Defasagens entre o audível e o visível no cinema contemporâneo: disjunções em filmes com voz over
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/193928 |
Resumo: | Partindo do cinema moderno de Robert Bresson, este artigo analisa três filmes contemporâneos com voz over – Risttuules (Na ventania, 2014), de Martti Helde, Arábia (2017), de Affonso Uchôa e João Dumans, e Transit (Em trânsito, 2018), de Christan Petzold –, buscando relações entre o audível e o visível. Observou-se que essas relações são caracterizadas por defasagens, que correspondem, de forma estrita, às diferenças de tempo entre o dito pela voz e o visto na imagem, mas que são também entendidas num sentido geral de estranheza decorrente daquilo que se ouve em relação ao que se vê, seja por efeito de desdramatização, seja por uma disjunção/conjunção de tempos históricos. São filmes em que há diversas relações com a Literatura e lançamos mão de conceitos deleuzianos, como o de fabulação. |
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Defasagens entre o audível e o visível no cinema contemporâneo: disjunções em filmes com voz overPhasing between the audible and the visible sphere in contemporary cinema: disjunctions in films with voice overSound and image relationshipVoice overContemporary cinemaCinema and literatureFabulationRelação som e imagemVoz overCinema contemporâneoCinema e literaturaFabulaçãoPartindo do cinema moderno de Robert Bresson, este artigo analisa três filmes contemporâneos com voz over – Risttuules (Na ventania, 2014), de Martti Helde, Arábia (2017), de Affonso Uchôa e João Dumans, e Transit (Em trânsito, 2018), de Christan Petzold –, buscando relações entre o audível e o visível. Observou-se que essas relações são caracterizadas por defasagens, que correspondem, de forma estrita, às diferenças de tempo entre o dito pela voz e o visto na imagem, mas que são também entendidas num sentido geral de estranheza decorrente daquilo que se ouve em relação ao que se vê, seja por efeito de desdramatização, seja por uma disjunção/conjunção de tempos históricos. São filmes em que há diversas relações com a Literatura e lançamos mão de conceitos deleuzianos, como o de fabulação.Taking Robert Bresson´s modern cinema as a starting point, this article analyzes three contemporary films with voice over – Risttuules (In the crosswinds, 2014), by Martti Helde, Arábia (2017), by Affonso Uchôa and João Dumans, and Transit (2018), by Christan Petzold –, seeking relationships between the audible and the visible. We observed that these relationships are characterized by phasings, which correspond strictly to time lapses between what is said by the voice and what is seen in the image, but are also understood in a more general sense of strangeness between what is heard and what is seen, be it as a result of de-dramatization or by disjunction/conjunction of historical times. Those films show diverse relationships with Literature, we also use some concepts by Deleuze such as fabulation.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/19392810.11606/issn.2316-7114.sig.2022.193928Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 50 (2023); 193928Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 50 (2023); 1939282316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/193928/193491Copyright (c) 2023 Luíza Beatriz Alvimhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlvim, Luíza Beatriz A. M.2023-04-24T16:56:01Zoai:revistas.usp.br:article/193928Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2023-04-24T16:56:01Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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