Atrás e além das câmeras: proposições iniciais para o campo do making-of

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iuva, Patricia de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rossini, Miriam de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138583
Resumo: O artigo discute as transformações na experiência cinematográfica por meio de um material extrafílmico específico, o making of, em seus dois formatos principais: documentaries (MDoc) e featurettes. Explicitam-se os mecanismos que permitem delinear o campo do making of no interior da indústria cinematográfica norte-americana, conforme conceitos de Bourdieu, em que agentes e instituições demonstram preocupação com práticas e regras de uma estrutura cuja especificidade é identificável e legítima. Empreendem-se análises do contexto de profusão e formatos, de realizadores e modelos produtivos e dos diferentes arranjos estético-narrativos.
id USP-12_0e6e0b075bf1e281410f72f92f4701f0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/138583
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Atrás e além das câmeras: proposições iniciais para o campo do making-ofBehind and beyond the cameras: initial propositions for the making-of fieldmaking ofextrafílmicoscampoespaço socialcinemamaking ofmovie extrasfieldsocial spacecinemaO artigo discute as transformações na experiência cinematográfica por meio de um material extrafílmico específico, o making of, em seus dois formatos principais: documentaries (MDoc) e featurettes. Explicitam-se os mecanismos que permitem delinear o campo do making of no interior da indústria cinematográfica norte-americana, conforme conceitos de Bourdieu, em que agentes e instituições demonstram preocupação com práticas e regras de uma estrutura cuja especificidade é identificável e legítima. Empreendem-se análises do contexto de profusão e formatos, de realizadores e modelos produtivos e dos diferentes arranjos estético-narrativos.This article discusses transformations in the cinematographic experience through a specific movie extra material, the making of, in its two main formats: documentaries (Mdoc) and featurettes. The mechanisms that allow delineating the field of the making of within the North American cinematographic industry are shown, where agents and institutions demonstrate concern with the practices and rules of a structure whose specificity is not only identifiable but also legitimate. We analyze the context of profusion and formats, filmmakers and production patterns, and the various aesthetic-narrative arrangements.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/13858310.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138583Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 76-95Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 76-952316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138583/139610Copyright (c) 2018 Patricia de Oliveira Iuva, Miriam de Souza Rossinihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessIuva, Patricia de OliveiraRossini, Miriam de Souza2024-03-21T13:28:44Zoai:revistas.usp.br:article/138583Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:44Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atrás e além das câmeras: proposições iniciais para o campo do making-of
Behind and beyond the cameras: initial propositions for the making-of field
title Atrás e além das câmeras: proposições iniciais para o campo do making-of
spellingShingle Atrás e além das câmeras: proposições iniciais para o campo do making-of
Iuva, Patricia de Oliveira
making of
extrafílmicos
campo
espaço social
cinema
making of
movie extras
field
social space
cinema
title_short Atrás e além das câmeras: proposições iniciais para o campo do making-of
title_full Atrás e além das câmeras: proposições iniciais para o campo do making-of
title_fullStr Atrás e além das câmeras: proposições iniciais para o campo do making-of
title_full_unstemmed Atrás e além das câmeras: proposições iniciais para o campo do making-of
title_sort Atrás e além das câmeras: proposições iniciais para o campo do making-of
author Iuva, Patricia de Oliveira
author_facet Iuva, Patricia de Oliveira
Rossini, Miriam de Souza
author_role author
author2 Rossini, Miriam de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iuva, Patricia de Oliveira
Rossini, Miriam de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv making of
extrafílmicos
campo
espaço social
cinema
making of
movie extras
field
social space
cinema
topic making of
extrafílmicos
campo
espaço social
cinema
making of
movie extras
field
social space
cinema
description O artigo discute as transformações na experiência cinematográfica por meio de um material extrafílmico específico, o making of, em seus dois formatos principais: documentaries (MDoc) e featurettes. Explicitam-se os mecanismos que permitem delinear o campo do making of no interior da indústria cinematográfica norte-americana, conforme conceitos de Bourdieu, em que agentes e instituições demonstram preocupação com práticas e regras de uma estrutura cuja especificidade é identificável e legítima. Empreendem-se análises do contexto de profusão e formatos, de realizadores e modelos produtivos e dos diferentes arranjos estético-narrativos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138583
10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138583
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138583
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138583/139610
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Patricia de Oliveira Iuva, Miriam de Souza Rossini
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Patricia de Oliveira Iuva, Miriam de Souza Rossini
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 76-95
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 76-95
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526724640768