Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Ruy Cézar Campos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170
Resumo: Analisam-se cenas e se destacam eventos do filme Esse amor que nos consome (2012), de Allan Ribeiro, a partir de uma abordagem fenomenológica e tátil dos estudos fílmicos presente em autoras como Laura Marks, Vivian Sobchack e Jennifer Barker. Tal abordagem chama atenção para a corporificação, que no filme aqui analisado ganha características peculiares do modo afro-brasileiro de se relacionar com o corpo, considerando outras ontologias no relacionamento com a realidade e sua performance cinematográfica.
id USP-12_110b6f33b6a9bd735e0422ebe2671d49
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/160170
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consomeMúsculos, Exú e axé e no realismo performativo de Esse amor que nos consomeVisualidade hápticaRealismo performativoFenomenologiaExuHaptic visualityPerformative realismPhenomenologyExuAnalisam-se cenas e se destacam eventos do filme Esse amor que nos consome (2012), de Allan Ribeiro, a partir de uma abordagem fenomenológica e tátil dos estudos fílmicos presente em autoras como Laura Marks, Vivian Sobchack e Jennifer Barker. Tal abordagem chama atenção para a corporificação, que no filme aqui analisado ganha características peculiares do modo afro-brasileiro de se relacionar com o corpo, considerando outras ontologias no relacionamento com a realidade e sua performance cinematográfica.Film scenes and events of the Brazilian film Esse Amor que Nos Consome (2011), by Allan Ribeiro, are analyzed based on a film studies phenomenological and tactile approach found in authors such as Laura Marks, Vivian Sobchack and Jennifer Barker. This approach focuses on the body and in embodiment issues, here gaining peculiar characteristics of the Afro-Brazilian mode of relating with the body. This article considers other ontologies in their relation with reality and cinematographic performance.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdftext/xmltext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/16017010.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160170Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 54 (2020): The scenic space in audiovisual media: transits between theater and cinema; 141-158Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 54 (2020): O espaço cênico no audiovisual: trânsitos entre teatro e cinema; 141-1582316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170/166709https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170/161863https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170/186089https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170/186107Copyright (c) 2020 Ruy Cézar Campos Figueiredohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Ruy Cézar Campos2020-07-31T17:56:04Zoai:revistas.usp.br:article/160170Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-07-31T17:56:04Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome
Músculos, Exú e axé e no realismo performativo de Esse amor que nos consome
title Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome
spellingShingle Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome
Figueiredo, Ruy Cézar Campos
Visualidade háptica
Realismo performativo
Fenomenologia
Exu
Haptic visuality
Performative realism
Phenomenology
Exu
title_short Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome
title_full Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome
title_fullStr Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome
title_full_unstemmed Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome
title_sort Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome
author Figueiredo, Ruy Cézar Campos
author_facet Figueiredo, Ruy Cézar Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Ruy Cézar Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Visualidade háptica
Realismo performativo
Fenomenologia
Exu
Haptic visuality
Performative realism
Phenomenology
Exu
topic Visualidade háptica
Realismo performativo
Fenomenologia
Exu
Haptic visuality
Performative realism
Phenomenology
Exu
description Analisam-se cenas e se destacam eventos do filme Esse amor que nos consome (2012), de Allan Ribeiro, a partir de uma abordagem fenomenológica e tátil dos estudos fílmicos presente em autoras como Laura Marks, Vivian Sobchack e Jennifer Barker. Tal abordagem chama atenção para a corporificação, que no filme aqui analisado ganha características peculiares do modo afro-brasileiro de se relacionar com o corpo, considerando outras ontologias no relacionamento com a realidade e sua performance cinematográfica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170
10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160170
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160170
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170/166709
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170/161863
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170/186089
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170/186107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Ruy Cézar Campos Figueiredo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Ruy Cézar Campos Figueiredo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 54 (2020): The scenic space in audiovisual media: transits between theater and cinema; 141-158
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 54 (2020): O espaço cênico no audiovisual: trânsitos entre teatro e cinema; 141-158
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713788303114240