A vida (na pós-história) está estranha: Vilém Flusser em jogo
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/188474 |
Resumo: | Este artigo visa discutir as relações entre o conceito de pós-história e o jogo digital Life is Strange, considerando a escassez de olhares da área da comunicação para os jogos em comparação com o papel que tal mídia ocupa contemporaneamente. Para tanto, serão utilizados como aporte metodológico a análise formal da jogabilidade de Lankoski e Björk, a análise da estrutura narrativa de Vogler e os fundamentos de design de jogos de Salen e Zimmerman. Os resultados apresentam a metáfora que a protagonista/personagem jogável demonstra em relação ao indivíduo pós-histórico – um fotógrafo que salta de posição em posição para buscar outras perspectiva. |
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A vida (na pós-história) está estranha: Vilém Flusser em jogoLife (in post-history) is strange: Vilém Flusser at playComunicaçãoPós-históriaLife is StrangeCommunicationPost-historyLife is StrangeEste artigo visa discutir as relações entre o conceito de pós-história e o jogo digital Life is Strange, considerando a escassez de olhares da área da comunicação para os jogos em comparação com o papel que tal mídia ocupa contemporaneamente. Para tanto, serão utilizados como aporte metodológico a análise formal da jogabilidade de Lankoski e Björk, a análise da estrutura narrativa de Vogler e os fundamentos de design de jogos de Salen e Zimmerman. Os resultados apresentam a metáfora que a protagonista/personagem jogável demonstra em relação ao indivíduo pós-histórico – um fotógrafo que salta de posição em posição para buscar outras perspectiva.This paper aims to discuss the relationship between the concept of post-history and the digital game Life is Strange, considering the scarcity of attention from the communication area towards games, in comparison with the role that such media currently occupies. Therefore, it will take as methodology the formal analysis of gameplay by Lankoski and Björk, the analysis of the narrative structure by Vogler, and the fundamentals of game design by Salen and Zimmerman. The results show the metaphor that the protagonist/playable character demonstrates in relation to the post-historical individual – a photographer who jumps from position to position in search of the most diverse perspective shots.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/18847410.11606/issn.2316-7114.sig.2022.188474Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 49 No. 57 (2022): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (II); 236-258Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 49 n. 57 (2022): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (II); 236-2582316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/188474/179911Copyright (c) 2022 Tadeu Rodrigues Iuamahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessIuama, Tadeu Rodrigues2022-02-04T22:46:23Zoai:revistas.usp.br:article/188474Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2022-02-04T22:46:23Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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