Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodríguez-Guardado, Maria del Socorro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gaeta, Martha Letícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198254
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar a geração e o uso de estratégias volitivas -controle motivacional e emocional-, com base no perfil motivacional dos alunos, utilizando uma metodologia mista. Dois instrumentos padronizados (CMA y AVSI) foram aplicados em 204 estudantes mexicanos do ensino médio, entre 16 e 18 anos, a fim de identificar seu perfil motivacional e o uso de estratégias volitivas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para entender como geram as estratégias volitivas por eles utilizadas. Os resultados mostram que a maioria dos alunos adotou um perfil orientado para objetivos múltiplos, caracterizado por uma maior utilização de estratégias volitivas. Eles também afirmaram que usavam estratégias volitivas principalmente para se concentrar no estudo e ter tempo para realizar outras tarefas. Considera-se necessário desenhar programas que promovam estratégias volitivas e que fortaleçam o comprometimento e esforço sustentado, condições necessárias para atingir os objetivos acadêmicos no ensino médio.
id USP-22_2931207339d35b6b251bbf813eaa3dfb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/198254
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivasMotivational profiles in high school students: generation and use of volitional strategiesPerfiles motivacionales en estudiantes de bachillerato: generación y uso de estrategias volitivasMotivaçãoEmoçõesEstudantesObjetivos educacionaisMotivaciónEmocionesEstudiantesObjetivos educacionalesMotivationEmotionsStudentsEducational objectivesEste estudo teve por objetivo analisar a geração e o uso de estratégias volitivas -controle motivacional e emocional-, com base no perfil motivacional dos alunos, utilizando uma metodologia mista. Dois instrumentos padronizados (CMA y AVSI) foram aplicados em 204 estudantes mexicanos do ensino médio, entre 16 e 18 anos, a fim de identificar seu perfil motivacional e o uso de estratégias volitivas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para entender como geram as estratégias volitivas por eles utilizadas. Os resultados mostram que a maioria dos alunos adotou um perfil orientado para objetivos múltiplos, caracterizado por uma maior utilização de estratégias volitivas. Eles também afirmaram que usavam estratégias volitivas principalmente para se concentrar no estudo e ter tempo para realizar outras tarefas. Considera-se necessário desenhar programas que promovam estratégias volitivas e que fortaleçam o comprometimento e esforço sustentado, condições necessárias para atingir os objetivos acadêmicos no ensino médio.Este estudio tuvo como propósito principal analizar la generación y uso de estrategias volitivas –de control motivacional y emocional-, en función del perfil motivacional de los estudiantes, mediante una metodología mixta. Se aplicaron dos instrumentos estandarizados (CMA y AVSI) a 204 estudiantes de Bachillerato mexicanos, entre 16 y 18 años, para identificar su perfil motivacional. Asimismo, se realizaron entrevistas semi-estructuradas para comprender cómo generan las estrategias volitivas que utilizan. Los resultados muestran que los alumnos en su mayoría adoptaron un perfil orientado a metas múltiples, caracterizado por un mayor uso de estrategias volitivas. Además, manifestaron usar estrategias volitivas principalmente para concentrarse en el estudio y tener tiempo para realizar otras tareas. Se considera necesario diseñar programas que promuevan el uso de estrategias volitivas, que fortalezcan el compromiso y esfuerzo sostenido necesarios para el logro de las metas académicas en el bachillerato.This research had as its main purpose to analyze the generation and use of volitional strategies –motivational and emotional control-, based on the motivational profile of the students, through a mixed methodology. Two standardized instruments (CMA and AVSI) were applied to 204 Mexican high school students, between 16 and 18, to identify their motivational profile. Semi-structured interviews were carried out to understand how they generate the volitional strategies they use. Results show that most students adopted a profile oriented to multiple goals, characterized by more volitional strategies use. They also stated that they used volitional strategies to concentrate on studying and have time to perform other tasks. It is considered necessary to design programs that promote volitional strategies, strengthening the commitment and sustained effort required to achieve academic goals in high school.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/19825410.1590/1982-4327e3118Paidéia (Ribeirão Preto); v. 31 (2021); e3118Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3118Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e31181982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198254/182363https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198254/182362http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodríguez-Guardado, Maria del SocorroGaeta, Martha Letícia2022-05-31T20:42:29Zoai:revistas.usp.br:article/198254Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2022-05-31T20:42:29Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas
Motivational profiles in high school students: generation and use of volitional strategies
Perfiles motivacionales en estudiantes de bachillerato: generación y uso de estrategias volitivas
title Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas
spellingShingle Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas
Rodríguez-Guardado, Maria del Socorro
Motivação
Emoções
Estudantes
Objetivos educacionais
Motivación
Emociones
Estudiantes
Objetivos educacionales
Motivation
Emotions
Students
Educational objectives
title_short Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas
title_full Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas
title_fullStr Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas
title_full_unstemmed Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas
title_sort Perfis motivacionais em estudantes do ensino médio: geração e uso de estratégias volitivas
author Rodríguez-Guardado, Maria del Socorro
author_facet Rodríguez-Guardado, Maria del Socorro
Gaeta, Martha Letícia
author_role author
author2 Gaeta, Martha Letícia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodríguez-Guardado, Maria del Socorro
Gaeta, Martha Letícia
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Emoções
Estudantes
Objetivos educacionais
Motivación
Emociones
Estudiantes
Objetivos educacionales
Motivation
Emotions
Students
Educational objectives
topic Motivação
Emoções
Estudantes
Objetivos educacionais
Motivación
Emociones
Estudiantes
Objetivos educacionales
Motivation
Emotions
Students
Educational objectives
description Este estudo teve por objetivo analisar a geração e o uso de estratégias volitivas -controle motivacional e emocional-, com base no perfil motivacional dos alunos, utilizando uma metodologia mista. Dois instrumentos padronizados (CMA y AVSI) foram aplicados em 204 estudantes mexicanos do ensino médio, entre 16 e 18 anos, a fim de identificar seu perfil motivacional e o uso de estratégias volitivas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para entender como geram as estratégias volitivas por eles utilizadas. Os resultados mostram que a maioria dos alunos adotou um perfil orientado para objetivos múltiplos, caracterizado por uma maior utilização de estratégias volitivas. Eles também afirmaram que usavam estratégias volitivas principalmente para se concentrar no estudo e ter tempo para realizar outras tarefas. Considera-se necessário desenhar programas que promovam estratégias volitivas e que fortaleçam o comprometimento e esforço sustentado, condições necessárias para atingir os objetivos acadêmicos no ensino médio.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198254
10.1590/1982-4327e3118
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198254
identifier_str_mv 10.1590/1982-4327e3118
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198254/182363
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198254/182362
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 31 (2021); e3118
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3118
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3118
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1787713319882194944