Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zequinão, Marcela Almeida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Medeiros, Pâmella de, Silva, Jorge Luiz da, Pereira, Beatriz Oliveira, Cardoso, Fernando Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172184
Resumo: A situação de vulnerabilidade social dificulta os processos de integração e com isso pode fomentar problemas nas interações interpessoais na escola. Este estudo objetivou analisar o status sociométrico e as suas relações com o sexo, a idade e os perfis de participação no bullying em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Participaram 409 estudantes do terceiro ao sétimo anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Florianópolis-SC. O status positivo foi maior para os meninos (M = 11,07; DP = 8,52) e os adolescentes (M = 11,46; DP = 8,19) em relação às meninas (M = 8,55; DP = 5,60) e às crianças (M = 8,83; DP = 6,56). O status positivo dos agressores foi maior, com diferença significativa, em relação às vítimas e não participantes no bullying (p = 0,008). No contexto do bullying, o status elevado dos agressores pode colaborar para que eles utilizem a violência na solução de conflitos ou para obtenção de popularidade entre os pares.
id USP-22_16b2ac51ffb95045e57436f95b7d2b77
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/172184
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la EscuelaStatus Sociométrico de Participantes Envolvidos em Bullying EscolarSociometric Status of Participants Involved in School BullyingbullyingstatusvictimizationvulnerabilitysociometrybullyingnivelesvictimizaciónvulnerabilidadesociometríabullyingstatusvitimizaçãovulnerabilidadesociometriaA situação de vulnerabilidade social dificulta os processos de integração e com isso pode fomentar problemas nas interações interpessoais na escola. Este estudo objetivou analisar o status sociométrico e as suas relações com o sexo, a idade e os perfis de participação no bullying em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Participaram 409 estudantes do terceiro ao sétimo anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Florianópolis-SC. O status positivo foi maior para os meninos (M = 11,07; DP = 8,52) e os adolescentes (M = 11,46; DP = 8,19) em relação às meninas (M = 8,55; DP = 5,60) e às crianças (M = 8,83; DP = 6,56). O status positivo dos agressores foi maior, com diferença significativa, em relação às vítimas e não participantes no bullying (p = 0,008). No contexto do bullying, o status elevado dos agressores pode colaborar para que eles utilizem a violência na solução de conflitos ou para obtenção de popularidade entre os pares.The situation of social vulnerability hinders the integration processes and thus can foster problems in interpersonal interactions in school. This study aimed to analyze the sociometric status and its relationships with sex, age and profiles of bullying participation in children and adolescents in situations of social vulnerability. A total of 409 students between the third and seventh grades of two public elementary schools in Florianópolis-SC participated in this study. The positive status was higher for boys (M = 11.07; SD = 8.52) and adolescents (M = 11.46; SD = 8.19) compared to girls (M = 8.55; SD = 5.60) and children (M = 8.83; SD = 6.56). The aggressors’ positive status was higher, with significant difference, compared to victims and non-participants of bullying (p = 0.008). In the context of bullying, aggressors’ high status can collaborate to their use of violence in conflict resolution or to gain peer popularity.La situación de vulnerabilidad social dificulta los procesos de integración, lo que puede ocasionar problemas en las interacciones interpersonales en la escuela. Este estudio tuvo como objetivo analizar el estatus sociométrico y sus relaciones con el sexo, la edad y los perfiles de participación en el bullying en niños y adolescentes en situación de vulnerabilidad social. Participaron 409 estudiantes del 3.º al 7.º grados de la educación primaria de dos escuelas públicas en Florianópolis (SC, Brasil). El estatus positivo fue mayor para los chicos (M = 11,07; DE = 8,52) y los adolescentes (M = 11,46; DE = 8,19) en comparación con las chicas (M = 8,55; DE = 5,60) y los niños (M = 8,83; DE = 6,56). El estatus positivo de los agresores fue mayor, con una diferencia significativa, que el de las víctimas y los no participantes en el bullying (p = 0,008). El estatus elevado de los agresores en el bullying puede colaborar con la utilización de la violencia para resolver conflictos o ganar popularidad entre sus pares.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2020-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/17218410.1590/1982-4327e3011Paidéia (Ribeirão Preto); v. 30 (2020); e3011Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 30 (2020); e3011Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 30 (2020); e30111982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172184/161848https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172184/161849Copyright (c) 2020 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessZequinão, Marcela AlmeidaMedeiros, Pâmella deSilva, Jorge Luiz daPereira, Beatriz OliveiraCardoso, Fernando Luiz2020-07-08T00:40:10Zoai:revistas.usp.br:article/172184Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2020-07-08T00:40:10Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela
Status Sociométrico de Participantes Envolvidos em Bullying Escolar
Sociometric Status of Participants Involved in School Bullying
title Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela
spellingShingle Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela
Zequinão, Marcela Almeida
bullying
status
victimization
vulnerability
sociometry
bullying
niveles
victimización
vulnerabilidade
sociometría
bullying
status
vitimização
vulnerabilidade
sociometria
title_short Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela
title_full Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela
title_fullStr Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela
title_full_unstemmed Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela
title_sort Estatus Sociométrico de Participantes Involucrados en el Bullying en la Escuela
author Zequinão, Marcela Almeida
author_facet Zequinão, Marcela Almeida
Medeiros, Pâmella de
Silva, Jorge Luiz da
Pereira, Beatriz Oliveira
Cardoso, Fernando Luiz
author_role author
author2 Medeiros, Pâmella de
Silva, Jorge Luiz da
Pereira, Beatriz Oliveira
Cardoso, Fernando Luiz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zequinão, Marcela Almeida
Medeiros, Pâmella de
Silva, Jorge Luiz da
Pereira, Beatriz Oliveira
Cardoso, Fernando Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv bullying
status
victimization
vulnerability
sociometry
bullying
niveles
victimización
vulnerabilidade
sociometría
bullying
status
vitimização
vulnerabilidade
sociometria
topic bullying
status
victimization
vulnerability
sociometry
bullying
niveles
victimización
vulnerabilidade
sociometría
bullying
status
vitimização
vulnerabilidade
sociometria
description A situação de vulnerabilidade social dificulta os processos de integração e com isso pode fomentar problemas nas interações interpessoais na escola. Este estudo objetivou analisar o status sociométrico e as suas relações com o sexo, a idade e os perfis de participação no bullying em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Participaram 409 estudantes do terceiro ao sétimo anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Florianópolis-SC. O status positivo foi maior para os meninos (M = 11,07; DP = 8,52) e os adolescentes (M = 11,46; DP = 8,19) em relação às meninas (M = 8,55; DP = 5,60) e às crianças (M = 8,83; DP = 6,56). O status positivo dos agressores foi maior, com diferença significativa, em relação às vítimas e não participantes no bullying (p = 0,008). No contexto do bullying, o status elevado dos agressores pode colaborar para que eles utilizem a violência na solução de conflitos ou para obtenção de popularidade entre os pares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172184
10.1590/1982-4327e3011
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172184
identifier_str_mv 10.1590/1982-4327e3011
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172184/161848
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/172184/161849
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 30 (2020); e3011
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 30 (2020); e3011
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 30 (2020); e3011
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221836078743552