O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Sandro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Firpo, Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia Aplicada
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/87958
Resumo: We evaluate the impact of non-retention policies over the distribution of academic achievement of elementary Brazilian public schools students. Results suggest a weak correlation between the adoption of non-retention policies and the academic achievement. However, in the opposite direction, readopting grade repetition showed a positive impact on 4th grade math students over the entire distribution. In general, we may say that grade repetition does not seem to increase students' efforts, especially in older students.
id USP-21_bdd758c6717d99961c8a15fd76e5245d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/87958
network_acronym_str USP-21
network_name_str Economia Aplicada
repository_id_str
spelling O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos We evaluate the impact of non-retention policies over the distribution of academic achievement of elementary Brazilian public schools students. Results suggest a weak correlation between the adoption of non-retention policies and the academic achievement. However, in the opposite direction, readopting grade repetition showed a positive impact on 4th grade math students over the entire distribution. In general, we may say that grade repetition does not seem to increase students' efforts, especially in older students. Neste artigo avaliamos o impacto da adoção do regime de ciclos ao longo da distribuição intra-classe de proficiência em matemática e português. Investigamos crianças matriculadas nas 4ª e 8ª séries. Os resultados indicam que há fraca relação entre a mudança de um regime seriado para o de ciclos sobre o desempenho, mesmo ao longo da distribuição. Contudo, no sentido inverso, a readoção das séries gerou impactos positivos no desempenho de matemática na 4ª série para todos os pontos da distribuição. Pode-se concluir que, em geral, a reprovação não parece gerar aumentos de esforço dos alunos, sobretudo entre alunos mais velhos. Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/8795810.1590/1413-8050/ea374Economia Aplicada; Vol. 18 No. 2 (2014); 199-214Economia Aplicada; Vol. 18 Núm. 2 (2014); 199-214Economia Aplicada; v. 18 n. 2 (2014); 199-2141980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/87958/90851Copyright (c) 2015 Economia Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, SandroFirpo, Sergio2016-02-03T16:59:20Zoai:revistas.usp.br:article/87958Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:17:02.070161Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos
title O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos
spellingShingle O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos
Carvalho, Sandro
title_short O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos
title_full O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos
title_fullStr O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos
title_full_unstemmed O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos
title_sort O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos
author Carvalho, Sandro
author_facet Carvalho, Sandro
Firpo, Sergio
author_role author
author2 Firpo, Sergio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Sandro
Firpo, Sergio
description We evaluate the impact of non-retention policies over the distribution of academic achievement of elementary Brazilian public schools students. Results suggest a weak correlation between the adoption of non-retention policies and the academic achievement. However, in the opposite direction, readopting grade repetition showed a positive impact on 4th grade math students over the entire distribution. In general, we may say that grade repetition does not seem to increase students' efforts, especially in older students.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/87958
10.1590/1413-8050/ea374
url https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/87958
identifier_str_mv 10.1590/1413-8050/ea374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/87958/90851
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Economia Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Economia Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
dc.source.none.fl_str_mv Economia Aplicada; Vol. 18 No. 2 (2014); 199-214
Economia Aplicada; Vol. 18 Núm. 2 (2014); 199-214
Economia Aplicada; v. 18 n. 2 (2014); 199-214
1980-5330
1413-8050
reponame:Economia Aplicada
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Economia Aplicada
collection Economia Aplicada
repository.name.fl_str_mv Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revecap@usp.br
_version_ 1787713305487343616