O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economia Aplicada |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/87958 |
Resumo: | We evaluate the impact of non-retention policies over the distribution of academic achievement of elementary Brazilian public schools students. Results suggest a weak correlation between the adoption of non-retention policies and the academic achievement. However, in the opposite direction, readopting grade repetition showed a positive impact on 4th grade math students over the entire distribution. In general, we may say that grade repetition does not seem to increase students' efforts, especially in older students. |
id |
USP-21_bdd758c6717d99961c8a15fd76e5245d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/87958 |
network_acronym_str |
USP-21 |
network_name_str |
Economia Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos We evaluate the impact of non-retention policies over the distribution of academic achievement of elementary Brazilian public schools students. Results suggest a weak correlation between the adoption of non-retention policies and the academic achievement. However, in the opposite direction, readopting grade repetition showed a positive impact on 4th grade math students over the entire distribution. In general, we may say that grade repetition does not seem to increase students' efforts, especially in older students. Neste artigo avaliamos o impacto da adoção do regime de ciclos ao longo da distribuição intra-classe de proficiência em matemática e português. Investigamos crianças matriculadas nas 4ª e 8ª séries. Os resultados indicam que há fraca relação entre a mudança de um regime seriado para o de ciclos sobre o desempenho, mesmo ao longo da distribuição. Contudo, no sentido inverso, a readoção das séries gerou impactos positivos no desempenho de matemática na 4ª série para todos os pontos da distribuição. Pode-se concluir que, em geral, a reprovação não parece gerar aumentos de esforço dos alunos, sobretudo entre alunos mais velhos. Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/8795810.1590/1413-8050/ea374Economia Aplicada; Vol. 18 No. 2 (2014); 199-214Economia Aplicada; Vol. 18 Núm. 2 (2014); 199-214Economia Aplicada; v. 18 n. 2 (2014); 199-2141980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/87958/90851Copyright (c) 2015 Economia Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, SandroFirpo, Sergio2016-02-03T16:59:20Zoai:revistas.usp.br:article/87958Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:17:02.070161Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos |
title |
O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos |
spellingShingle |
O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos Carvalho, Sandro |
title_short |
O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos |
title_full |
O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos |
title_fullStr |
O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos |
title_full_unstemmed |
O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos |
title_sort |
O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos |
author |
Carvalho, Sandro |
author_facet |
Carvalho, Sandro Firpo, Sergio |
author_role |
author |
author2 |
Firpo, Sergio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Sandro Firpo, Sergio |
description |
We evaluate the impact of non-retention policies over the distribution of academic achievement of elementary Brazilian public schools students. Results suggest a weak correlation between the adoption of non-retention policies and the academic achievement. However, in the opposite direction, readopting grade repetition showed a positive impact on 4th grade math students over the entire distribution. In general, we may say that grade repetition does not seem to increase students' efforts, especially in older students. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/87958 10.1590/1413-8050/ea374 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/87958 |
identifier_str_mv |
10.1590/1413-8050/ea374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/87958/90851 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Economia Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Economia Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Economia Aplicada; Vol. 18 No. 2 (2014); 199-214 Economia Aplicada; Vol. 18 Núm. 2 (2014); 199-214 Economia Aplicada; v. 18 n. 2 (2014); 199-214 1980-5330 1413-8050 reponame:Economia Aplicada instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Economia Aplicada |
collection |
Economia Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revecap@usp.br |
_version_ |
1787713305487343616 |