Accessibility and content of electronic information about specialization courses in nursing administration

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Abel Silva de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sanna, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40708
Resumo: Este estudo descritivo objetivou analisar a acessibilidade e o conteúdo da informação sobre Cursos de Especialização em Administração em Enfermagem disponível em sites de universidades federais brasileiras. De setembro de 2008 a abril de 2009, foram avaliados 19 cursos disponíveis nos sites das universidades federais brasileiras, segundo o nível de acesso à informação e o desenho curricular, frente à estrutura do conhecimento sobre Administração em Enfermagem: Bases Ideológicas e Teóricas, Métodos de Intervenção e Práticas de Administração de Recursos. Os resultados revelaram que, em plena era da sociedade do conhecimento, a acessibilidade por meio eletrônico aos programas de ensino ainda está aquém do que se espera dos conceitos de informação e navegabilidade. No tocante ao desenho dos cursos, percebeu-se que a maioria tem superado muito a carga horária mínima legal, e que está havendo valorização do estudo das Bases Ideológicas e Teóricas em detrimento das Práticas de Administração de Recursos.
id USP-24_14b4fed272461752b0909ccefc34c2d3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40708
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Accessibility and content of electronic information about specialization courses in nursing administrationAccesibilidad y contenido de información electrónica sobre cursos de especializacón en administración de enfermaríaAcessibilidade e conteúdo de informação eletrônica sobre Cursos de Especialização em Administração em EnfermagemEducationnursingSpecializationHealth Services AdministrationEducación en enfermeríaEspecializaciónAdministración de los Servicios de SaludEducação em enfermagemEspecializaçãoAdministração de Serviços de SaúdeEste estudo descritivo objetivou analisar a acessibilidade e o conteúdo da informação sobre Cursos de Especialização em Administração em Enfermagem disponível em sites de universidades federais brasileiras. De setembro de 2008 a abril de 2009, foram avaliados 19 cursos disponíveis nos sites das universidades federais brasileiras, segundo o nível de acesso à informação e o desenho curricular, frente à estrutura do conhecimento sobre Administração em Enfermagem: Bases Ideológicas e Teóricas, Métodos de Intervenção e Práticas de Administração de Recursos. Os resultados revelaram que, em plena era da sociedade do conhecimento, a acessibilidade por meio eletrônico aos programas de ensino ainda está aquém do que se espera dos conceitos de informação e navegabilidade. No tocante ao desenho dos cursos, percebeu-se que a maioria tem superado muito a carga horária mínima legal, e que está havendo valorização do estudo das Bases Ideológicas e Teóricas em detrimento das Práticas de Administração de Recursos.Estudio descriptivo que objetivó analizar accesibilidad y contenidos de información sobre Cursos de Especialización en Administración de Enfermería disponibles en sitios de universidades federales brasileñas. Entre setiembre 2008 y abril 2009, fueron evaluados 19 cursos disponibles en dichos sitios según el nivel de acceso a la información y diseño curricular, frente a la estructura de conocimiento sobre Administración en Enfermería: Bases Ideológicas y Teóricas, Métodos de Intervención y Prácticas de Administración de Recursos. Los resultados demostraron que en plena era de la sociedad del conocimiento, la accesibilidad por medio electrónico a los programas de enseñanza aún está por debajo de lo esperado en los conceptos de información y navegabilidad. En referencia al diseño de los cursos, se percibió que la mayoría supera holgadamente la carga horaria mínima legal y que está valorizándose el estudio de las Bases Ideológicas y Teóricas en detrimento de las Prácticas de Administración de Recursos.The objective of this descriptive study was to analyze the accessibility and the content of the information about Specialization Courses in Nursing Administration available on the websites of federal universities in Brazil. From September 2008 to April 2009, evaluations were performed on a total 19 courses that were available on the websites of the universities, regarding the level of access to information and the design of the curricula, in terms of the structure of the knowledge about Nursing Administration: Ideological and Theoretical Bases, Intervention Methods, and Resource Administration Practices. Results showed that, though we are currently in the era of the knowledge society, the electronic access to the teaching programs remain below the expectations in terms of the concepts of information and browsability. In terms of the design of the courses, it was observed that most are many times longer than the what s legally established as a minimum load of hours, and that there has been an appreciation towards studying the Ideological and Theoretical Bases in detriment to the Practices of Human Resources.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4070810.1590/S0080-62342011000200008Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 2 (2011); 356-362Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 2 (2011); 356-362Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 2 (2011); 356-3621980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40708/43979https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40708/43980http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeneses, Abel Silva deSanna, Maria Cristina2012-08-30T14:17:49Zoai:revistas.usp.br:article/40708Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T14:17:49Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Accessibility and content of electronic information about specialization courses in nursing administration
Accesibilidad y contenido de información electrónica sobre cursos de especializacón en administración de enfermaría
Acessibilidade e conteúdo de informação eletrônica sobre Cursos de Especialização em Administração em Enfermagem
title Accessibility and content of electronic information about specialization courses in nursing administration
spellingShingle Accessibility and content of electronic information about specialization courses in nursing administration
Meneses, Abel Silva de
Education
nursing
Specialization
Health Services Administration
Educación en enfermería
Especialización
Administración de los Servicios de Salud
Educação em enfermagem
Especialização
Administração de Serviços de Saúde
title_short Accessibility and content of electronic information about specialization courses in nursing administration
title_full Accessibility and content of electronic information about specialization courses in nursing administration
title_fullStr Accessibility and content of electronic information about specialization courses in nursing administration
title_full_unstemmed Accessibility and content of electronic information about specialization courses in nursing administration
title_sort Accessibility and content of electronic information about specialization courses in nursing administration
author Meneses, Abel Silva de
author_facet Meneses, Abel Silva de
Sanna, Maria Cristina
author_role author
author2 Sanna, Maria Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneses, Abel Silva de
Sanna, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Education
nursing
Specialization
Health Services Administration
Educación en enfermería
Especialización
Administración de los Servicios de Salud
Educação em enfermagem
Especialização
Administração de Serviços de Saúde
topic Education
nursing
Specialization
Health Services Administration
Educación en enfermería
Especialización
Administración de los Servicios de Salud
Educação em enfermagem
Especialização
Administração de Serviços de Saúde
description Este estudo descritivo objetivou analisar a acessibilidade e o conteúdo da informação sobre Cursos de Especialização em Administração em Enfermagem disponível em sites de universidades federais brasileiras. De setembro de 2008 a abril de 2009, foram avaliados 19 cursos disponíveis nos sites das universidades federais brasileiras, segundo o nível de acesso à informação e o desenho curricular, frente à estrutura do conhecimento sobre Administração em Enfermagem: Bases Ideológicas e Teóricas, Métodos de Intervenção e Práticas de Administração de Recursos. Os resultados revelaram que, em plena era da sociedade do conhecimento, a acessibilidade por meio eletrônico aos programas de ensino ainda está aquém do que se espera dos conceitos de informação e navegabilidade. No tocante ao desenho dos cursos, percebeu-se que a maioria tem superado muito a carga horária mínima legal, e que está havendo valorização do estudo das Bases Ideológicas e Teóricas em detrimento das Práticas de Administração de Recursos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40708
10.1590/S0080-62342011000200008
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40708
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342011000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40708/43979
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40708/43980
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 2 (2011); 356-362
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 2 (2011); 356-362
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 2 (2011); 356-362
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1787713274692763648