Discurso político-acadêmico e integração das pessoas com deficiência: das aparências aos sentidos
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41363 |
Resumo: | Objetivamos analisar o Decreto 3.298/99 e os planos das disciplinas dos Cursos de Graduação em enfermagem para verificar inclusão do item participação do enfermeiro no processo de integração das Pessoas Portadoras de Deficiência-PPD. Lemos os planos das disciplinas de quatro universidades; recortamos as disciplinas em comum e as distribuímos conforme o nível de atenção em saúde. As proposições do Decreto são universais, igualitárias e democráticas, os planos encampam a maioria das ações recomendadas pelo Ministério da Saúde para prevenir as deficiências, contudo a prática acadêmica exercita a prevenção-tratamento, silenciando a respeito da inserção do Enfermeiro no processo de integração da PPD. |
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Discurso político-acadêmico e integração das pessoas com deficiência: das aparências aos sentidosDiscurso político/acadêmico e integración de las personas con deficiencias: de las apariencias hasta los sentidosNursingEducationSocializationDisabled personsEnfermeríaEducaciónSocializaciónPersonas con discapacidadEnfermagemEducaçãoSocializaçãoPessoas portadoras de deficiênciaObjetivamos analisar o Decreto 3.298/99 e os planos das disciplinas dos Cursos de Graduação em enfermagem para verificar inclusão do item participação do enfermeiro no processo de integração das Pessoas Portadoras de Deficiência-PPD. Lemos os planos das disciplinas de quatro universidades; recortamos as disciplinas em comum e as distribuímos conforme o nível de atenção em saúde. As proposições do Decreto são universais, igualitárias e democráticas, os planos encampam a maioria das ações recomendadas pelo Ministério da Saúde para prevenir as deficiências, contudo a prática acadêmica exercita a prevenção-tratamento, silenciando a respeito da inserção do Enfermeiro no processo de integração da PPD.El objetivo de esta investigación fue analiza el Decreto 3.298/99 y los planes de las asignaturas de los Cursos de Pre Grado en Enfermería, con el fin de verificar la inclusión del item participación del enfermero en el proceso de integración de las Personas Portadoras de Deficiencia (PPD). Leímos los planes de las asignaturas; seleccionamos las asignaturas en común y las distribuimos de acuerdo con el nivel de atención en salud. Las propuestas del Decreto son universales, igualitarias y democráticas; los planes de los cursos analizados abarcan la mayoría de las acciones recomendadas por el Ministerio de Salud Pública para prevenir las deficiencias; no obstante la práctica académica ejercita la prevención-tratamiento de las enfermedades manteniendo en silencio lo referente a la inclusión del Enfermero en el proceso de integración de la PPD.Our aim was to analyze law no. 3.298/99 and course plans in undergraduate nursing programs in order to confirm the inclusion of the item for participation of nurses in the Handicapped People (HP) integration process. We read the plans of courses from four universities; indentified the courses in common and distributed them according to the level of health care. The proposals of the law are universal, equal, and democratic; the plans of courses analyzed adopt most of the actions recommended by the Ministry of Health in order to prevent deficiencies. Nevertheless, academic practice exercises prevention/treatment of diseases, silencing concern over the insertion of nurse in the HP integration process.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4136310.1590/S0080-62342003000400003Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 37 n. 4 (2003); 24-33Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 No. 4 (2003); 24-33Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 Núm. 4 (2003); 24-331980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41363/44938http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Inacia Sátiro Xavier dePagliuca, Lorita Marlena FreitagSousa, Rosiléa Alves de2012-08-31T19:06:23Zoai:revistas.usp.br:article/41363Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:06:23Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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