Avaliação do impacto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) sobre a defasagem escolar dos alunos da educação especial

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Main Author: Salvini, Roberta Rodrigues
Publication Date: 2019
Other Authors: Pontes, Raquel Pereira, Rodrigues, Cristiana Tristão, Silva, Maria Micheliana da Costa
Format: Article
Language: por
Source: Estudos Econômicos (São Paulo)
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Summary: Este trabalho tem como objetivo analisar a influência das políticas públicas voltadas à inclusão escolar, em especial do acesso ao Atendimento Educacional Especializado, sobre os anos de defasagem escolar dos alunos público-alvo da educação especial. Para a condução da análise empírica, o método Propensity Score Matching foi empregado, com base nos microdados do Censo Escolar da Educação Básica - 2016. Treze amostras foram construídas, segundo as necessidades educacionais especiais dos alunos. Os resultados sugerem impacto negativo do programa sobre os anos de defasagem escolar para oito grupos de deficiência, com destaque para alunos com cegueira e baixa visão. Mesmo com os impasses enfrentados pelos estudantes, pelos profissionais e demais envolvidos na condução do AEE, ele se mostra eficiente em elevar a aprendizagem. Este estudo contribui para a avaliação do programa, que demanda constante aperfeiçoamento, de modo a atender às especificidades educacionais particulares a cada estudante.
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spelling Avaliação do impacto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) sobre a defasagem escolar dos alunos da educação especialEvaluation of the impact of the Specialized Educational Assistance (AES) on the school lag of special education studentsSpecialized educational assistanceSpecial educationInclusionAtendimento Educacional EspecializadoEducação EspecialInclusãoEste trabalho tem como objetivo analisar a influência das políticas públicas voltadas à inclusão escolar, em especial do acesso ao Atendimento Educacional Especializado, sobre os anos de defasagem escolar dos alunos público-alvo da educação especial. Para a condução da análise empírica, o método Propensity Score Matching foi empregado, com base nos microdados do Censo Escolar da Educação Básica - 2016. Treze amostras foram construídas, segundo as necessidades educacionais especiais dos alunos. Os resultados sugerem impacto negativo do programa sobre os anos de defasagem escolar para oito grupos de deficiência, com destaque para alunos com cegueira e baixa visão. Mesmo com os impasses enfrentados pelos estudantes, pelos profissionais e demais envolvidos na condução do AEE, ele se mostra eficiente em elevar a aprendizagem. Este estudo contribui para a avaliação do programa, que demanda constante aperfeiçoamento, de modo a atender às especificidades educacionais particulares a cada estudante.This work aims to analyze the influence of public policies for school inclusion, in particular accessto the Specialized Educational Assistance, over the years of school delay of special educationstudents. In order to conduct the empirical analysis, the Propensity Score Matching method was used, based on the microdata of the Basic Education School Census - 2016. Thirteen samples were constructed according to the educational needs of the students. The results suggest a positive impact of the program, in order to reduce the years of school delay for ten disability groups, especially those with deafness. Even with the impasses faced by students, professionals and others involved in conducting AEE, it is efficient in raising learning. This study contributes to the evaluation of the program, which demands constant improvement, in order to meet the particular educational specificities of each student.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/14529710.1590/0101-41614934rrcmEstudos Econômicos (São Paulo); v. 49 n. 3 (2019); 539-5681980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/145297/156608Copyright (c) 2019 Roberta Rodrigues Salvini, Raquel Pereira Pontes, Cristiana Tristão Rodrigues, Maria Micheliana da Costa Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalvini, Roberta RodriguesPontes, Raquel PereiraRodrigues, Cristiana TristãoSilva, Maria Micheliana da Costa2020-11-26T17:11:06Zoai:revistas.usp.br:article/145297Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2020-11-26T17:11:06Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
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