A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fátima Neves do Amaral
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Casagrande, Lisete Diniz Ribas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46451
Resumo: O trabalho sintetiza a Proposta Curricular para o Ensino de Ciências e Programas de Saúde, elaborada pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Evidencia-se sua sustentação teórica marcadamente sócio-histórica. São levantadas as dificuldades em se trabalhar esse enfoque pelo professor com formação tradicional. Discute-se a contribuição do profissional enfermeiro-educador, nesse quadro, relacionando-a à adequação dos elementos do plano de ensino da Proposta de Ciências da CENP (1992), particularmente dos temas relativos a saúde, para o Ciclo Básico.
id USP-22_c5842a22d0a386e44a45950bde68332c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/46451
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básicoCurriculum ProposalTeaching-LearningScience TeachinTeaching PlanProposta CurricularEnsino-AprendizagemEnsino de CiênciasPlano de EnsinoO trabalho sintetiza a Proposta Curricular para o Ensino de Ciências e Programas de Saúde, elaborada pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Evidencia-se sua sustentação teórica marcadamente sócio-histórica. São levantadas as dificuldades em se trabalhar esse enfoque pelo professor com formação tradicional. Discute-se a contribuição do profissional enfermeiro-educador, nesse quadro, relacionando-a à adequação dos elementos do plano de ensino da Proposta de Ciências da CENP (1992), particularmente dos temas relativos a saúde, para o Ciclo Básico.The paper begins with a shintesis of the Science and Health Programs Curriculum Proposal, worked up by the Pedagogic Studies ans Norms Coordination (CENP), from the bureau of Education in São Paulo State, Brazil. The Proposal's theoretical foudation on social-historic premises is also showed, toghether with the difficulties for the traditionally prepared teacher to work with it. Finally, the paper discusses the possible contribution of the educator-nurse professional, on the improvement of helth themes of the Proposal (1992), especially for the school. (Basic Cicle)Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto1994-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/4645110.1590/S0103-863X1994000100003Paidéia (Ribeirão Preto); n. 6 (1994); 26-37Paidéia (Ribeirão Preto); No. 6 (1994); 26-37Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 6 (1994); 26-371982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46451/50207Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fátima Neves do AmaralCasagrande, Lisete Diniz Ribas2012-10-30T16:40:40Zoai:revistas.usp.br:article/46451Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-10-30T16:40:40Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico
title A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico
spellingShingle A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico
Costa, Fátima Neves do Amaral
Curriculum Proposal
Teaching-Learning
Science Teachin
Teaching Plan
Proposta Curricular
Ensino-Aprendizagem
Ensino de Ciências
Plano de Ensino
title_short A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico
title_full A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico
title_fullStr A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico
title_full_unstemmed A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico
title_sort A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico
author Costa, Fátima Neves do Amaral
author_facet Costa, Fátima Neves do Amaral
Casagrande, Lisete Diniz Ribas
author_role author
author2 Casagrande, Lisete Diniz Ribas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Fátima Neves do Amaral
Casagrande, Lisete Diniz Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv Curriculum Proposal
Teaching-Learning
Science Teachin
Teaching Plan
Proposta Curricular
Ensino-Aprendizagem
Ensino de Ciências
Plano de Ensino
topic Curriculum Proposal
Teaching-Learning
Science Teachin
Teaching Plan
Proposta Curricular
Ensino-Aprendizagem
Ensino de Ciências
Plano de Ensino
description O trabalho sintetiza a Proposta Curricular para o Ensino de Ciências e Programas de Saúde, elaborada pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Evidencia-se sua sustentação teórica marcadamente sócio-histórica. São levantadas as dificuldades em se trabalhar esse enfoque pelo professor com formação tradicional. Discute-se a contribuição do profissional enfermeiro-educador, nesse quadro, relacionando-a à adequação dos elementos do plano de ensino da Proposta de Ciências da CENP (1992), particularmente dos temas relativos a saúde, para o Ciclo Básico.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46451
10.1590/S0103-863X1994000100003
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46451
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X1994000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46451/50207
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); n. 6 (1994); 26-37
Paidéia (Ribeirão Preto); No. 6 (1994); 26-37
Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 6 (1994); 26-37
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221833037873152