Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sgariboldi, Aline Raquel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Puggina, Ana Cláudia Giesbrecht, Silva, Maria Júlia Paes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40824
Resumo: O estudo teve como objetivo verificar a diferença na percepção dos sentimentos dos alunos pelos professores antes e depois de uma apresentação explicativa sobre o tema. Estudo de natureza exploratória de fonte primária, abordagem quantitativa com 13 professores de Enfermagem e Medicina. Um vídeo com a imagem dos alunos foi apresentado aos professores que responderam ao questionário de identificação de sentimentos e, após uma apresentação explicativa sobre comunicação não verbal e sentimentos, assistiram ao mesmo vídeo e responderam novamente ao questionário. Quanto à identificação de sentimentos, a alegria, a ansiedade e o interesse foram os mais identificados. Encontramos valores estatisticamente significantes em relação à média da pontuação total antes e depois da apresentação explicativa (p=0,02). O professor é capaz de identificar os sentimentos, porém, após a apresentação explicativa, sua percepção melhorou e ele conseguiu identificá-los mais vezes.
id USP-24_0ed0915e96911a4530f6021d893d374a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40824
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aulaAnálisis de la percepción de los profesores en relación a los sentimientos de los alumnos en sala de clasesProfessors' perception of students' feelings in the classroom: an analysisStudentsFacultyNonverbal communicationEmotionsPerceptionEstudiantesDocentesComunicación no verbalEmocionesPercepciónEstudantesDocentesComunicação não-verbalEmoçõesPercepçãoO estudo teve como objetivo verificar a diferença na percepção dos sentimentos dos alunos pelos professores antes e depois de uma apresentação explicativa sobre o tema. Estudo de natureza exploratória de fonte primária, abordagem quantitativa com 13 professores de Enfermagem e Medicina. Um vídeo com a imagem dos alunos foi apresentado aos professores que responderam ao questionário de identificação de sentimentos e, após uma apresentação explicativa sobre comunicação não verbal e sentimentos, assistiram ao mesmo vídeo e responderam novamente ao questionário. Quanto à identificação de sentimentos, a alegria, a ansiedade e o interesse foram os mais identificados. Encontramos valores estatisticamente significantes em relação à média da pontuação total antes e depois da apresentação explicativa (p=0,02). O professor é capaz de identificar os sentimentos, porém, após a apresentação explicativa, sua percepção melhorou e ele conseguiu identificá-los mais vezes.El estudio objetivó verificar la diferencia en la percepción de los sentimientos de los alumnos por los profesores antes y después de una presentación explicativa sobre el tema. Estudio exploratorio de fuente primaria, abordaje cuantitativo con 13 profesores de Enfermería y Medicina. Un video con la imagen de los alumnos se presentó a los profesores que respondieron el cuestionario de identificación de sentimientos y, luego de una presentación explicativa sobre comunicación no-verbal y sentimientos, vieron el mismo video y respondieron nuevamente el cuestionario. Respecto de identificación de sentimientos, alegría ansiedad e interés fueron los más identificados. Encontramos valores estadísticamente significativos en relación a la media de puntuación total antes y después de la presentación explicativa (p=0,02). El profesor es capaz de identificar los sentimientos, sin embargo luego de la presentación explicativa, su percepción mejoró y le fue posible identificar sentimientos mayor cantidad de veces.The objective of this study is to verify the difference in professors' perception of students' feelings before and after an explanatory presentation on the theme. This is an exploratory study using a primary source, and a quantitative approach with 13 Nursing and Medicine professors. A vide showing student images was presented to the professors, who answered a feeling-identification questionnaire, and, after an explanatory presentation about non-verbal communication and feelings, the professors watched the same video and answered the questionnaire again. As to the identification of feelings, joy, anxiety, and interest were the most often identified. We found statistically significant values regarding the mean total score before and after the explanatory presentation (p=0.02). The professor is capable of identifying the feelings, but after the explanatory presentation, their perception improved and they were able to make identifications more often.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4082410.1590/S0080-62342011000500025Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 5 (2011); 1206-1212Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 5 (2011); 1206-1212Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 5 (2011); 1206-12121980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40824/44214https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40824/44215http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSgariboldi, Aline RaquelPuggina, Ana Cláudia GiesbrechtSilva, Maria Júlia Paes da2012-08-30T14:37:28Zoai:revistas.usp.br:article/40824Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T14:37:28Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
Análisis de la percepción de los profesores en relación a los sentimientos de los alumnos en sala de clases
Professors' perception of students' feelings in the classroom: an analysis
title Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
spellingShingle Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
Sgariboldi, Aline Raquel
Students
Faculty
Nonverbal communication
Emotions
Perception
Estudiantes
Docentes
Comunicación no verbal
Emociones
Percepción
Estudantes
Docentes
Comunicação não-verbal
Emoções
Percepção
title_short Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
title_full Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
title_fullStr Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
title_full_unstemmed Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
title_sort Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
author Sgariboldi, Aline Raquel
author_facet Sgariboldi, Aline Raquel
Puggina, Ana Cláudia Giesbrecht
Silva, Maria Júlia Paes da
author_role author
author2 Puggina, Ana Cláudia Giesbrecht
Silva, Maria Júlia Paes da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sgariboldi, Aline Raquel
Puggina, Ana Cláudia Giesbrecht
Silva, Maria Júlia Paes da
dc.subject.por.fl_str_mv Students
Faculty
Nonverbal communication
Emotions
Perception
Estudiantes
Docentes
Comunicación no verbal
Emociones
Percepción
Estudantes
Docentes
Comunicação não-verbal
Emoções
Percepção
topic Students
Faculty
Nonverbal communication
Emotions
Perception
Estudiantes
Docentes
Comunicación no verbal
Emociones
Percepción
Estudantes
Docentes
Comunicação não-verbal
Emoções
Percepção
description O estudo teve como objetivo verificar a diferença na percepção dos sentimentos dos alunos pelos professores antes e depois de uma apresentação explicativa sobre o tema. Estudo de natureza exploratória de fonte primária, abordagem quantitativa com 13 professores de Enfermagem e Medicina. Um vídeo com a imagem dos alunos foi apresentado aos professores que responderam ao questionário de identificação de sentimentos e, após uma apresentação explicativa sobre comunicação não verbal e sentimentos, assistiram ao mesmo vídeo e responderam novamente ao questionário. Quanto à identificação de sentimentos, a alegria, a ansiedade e o interesse foram os mais identificados. Encontramos valores estatisticamente significantes em relação à média da pontuação total antes e depois da apresentação explicativa (p=0,02). O professor é capaz de identificar os sentimentos, porém, após a apresentação explicativa, sua percepção melhorou e ele conseguiu identificá-los mais vezes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40824
10.1590/S0080-62342011000500025
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40824
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342011000500025
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40824/44214
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40824/44215
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 5 (2011); 1206-1212
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 5 (2011); 1206-1212
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 5 (2011); 1206-1212
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221728823050240