Análise do processo de exame de grau na pós-graduação stricto sensu
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28178 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo contribuir para o aprofundamento das discussões acerca da qualidade da pós-graduação stricto sensu no âmbito nacional, a partir de um de seus elementos constituintes: o exame de grau. O exame de grau é discutido de forma teórica, por meio da análise sistematizada de pesquisas nacionais e internacionais relacionadas com o tema. Primeiramente, são discutidos os propósitos de mestrados e doutorados, analisados os objetivos dos exames de grau, investigados os procedimentos e os critérios adotados na avaliação dos exames de grau, apontando seus pontos de vulnerabilidade. A seguir, sistematizam-se e analisam-se as variáveis relacionadas à subjetividade dos elementos decisórios de cada examinador e as influências externas às quais a banca está envolta. Em sua conclusão, ressalta-se o alto nível de heterogeneidade associado ao conhecimento e à percepção dos padrões esperados para a formação de um mestre e um doutor, que influencia sistemicamente no processo de exame de grau. Por fim, os temas sugeridos para a continuação da pesquisa visam buscar maior consistência nos procedimentos de avaliação dos exames de grau e uma avaliação mais equitativa do pós-graduando, contribuindo para a qualidade da pós-graduação stricto sensu. |
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Análise do processo de exame de grau na pós-graduação stricto sensu Analysis of the process of viva voce in graduate programs of degree by research Exame de grauMestradoDoutoradoPós-graduaçãoQualidadeViva voceMaster programDoctorate programGraduate programsQuality O artigo tem por objetivo contribuir para o aprofundamento das discussões acerca da qualidade da pós-graduação stricto sensu no âmbito nacional, a partir de um de seus elementos constituintes: o exame de grau. O exame de grau é discutido de forma teórica, por meio da análise sistematizada de pesquisas nacionais e internacionais relacionadas com o tema. Primeiramente, são discutidos os propósitos de mestrados e doutorados, analisados os objetivos dos exames de grau, investigados os procedimentos e os critérios adotados na avaliação dos exames de grau, apontando seus pontos de vulnerabilidade. A seguir, sistematizam-se e analisam-se as variáveis relacionadas à subjetividade dos elementos decisórios de cada examinador e as influências externas às quais a banca está envolta. Em sua conclusão, ressalta-se o alto nível de heterogeneidade associado ao conhecimento e à percepção dos padrões esperados para a formação de um mestre e um doutor, que influencia sistemicamente no processo de exame de grau. Por fim, os temas sugeridos para a continuação da pesquisa visam buscar maior consistência nos procedimentos de avaliação dos exames de grau e uma avaliação mais equitativa do pós-graduando, contribuindo para a qualidade da pós-graduação stricto sensu. The article aims at contributing to further the discussion about the quality of graduate programs of degree by research in this country, taking into account one of its constitutive elements: the viva voce. The viva is discussed in a theoretical manner through the systematized analysis of national and international studies related to the theme. Firstly, the article discusses the purposes of master and doctorate programs, the objectives of the viva, its procedures and criteria, and then it points out its vulnerable aspects. The variables related to the subjectivity of the decision elements of each examiner are then analyzed, as well as the external influences surrounding the work of the examiners. In its conclusion the article indicates the high degree of heterogeneity associated to the knowledge and perception of the standards expected for the formation of a master or doctor, which influences systemically the process of the viva. Lastly, the themes suggested for the continuity of this line of work aim at improving the consistency of the viva procedures, and at a more equitable assessment of the candidate, thereby contributing to improve the quality of graduate programs of degree by research. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2817810.1590/S1517-97022009000100003Educação e Pesquisa; v. 35 n. 1 (2009); 33-50Educação e Pesquisa; Vol. 35 No. 1 (2009); 33-50Educação e Pesquisa; Vol. 35 Núm. 1 (2009); 33-501678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28178/29990Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessPezzi, SilvanaSteil, Andrea Valéria2014-10-24T15:46:46Zoai:revistas.usp.br:article/28178Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:46:46Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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