Efeito do grupo operativo no ensino do autocuidado com os pés de diabéticos: ensaio clínico randomizado
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342020000100469 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Avaliar o efeito do grupo operativo no ensino do autocuidado com os pés para prevenção do pé diabético. Método Ensaio clínico controlado e cego, realizado com voluntários que apresentavam Diabetes Mellitus tipo 2, randomizados em grupo tratado (55 pessoas) e grupo controle (54 pessoas). O grupo tratado recebeu a intervenção educativa “Ensino do autocuidado com os pés” e o grupo controle foi somente avaliado. As avaliações dos pés ocorreram antes e após a intervenção, bem como 15 dias depois desta (follow-up). A intervenção foi realizada por meio do grupo operativo e desenvolvida com orientação escrita, expositiva dialogada e role-playing. Foram utilizados os testes: Shapiro-Wilk, Qui-quadrado, Teste T, Mann-Whitney, McNemar e Wilcoxon emparelhado. Resultados Participaram 109 voluntários. Houve homogeneidade entre os grupos nas variáveis sociodemográficas. Na análise intergrupo, foi observada melhora após a intervenção educativa para: a maioria das variáveis dos domínios pele anexos; circulação sanguínea; sensibilidade plantar; e pressão plantar. Observou-se melhora nos escores do risco do pé diabético no grupo tratado. Conclusão A intervenção educativa por meio do grupo operativo foi eficaz, pois estimulou o autocuidado e reduziu o potencial de risco para o pé diabético. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR- 753 Kcg. |
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Efeito do grupo operativo no ensino do autocuidado com os pés de diabéticos: ensaio clínico randomizadoDiabetes MellitusPé DiabéticoCuidados de EnfermagemEducação em SaúdeAutocuidadoRESUMO Objetivo Avaliar o efeito do grupo operativo no ensino do autocuidado com os pés para prevenção do pé diabético. Método Ensaio clínico controlado e cego, realizado com voluntários que apresentavam Diabetes Mellitus tipo 2, randomizados em grupo tratado (55 pessoas) e grupo controle (54 pessoas). O grupo tratado recebeu a intervenção educativa “Ensino do autocuidado com os pés” e o grupo controle foi somente avaliado. As avaliações dos pés ocorreram antes e após a intervenção, bem como 15 dias depois desta (follow-up). A intervenção foi realizada por meio do grupo operativo e desenvolvida com orientação escrita, expositiva dialogada e role-playing. Foram utilizados os testes: Shapiro-Wilk, Qui-quadrado, Teste T, Mann-Whitney, McNemar e Wilcoxon emparelhado. Resultados Participaram 109 voluntários. Houve homogeneidade entre os grupos nas variáveis sociodemográficas. Na análise intergrupo, foi observada melhora após a intervenção educativa para: a maioria das variáveis dos domínios pele anexos; circulação sanguínea; sensibilidade plantar; e pressão plantar. Observou-se melhora nos escores do risco do pé diabético no grupo tratado. Conclusão A intervenção educativa por meio do grupo operativo foi eficaz, pois estimulou o autocuidado e reduziu o potencial de risco para o pé diabético. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR- 753 Kcg.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342020000100469Revista da Escola de Enfermagem da USP v.54 2020reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/s1980-220x2019005403624info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,João BatistaMuro,Eliene SousaMonteiro,Lidiane AparecidaIunes,Denise HollandaAssis,Bianca Bacelar deChaves,Erika de Cássia Lopespor2020-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342020000100469Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2020-10-09T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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