Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170 |
Resumo: | Analisam-se cenas e se destacam eventos do filme Esse amor que nos consome (2012), de Allan Ribeiro, a partir de uma abordagem fenomenológica e tátil dos estudos fílmicos presente em autoras como Laura Marks, Vivian Sobchack e Jennifer Barker. Tal abordagem chama atenção para a corporificação, que no filme aqui analisado ganha características peculiares do modo afro-brasileiro de se relacionar com o corpo, considerando outras ontologias no relacionamento com a realidade e sua performance cinematográfica. |
id |
USP-12_110b6f33b6a9bd735e0422ebe2671d49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/160170 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consomeMúsculos, Exú e axé e no realismo performativo de Esse amor que nos consomeVisualidade hápticaRealismo performativoFenomenologiaExuHaptic visualityPerformative realismPhenomenologyExuAnalisam-se cenas e se destacam eventos do filme Esse amor que nos consome (2012), de Allan Ribeiro, a partir de uma abordagem fenomenológica e tátil dos estudos fílmicos presente em autoras como Laura Marks, Vivian Sobchack e Jennifer Barker. Tal abordagem chama atenção para a corporificação, que no filme aqui analisado ganha características peculiares do modo afro-brasileiro de se relacionar com o corpo, considerando outras ontologias no relacionamento com a realidade e sua performance cinematográfica.Film scenes and events of the Brazilian film Esse Amor que Nos Consome (2011), by Allan Ribeiro, are analyzed based on a film studies phenomenological and tactile approach found in authors such as Laura Marks, Vivian Sobchack and Jennifer Barker. This approach focuses on the body and in embodiment issues, here gaining peculiar characteristics of the Afro-Brazilian mode of relating with the body. This article considers other ontologies in their relation with reality and cinematographic performance.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdftext/xmltext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/16017010.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160170Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 54 (2020): The scenic space in audiovisual media: transits between theater and cinema; 141-158Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 54 (2020): O espaço cênico no audiovisual: trânsitos entre teatro e cinema; 141-1582316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170/166709https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170/161863https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170/186089https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170/186107Copyright (c) 2020 Ruy Cézar Campos Figueiredohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Ruy Cézar Campos2020-07-31T17:56:04Zoai:revistas.usp.br:article/160170Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-07-31T17:56:04Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome Músculos, Exú e axé e no realismo performativo de Esse amor que nos consome |
title |
Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome |
spellingShingle |
Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome Figueiredo, Ruy Cézar Campos Visualidade háptica Realismo performativo Fenomenologia Exu Haptic visuality Performative realism Phenomenology Exu |
title_short |
Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome |
title_full |
Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome |
title_fullStr |
Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome |
title_full_unstemmed |
Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome |
title_sort |
Tactility and animism in performative realism of Esse amor que nos consome |
author |
Figueiredo, Ruy Cézar Campos |
author_facet |
Figueiredo, Ruy Cézar Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Ruy Cézar Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visualidade háptica Realismo performativo Fenomenologia Exu Haptic visuality Performative realism Phenomenology Exu |
topic |
Visualidade háptica Realismo performativo Fenomenologia Exu Haptic visuality Performative realism Phenomenology Exu |
description |
Analisam-se cenas e se destacam eventos do filme Esse amor que nos consome (2012), de Allan Ribeiro, a partir de uma abordagem fenomenológica e tátil dos estudos fílmicos presente em autoras como Laura Marks, Vivian Sobchack e Jennifer Barker. Tal abordagem chama atenção para a corporificação, que no filme aqui analisado ganha características peculiares do modo afro-brasileiro de se relacionar com o corpo, considerando outras ontologias no relacionamento com a realidade e sua performance cinematográfica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160170 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170/166709 https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170/161863 https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170/186089 https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160170/186107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ruy Cézar Campos Figueiredo http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ruy Cézar Campos Figueiredo http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 54 (2020): The scenic space in audiovisual media: transits between theater and cinema; 141-158 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 54 (2020): O espaço cênico no audiovisual: trânsitos entre teatro e cinema; 141-158 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713788303114240 |