o aprofundamento do conhecimento acerca da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância, bem como a análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das EFAs supramencionadas. Os resultados indicam que as perspectivas de Pedagogia da Alternância que orientam os PPPs das respectivas EFAs apresentam características de práticas da Pedagogia da Alternância real ou integrativa, descrita por Silva; que elas utilizam como instrumentos didático-pedagógicos o plano de estudo, a folha de observação, o caderno da realidade, o serão de estudo, visitas e viagens de estudo e o caderno de acompanhamento. Tais instrumentos apresentam, em sua estrutura, elementos que dão suporte à formação integral dos jovens no movimento da alternância. A Pedagogia da Alternância é um processo em permanente construção e reconstrução que se constitui numa importante alternativa de atendimento à escolarização dos povos que vivem no e do campo.This article results from a broader study and aims to analyze the perspectives of Alternation Pedagogy that guide the Political-Pedagogical Projects of the Agricultural Family Schools (EFAs) of Porto Nacional and “Zé de Deus”, from Colinas do Tocantins, and verify which pedagogical instruments are indicated to monitor didactic-pedagogical activities in the process of making alternation effective. The Alternation Pedagogy happens in rotation times / spaces (school-community), with didactic-pedagogical instruments developed from and based on the reality of the school and its students. The methodology used was the bibliographical search plus a qualitative approach. Thus, bibliographical studies were carried out to get a deeper knowledge about Rural Education and Alternation Pedagogy, as well as the analysis of the Political-Pedagogical Projects (PPPs) of the EFAs mentioned above. The results indicate that the perspectives of Alternation Pedagogy that guide the PPPs of the respective EFAs have characteristics of practices of Real or Integrative Alternation Pedagogy described by Silva; that they use the didactic-pedagogical instruments as the study plan, the observation sheet, the notebook of reality, the study period, visits and study trips and the monitoring notebook. These instruments have, in their structure, elements that support the integral formation of young people in the movement of alternation. The Pedagogy of Alternation is a process in permanent construction and reconstruction which is an important alternative in providing schooling for the people who live in and depend on rural areas.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/15732410.1590/s1678-4634201844166920Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e166920Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e166920Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1669201678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157324/152684Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessVizolli, IdemarAires, Helena Quirino PortoBarreto, Mylena Gonçalves2019-04-24T11:49:39Zoai:revistas.usp.br:article/157324Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2019-04-24T11:49:39Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pedagogia da Alternância presente nos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas do Tocantins
The Pedagogy of Alternation present in the Political- -Pedagogical Projects of the Agricultural Family Schools of Tocantins
title A Pedagogia da Alternância presente nos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas do Tocantins
spellingShingle A Pedagogia da Alternância presente nos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas do Tocantins
Vizolli, Idemar
Rural education
Agricultural Family School
Pedagogy of Alternation
Didacticpedagogical instruments
Educação do campo
Escola Família Agrícola
Pedagogia da Alternância
Instrumentos didático-pedagógicos
title_short A Pedagogia da Alternância presente nos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas do Tocantins
title_full A Pedagogia da Alternância presente nos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas do Tocantins
title_fullStr A Pedagogia da Alternância presente nos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas do Tocantins
title_full_unstemmed A Pedagogia da Alternância presente nos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas do Tocantins
title_sort A Pedagogia da Alternância presente nos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas do Tocantins
author Vizolli, Idemar
author_facet Vizolli, Idemar
Aires, Helena Quirino Porto
Barreto, Mylena Gonçalves
author_role author
author2 Aires, Helena Quirino Porto
Barreto, Mylena Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vizolli, Idemar
Aires, Helena Quirino Porto
Barreto, Mylena Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Rural education
Agricultural Family School
Pedagogy of Alternation
Didacticpedagogical instruments
Educação do campo
Escola Família Agrícola
Pedagogia da Alternância
Instrumentos didático-pedagógicos
topic Rural education
Agricultural Family School
Pedagogy of Alternation
Didacticpedagogical instruments
Educação do campo
Escola Família Agrícola
Pedagogia da Alternância
Instrumentos didático-pedagógicos
description Este artigo resulta de um estudo mais amplo e tem como objetivo analisar as perspectivas de Pedagogia da Alternância que orientam os Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) de Porto Nacional e “Zé de Deus”, de Colinas do Tocantins, e verificar que instrumentos pedagógicos são indicados para o acompanhamento das atividades didático-pedagógicas no processo de efetivação da alternância. A Pedagogia da Alternância acontece em tempos/espaços alternados (escola-comunidade), com instrumentos didático-pedagógicos elaborados a partir da realidade da escola e de seus estudantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com a abordagem qualitativa. Assim, foram realizados estudos bibliográficos que possibilitaram o aprofundamento do conhecimento acerca da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância, bem como a análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das EFAs supramencionadas. Os resultados indicam que as perspectivas de Pedagogia da Alternância que orientam os PPPs das respectivas EFAs apresentam características de práticas da Pedagogia da Alternância real ou integrativa, descrita por Silva; que elas utilizam como instrumentos didático-pedagógicos o plano de estudo, a folha de observação, o caderno da realidade, o serão de estudo, visitas e viagens de estudo e o caderno de acompanhamento. Tais instrumentos apresentam, em sua estrutura, elementos que dão suporte à formação integral dos jovens no movimento da alternância. A Pedagogia da Alternância é um processo em permanente construção e reconstrução que se constitui numa importante alternativa de atendimento à escolarização dos povos que vivem no e do campo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157324
10.1590/s1678-4634201844166920
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157324
identifier_str_mv 10.1590/s1678-4634201844166920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157324/152684
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e166920
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e166920
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e166920
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713812710817792