Emotional intelligence and job performance: a study with MSCEIT, BPR-5 and 16PF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cobêro, Cláudia
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Primi, Ricardo, Muniz, Monalisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6404
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar a validade de uma medida de inteligência emocional correlacionando-a com medidas de inteligência, personalidade e desempenho profissional. Participaram do estudo 119 sujeitos, com idade entre 17 e 64 anos, de ambos os sexos e que trabalham em empresas situadas em municípios do interior do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: Versão em Português do Mayer-Salovey-Caruso-Emotional Intelligence Test (MSCEIT), o Questionário Dezesseis Fatores da Personalidade (16PF), Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5), Avaliação de Desempenho respondido por duas pessoas (um supervisor e um colega). Os resultados apontam baixa correlação entre inteligência emocional e personalidade, bem como com inteligência. Indicam também que a faceta regulação das emoções se correlaciona com o desempenho profissional e apresenta validade incremental em relação à inteligência. Em suma conclui-se que a inteligência emocional constitui um tipo diferenciado de inteligência útil na avaliação psicológica no contexto organizacional.
id USP-22_57a1b350277a833dfef9b5db641c64bb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/6404
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Emotional intelligence and job performance: a study with MSCEIT, BPR-5 and 16PF Inteligência emocional e desempenho no trabalho: um estudo com MSCEIT, BPR-5 e 16PF Inteligência EmocionalMayer-Salovey-Caruso-Emotional Intelligence Test (MSCEIT)Avaliação PsicológicaProcessos SeletivosBPR-516PFValidadeEmotional IntelligenceMayer-Salovey-Caruso-Emotional Intelligence Test (MSCEIT)Psychological AssessmentSelection ProcessesBPR-516PFValidity O presente trabalho teve como objetivo investigar a validade de uma medida de inteligência emocional correlacionando-a com medidas de inteligência, personalidade e desempenho profissional. Participaram do estudo 119 sujeitos, com idade entre 17 e 64 anos, de ambos os sexos e que trabalham em empresas situadas em municípios do interior do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: Versão em Português do Mayer-Salovey-Caruso-Emotional Intelligence Test (MSCEIT), o Questionário Dezesseis Fatores da Personalidade (16PF), Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5), Avaliação de Desempenho respondido por duas pessoas (um supervisor e um colega). Os resultados apontam baixa correlação entre inteligência emocional e personalidade, bem como com inteligência. Indicam também que a faceta regulação das emoções se correlaciona com o desempenho profissional e apresenta validade incremental em relação à inteligência. Em suma conclui-se que a inteligência emocional constitui um tipo diferenciado de inteligência útil na avaliação psicológica no contexto organizacional. This research had as objective to investigate the validity of a emotional intelligence measure correlating it with measures of intelligence, personality, and job performance. The participants were 119 subjects, aged 17 to 64 years old, of bothe sex that work in cities industries from the state of São Paulo. The instruments used: the Mayer-Salovey-Caruso-Emotional Intelligence Test (MSCEIT), protuguese version, the Sixteen Personality Factors Questionnaire (16PF), the Battery of Reasoning (BPR-5) a performance evaluation made by two persons (supervisor and a colegue). The results show low correlations between emotional intelligence and personality. Also that the branch managing emotions is correlated with job performance and presents validy with the intelligence. In sum it was concluded that emotional intelligence constitutes a differentiated type of intelligence useful for psychological assessment in the context of industrial and organizational psychology. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/640410.1590/S0103-863X2006000300005Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 35 (2006); 337-348 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 35 (2006); 337-348 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 35 (2006); 337-348 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6404/7875Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessCobêro, CláudiaPrimi, RicardoMuniz, Monalisa2012-05-01T02:27:47Zoai:revistas.usp.br:article/6404Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-05-01T02:27:47Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Emotional intelligence and job performance: a study with MSCEIT, BPR-5 and 16PF
Inteligência emocional e desempenho no trabalho: um estudo com MSCEIT, BPR-5 e 16PF
title Emotional intelligence and job performance: a study with MSCEIT, BPR-5 and 16PF
spellingShingle Emotional intelligence and job performance: a study with MSCEIT, BPR-5 and 16PF
Cobêro, Cláudia
Inteligência Emocional
Mayer-Salovey-Caruso-Emotional Intelligence Test (MSCEIT)
Avaliação Psicológica
Processos Seletivos
BPR-5
16PF
Validade
Emotional Intelligence
Mayer-Salovey-Caruso-Emotional Intelligence Test (MSCEIT)
Psychological Assessment
Selection Processes
BPR-5
16PF
Validity
title_short Emotional intelligence and job performance: a study with MSCEIT, BPR-5 and 16PF
title_full Emotional intelligence and job performance: a study with MSCEIT, BPR-5 and 16PF
title_fullStr Emotional intelligence and job performance: a study with MSCEIT, BPR-5 and 16PF
title_full_unstemmed Emotional intelligence and job performance: a study with MSCEIT, BPR-5 and 16PF
title_sort Emotional intelligence and job performance: a study with MSCEIT, BPR-5 and 16PF
author Cobêro, Cláudia
author_facet Cobêro, Cláudia
Primi, Ricardo
Muniz, Monalisa
author_role author
author2 Primi, Ricardo
Muniz, Monalisa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cobêro, Cláudia
Primi, Ricardo
Muniz, Monalisa
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Emocional
Mayer-Salovey-Caruso-Emotional Intelligence Test (MSCEIT)
Avaliação Psicológica
Processos Seletivos
BPR-5
16PF
Validade
Emotional Intelligence
Mayer-Salovey-Caruso-Emotional Intelligence Test (MSCEIT)
Psychological Assessment
Selection Processes
BPR-5
16PF
Validity
topic Inteligência Emocional
Mayer-Salovey-Caruso-Emotional Intelligence Test (MSCEIT)
Avaliação Psicológica
Processos Seletivos
BPR-5
16PF
Validade
Emotional Intelligence
Mayer-Salovey-Caruso-Emotional Intelligence Test (MSCEIT)
Psychological Assessment
Selection Processes
BPR-5
16PF
Validity
description O presente trabalho teve como objetivo investigar a validade de uma medida de inteligência emocional correlacionando-a com medidas de inteligência, personalidade e desempenho profissional. Participaram do estudo 119 sujeitos, com idade entre 17 e 64 anos, de ambos os sexos e que trabalham em empresas situadas em municípios do interior do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: Versão em Português do Mayer-Salovey-Caruso-Emotional Intelligence Test (MSCEIT), o Questionário Dezesseis Fatores da Personalidade (16PF), Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5), Avaliação de Desempenho respondido por duas pessoas (um supervisor e um colega). Os resultados apontam baixa correlação entre inteligência emocional e personalidade, bem como com inteligência. Indicam também que a faceta regulação das emoções se correlaciona com o desempenho profissional e apresenta validade incremental em relação à inteligência. Em suma conclui-se que a inteligência emocional constitui um tipo diferenciado de inteligência útil na avaliação psicológica no contexto organizacional.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6404
10.1590/S0103-863X2006000300005
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6404
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X2006000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6404/7875
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 35 (2006); 337-348
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 35 (2006); 337-348
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 35 (2006); 337-348
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221831143096320