Posição da gema axilar e a indução de mutação em mudas de crisântemo (Dendranthema grandiflora Tzvelev)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adames,Alvis Hernán
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Latado,Rodrigo Rocha, Camargo,Nalza Maria, Tulmann Neto,Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Agrícola (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161999000400022
Resumo: O tratamento mutagênico de meristemas multicelulares em plantas de propagação vegetativa geralmente resulta na formação de plantas quiméricas. Os setores mutados podem ser ampliados e estabilizados por meio de podas repetidas. Este trabalho teve como objetivo estudar a influência de podas em distintas posições (da 1a até a 6a gema axilar) de um ramo M1V1, na freqüência de obtenção de mutantes de coloração de inflorescência e no tamanho dos setores mutados, em plantas de crisântemo irradiadas com raios-gama. Para tal, mudas enraizadas do cultivar ‘Ingrid’ (de coloração rosa escuro) foram tratadas com 20 Gy de raios-gama. Após 40 dias do plantio foram realizadas as podas. Avaliaram-se a freqüência de mutantes e o espectro de mutação para a coloração da inflorescência nos ramos M1V2. Não foram observados mutantes no controle. No total de plantas avaliadas, 22,1% apresentavam mutações na coloração das flores sendo que, do total de plantas mutantes, 1,8% eram mutantes periclinais (com coloração única) e as restantes (98,2%), apresentavam apenas alguns setores mutados. Não se observou diferença significativa quanto ao tamanho do setor mutado e ao número de mutantes nos diversos tratamentos (podas em diferentes gemas axilares). Com relação ao espectro de mutação, observaram-se mutantes com flores de coloração bronze, rosa claro, chá-rosa, variegado, amarelo, branco, vinho e creme. Um mutante de coloração vinho foi selecionado, multiplicado e avaliado em ensaio de produção. Este mutante denominado ‘Magali’ foi multiplicado para lançamento como novo cultivar.
id USP-18_dd58ab9410c0d64af4dd7a76eaae4445
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-90161999000400022
network_acronym_str USP-18
network_name_str Scientia Agrícola (Online)
repository_id_str
spelling Posição da gema axilar e a indução de mutação em mudas de crisântemo (Dendranthema grandiflora Tzvelev)Dendranthema grandifloramutaçãoraios-gamagema axilarquimerapodaO tratamento mutagênico de meristemas multicelulares em plantas de propagação vegetativa geralmente resulta na formação de plantas quiméricas. Os setores mutados podem ser ampliados e estabilizados por meio de podas repetidas. Este trabalho teve como objetivo estudar a influência de podas em distintas posições (da 1a até a 6a gema axilar) de um ramo M1V1, na freqüência de obtenção de mutantes de coloração de inflorescência e no tamanho dos setores mutados, em plantas de crisântemo irradiadas com raios-gama. Para tal, mudas enraizadas do cultivar ‘Ingrid’ (de coloração rosa escuro) foram tratadas com 20 Gy de raios-gama. Após 40 dias do plantio foram realizadas as podas. Avaliaram-se a freqüência de mutantes e o espectro de mutação para a coloração da inflorescência nos ramos M1V2. Não foram observados mutantes no controle. No total de plantas avaliadas, 22,1% apresentavam mutações na coloração das flores sendo que, do total de plantas mutantes, 1,8% eram mutantes periclinais (com coloração única) e as restantes (98,2%), apresentavam apenas alguns setores mutados. Não se observou diferença significativa quanto ao tamanho do setor mutado e ao número de mutantes nos diversos tratamentos (podas em diferentes gemas axilares). Com relação ao espectro de mutação, observaram-se mutantes com flores de coloração bronze, rosa claro, chá-rosa, variegado, amarelo, branco, vinho e creme. Um mutante de coloração vinho foi selecionado, multiplicado e avaliado em ensaio de produção. Este mutante denominado ‘Magali’ foi multiplicado para lançamento como novo cultivar.Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"1999-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161999000400022Scientia Agricola v.56 n.4 1999reponame:Scientia Agrícola (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-90161999000400022info:eu-repo/semantics/openAccessAdames,Alvis HernánLatado,Rodrigo RochaCamargo,Nalza MariaTulmann Neto,Augustopor2000-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-90161999000400022Revistahttp://revistas.usp.br/sa/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpscientia@usp.br||alleoni@usp.br1678-992X0103-9016opendoar:2000-01-11T00:00Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Posição da gema axilar e a indução de mutação em mudas de crisântemo (Dendranthema grandiflora Tzvelev)
