Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Nahara Rodrigues Laterza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Górni, Suélen Mariana, Mattar, Victor Oliver, Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/171918
Resumo: A Síndrome do Bebê Sacudido (SBS) é uma forma de maus-tratos físicos que pode acarretar consequências gravíssimas para o desenvolvimento infantil, podendo ser prevenida pela educação parental. Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de uma intervenção breve para o aumento de conhecimento sobre a SBS em 252 pais. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Experimental e Controle de Espera. A intervenção consistiu na exibição de vídeo educativo e leitura de panfleto sobre a SBS. Para avaliação do conhecimento foi utilizada a Escala de Atitudes Frente ao Choro do Bebê. Após a intervenção foi observado no grupo experimental o aumento do conhecimento sobre as consequências de se sacudir o bebê, estratégias para o bem-estar do cuidador, estratégias para lidar com o choro relacionadas ao cuidador, crenças sobre o cuidado do bebê e características do choro do bebê nos primeiros meses de vida, indicando a efetividade da intervenção.
id USP-22_965c890fe449dd1b35dd63f1defac629
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/171918
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby SyndromeEvaluación de Intervención Breve con Padres para Prevención del Síndrome del Bebé SacudidoAvaliação de Intervenção Breve com Pais para Prevenção da Síndrome do Bebê Sacudidoviolence in childrenpreventionparent trainingcryingviolência en niñoprevenciónentrenamiento de padresllantoviolência na criançaprevençãotreinamento de paischoroA Síndrome do Bebê Sacudido (SBS) é uma forma de maus-tratos físicos que pode acarretar consequências gravíssimas para o desenvolvimento infantil, podendo ser prevenida pela educação parental. Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de uma intervenção breve para o aumento de conhecimento sobre a SBS em 252 pais. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Experimental e Controle de Espera. A intervenção consistiu na exibição de vídeo educativo e leitura de panfleto sobre a SBS. Para avaliação do conhecimento foi utilizada a Escala de Atitudes Frente ao Choro do Bebê. Após a intervenção foi observado no grupo experimental o aumento do conhecimento sobre as consequências de se sacudir o bebê, estratégias para o bem-estar do cuidador, estratégias para lidar com o choro relacionadas ao cuidador, crenças sobre o cuidado do bebê e características do choro do bebê nos primeiros meses de vida, indicando a efetividade da intervenção.El Síndrome del Bebé Sacudido (SBS) es una forma de abuso físico que puede resultar en consecuencias muy graves para el desarrollo infantil y puede ser prevenido mediante la educación de los padres. Este estudio evaluó la eficacia de una intervención breve para aumentar el conocimiento sobre el SBS con 252 padres. Los participantes fueron divididos aleatoriamente en dos grupos: Grupo experimental y Grupo de control de espera. La intervención consistió en la proyección de un vídeo educativo y de la lectura de un folleto sobre el SBS. Para evaluar el conocimiento se utilizó la Escala de Actitudes Frente al Llanto del Bebé. Después de la intervención, se observó que el grupo experimental obtuvo mayor conocimiento sobre las consecuencias de sacudir a los bebes, estrategias para el bienestar del cuidador, estrategias del cuidador para lidiar con el llanto del bebé, las creencias sobre el cuidado del bebé y las características del llanto del bebé en los primeros meses de vida, indicando la efectividad de la intervención.Shaken Baby Syndrome (SBS) is a form of physical abuse, which may result in serious consequences for child development. Despite its severity, SBS can be prevented through parent training. This study aimed to evaluate the effectiveness of a brief intervention to increase knowledge on SBS with 252 parents. Participants were randomly assigned into two conditions: Experimental Group (EG) and a waiting Control Group (CG). The intervention consisted of exhibition of an educational video and reading a pamphlet on SBS. To measure parental knowledge, the Attitudes towards the Infant Crying Scale was used. An increase in participants’ knowledge about consequences of shaking, caregiver’s wellbeing, caregiver strategies to deal with crying, beliefs about infant care and about characteristics of infant crying were observed in the EG at posttest, indicating the effectiveness of the interventionUniversidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2018-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/17191810.1590/1982-4327e2823Paidéia (Ribeirão Preto); v. 28 (2018); e2823Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2823Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e28231982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/171918/161707https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/171918/161708Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Nahara Rodrigues LaterzaGórni, Suélen MarianaMattar, Victor OliverWilliams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque2020-07-02T14:54:42Zoai:revistas.usp.br:article/171918Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2020-07-02T14:54:42Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome
Evaluación de Intervención Breve con Padres para Prevención del Síndrome del Bebé Sacudido
Avaliação de Intervenção Breve com Pais para Prevenção da Síndrome do Bebê Sacudido
title Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome
spellingShingle Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome
Lopes, Nahara Rodrigues Laterza
violence in children
prevention
parent training
crying
violência en niño
prevención
entrenamiento de padres
llanto
violência na criança
prevenção
treinamento de pais
choro
title_short Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome
title_full Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome
title_fullStr Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome
title_full_unstemmed Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome
title_sort Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome
author Lopes, Nahara Rodrigues Laterza
author_facet Lopes, Nahara Rodrigues Laterza
Górni, Suélen Mariana
Mattar, Victor Oliver
Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
author_role author
author2 Górni, Suélen Mariana
Mattar, Victor Oliver
Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Nahara Rodrigues Laterza
Górni, Suélen Mariana
Mattar, Victor Oliver
Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv violence in children
prevention
parent training
crying
violência en niño
prevención
entrenamiento de padres
llanto
violência na criança
prevenção
treinamento de pais
choro
topic violence in children
prevention
parent training
crying
violência en niño
prevención
entrenamiento de padres
llanto
violência na criança
prevenção
treinamento de pais
choro
description A Síndrome do Bebê Sacudido (SBS) é uma forma de maus-tratos físicos que pode acarretar consequências gravíssimas para o desenvolvimento infantil, podendo ser prevenida pela educação parental. Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de uma intervenção breve para o aumento de conhecimento sobre a SBS em 252 pais. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Experimental e Controle de Espera. A intervenção consistiu na exibição de vídeo educativo e leitura de panfleto sobre a SBS. Para avaliação do conhecimento foi utilizada a Escala de Atitudes Frente ao Choro do Bebê. Após a intervenção foi observado no grupo experimental o aumento do conhecimento sobre as consequências de se sacudir o bebê, estratégias para o bem-estar do cuidador, estratégias para lidar com o choro relacionadas ao cuidador, crenças sobre o cuidado do bebê e características do choro do bebê nos primeiros meses de vida, indicando a efetividade da intervenção.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/171918
10.1590/1982-4327e2823
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/171918
identifier_str_mv 10.1590/1982-4327e2823
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/171918/161707
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/171918/161708
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 28 (2018); e2823
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2823
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2823
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221835604787200