Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198254 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo analisar a geração e o uso de estratégias volitivas -controle motivacional e emocional-, com base no perfil motivacional dos alunos, utilizando uma metodologia mista. Dois instrumentos padronizados (CMA y AVSI) foram aplicados em 204 estudantes mexicanos do ensino médio, entre 16 e 18 anos, a fim de identificar seu perfil motivacional e o uso de estratégias volitivas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para entender como geram as estratégias volitivas por eles utilizadas. Os resultados mostram que a maioria dos alunos adotou um perfil orientado para objetivos múltiplos, caracterizado por uma maior utilização de estratégias volitivas. Eles também afirmaram que usavam estratégias volitivas principalmente para se concentrar no estudo e ter tempo para realizar outras tarefas. Considera-se necessário desenhar programas que promovam estratégias volitivas e que fortaleçam o comprometimento e esforço sustentado, condições necessárias para atingir os objetivos acadêmicos no ensino médio. |
id |
USP-22_2931207339d35b6b251bbf813eaa3dfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/198254 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivasMotivational profiles in high school students: generation and use of volitional strategiesPerfiles motivacionales en estudiantes de bachillerato: generación y uso de estrategias volitivasMotivaçãoEmoçõesEstudantesObjetivos educacionaisMotivaciónEmocionesEstudiantesObjetivos educacionalesMotivationEmotionsStudentsEducational objectivesEste estudo teve por objetivo analisar a geração e o uso de estratégias volitivas -controle motivacional e emocional-, com base no perfil motivacional dos alunos, utilizando uma metodologia mista. Dois instrumentos padronizados (CMA y AVSI) foram aplicados em 204 estudantes mexicanos do ensino médio, entre 16 e 18 anos, a fim de identificar seu perfil motivacional e o uso de estratégias volitivas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para entender como geram as estratégias volitivas por eles utilizadas. Os resultados mostram que a maioria dos alunos adotou um perfil orientado para objetivos múltiplos, caracterizado por uma maior utilização de estratégias volitivas. Eles também afirmaram que usavam estratégias volitivas principalmente para se concentrar no estudo e ter tempo para realizar outras tarefas. Considera-se necessário desenhar programas que promovam estratégias volitivas e que fortaleçam o comprometimento e esforço sustentado, condições necessárias para atingir os objetivos acadêmicos no ensino médio.Este estudio tuvo como propósito principal analizar la generación y uso de estrategias volitivas –de control motivacional y emocional-, en función del perfil motivacional de los estudiantes, mediante una metodología mixta. Se aplicaron dos instrumentos estandarizados (CMA y AVSI) a 204 estudiantes de Bachillerato mexicanos, entre 16 y 18 años, para identificar su perfil motivacional. Asimismo, se realizaron entrevistas semi-estructuradas para comprender cómo generan las estrategias volitivas que utilizan. Los resultados muestran que los alumnos en su mayoría adoptaron un perfil orientado a metas múltiples, caracterizado por un mayor uso de estrategias volitivas. Además, manifestaron usar estrategias volitivas principalmente para concentrarse en el estudio y tener tiempo para realizar otras tareas. Se considera necesario diseñar programas que promuevan el uso de estrategias volitivas, que fortalezcan el compromiso y esfuerzo sostenido necesarios para el logro de las metas académicas en el bachillerato.This research had as its main purpose to analyze the generation and use of volitional strategies –motivational and emotional control-, based on the motivational profile of the students, through a mixed methodology. Two standardized instruments (CMA and AVSI) were applied to 204 Mexican high school students, between 16 and 18, to identify their motivational profile. Semi-structured interviews were carried out to understand how they generate the volitional strategies they use. Results show that most students adopted a profile oriented to multiple goals, characterized by more volitional strategies use. They also stated that they used volitional strategies to concentrate on studying and have time to perform other tasks. It is considered necessary to design programs that promote volitional strategies, strengthening the commitment and sustained effort required to achieve academic goals in high school.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/19825410.1590/1982-4327e3118Paidéia (Ribeirão Preto); v. 31 (2021); e3118Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3118Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e31181982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198254/182363https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198254/182362http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodríguez-Guardado, Maria del SocorroGaeta, Martha Letícia2022-05-31T20:42:29Zoai:revistas.usp.br:article/198254Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2022-05-31T20:42:29Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas Motivational profiles in high school students: generation and use of volitional strategies Perfiles motivacionales en estudiantes de bachillerato: generación y uso de estrategias volitivas |
title |
Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas |
spellingShingle |
Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas Rodríguez-Guardado, Maria del Socorro Motivação Emoções Estudantes Objetivos educacionais Motivación Emociones Estudiantes Objetivos educacionales Motivation Emotions Students Educational objectives |
title_short |
Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas |
title_full |
Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas |
title_fullStr |
Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas |
title_full_unstemmed |
Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas |
title_sort |
Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas |
author |
Rodríguez-Guardado, Maria del Socorro |
author_facet |
Rodríguez-Guardado, Maria del Socorro Gaeta, Martha Letícia |
author_role |
author |
author2 |
Gaeta, Martha Letícia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodríguez-Guardado, Maria del Socorro Gaeta, Martha Letícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Emoções Estudantes Objetivos educacionais Motivación Emociones Estudiantes Objetivos educacionales Motivation Emotions Students Educational objectives |
topic |
Motivação Emoções Estudantes Objetivos educacionais Motivación Emociones Estudiantes Objetivos educacionales Motivation Emotions Students Educational objectives |
description |
Este estudo teve por objetivo analisar a geração e o uso de estratégias volitivas -controle motivacional e emocional-, com base no perfil motivacional dos alunos, utilizando uma metodologia mista. Dois instrumentos padronizados (CMA y AVSI) foram aplicados em 204 estudantes mexicanos do ensino médio, entre 16 e 18 anos, a fim de identificar seu perfil motivacional e o uso de estratégias volitivas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para entender como geram as estratégias volitivas por eles utilizadas. Os resultados mostram que a maioria dos alunos adotou um perfil orientado para objetivos múltiplos, caracterizado por uma maior utilização de estratégias volitivas. Eles também afirmaram que usavam estratégias volitivas principalmente para se concentrar no estudo e ter tempo para realizar outras tarefas. Considera-se necessário desenhar programas que promovam estratégias volitivas e que fortaleçam o comprometimento e esforço sustentado, condições necessárias para atingir os objetivos acadêmicos no ensino médio. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198254 10.1590/1982-4327e3118 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198254 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-4327e3118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198254/182363 https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198254/182362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 31 (2021); e3118 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3118 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3118 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1787713319882194944 |