title Posição da gema axilar e a indução de mutação em mudas de crisântemo (Dendranthema grandiflora Tzvelev)
spellingShingle Posição da gema axilar e a indução de mutação em mudas de crisântemo (Dendranthema grandiflora Tzvelev)
Adames,Alvis Hernán
Dendranthema grandiflora
mutação
raios-gama
gema axilar
quimera
poda
title_short Posição da gema axilar e a indução de mutação em mudas de crisântemo (Dendranthema grandiflora Tzvelev)
title_full Posição da gema axilar e a indução de mutação em mudas de crisântemo (Dendranthema grandiflora Tzvelev)
title_fullStr Posição da gema axilar e a indução de mutação em mudas de crisântemo (Dendranthema grandiflora Tzvelev)
title_full_unstemmed Posição da gema axilar e a indução de mutação em mudas de crisântemo (Dendranthema grandiflora Tzvelev)
title_sort Posição da gema axilar e a indução de mutação em mudas de crisântemo (Dendranthema grandiflora Tzvelev)
author Adames,Alvis Hernán
author_facet Adames,Alvis Hernán
Latado,Rodrigo Rocha
Camargo,Nalza Maria
Tulmann Neto,Augusto
author_role author
author2 Latado,Rodrigo Rocha
Camargo,Nalza Maria
Tulmann Neto,Augusto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adames,Alvis Hernán
Latado,Rodrigo Rocha
Camargo,Nalza Maria
Tulmann Neto,Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Dendranthema grandiflora
mutação
raios-gama
gema axilar
quimera
poda
topic Dendranthema grandiflora
mutação
raios-gama
gema axilar
quimera
poda
description O tratamento mutagênico de meristemas multicelulares em plantas de propagação vegetativa geralmente resulta na formação de plantas quiméricas. Os setores mutados podem ser ampliados e estabilizados por meio de podas repetidas. Este trabalho teve como objetivo estudar a influência de podas em distintas posições (da 1a até a 6a gema axilar) de um ramo M1V1, na freqüência de obtenção de mutantes de coloração de inflorescência e no tamanho dos setores mutados, em plantas de crisântemo irradiadas com raios-gama. Para tal, mudas enraizadas do cultivar ‘Ingrid’ (de coloração rosa escuro) foram tratadas com 20 Gy de raios-gama. Após 40 dias do plantio foram realizadas as podas. Avaliaram-se a freqüência de mutantes e o espectro de mutação para a coloração da inflorescência nos ramos M1V2. Não foram observados mutantes no controle. No total de plantas avaliadas, 22,1% apresentavam mutações na coloração das flores sendo que, do total de plantas mutantes, 1,8% eram mutantes periclinais (com coloração única) e as restantes (98,2%), apresentavam apenas alguns setores mutados. Não se observou diferença significativa quanto ao tamanho do setor mutado e ao número de mutantes nos diversos tratamentos (podas em diferentes gemas axilares). Com relação ao espectro de mutação, observaram-se mutantes com flores de coloração bronze, rosa claro, chá-rosa, variegado, amarelo, branco, vinho e creme. Um mutante de coloração vinho foi selecionado, multiplicado e avaliado em ensaio de produção. Este mutante denominado ‘Magali’ foi multiplicado para lançamento como novo cultivar.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161999000400022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161999000400022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-90161999000400022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Agricola v.56 n.4 1999
reponame:Scientia Agrícola (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Scientia Agrícola (Online)
collection Scientia Agrícola (Online)
repository.name.fl_str_mv Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv scientia@usp.br||alleoni@usp.br
_version_ 1748936456918794240