Atención a la persona mayor: prácticas de educación permanente del Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia

Bibliographic Details
Main Author: Nogueira, Iara Sescon Nogueira
Publication Date: 2019
Other Authors: Acioli, Sonia, Carreira, Ligia, Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi
Format: Article
Language: eng
por
Source: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Download full: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182280
Summary: Objetivo Desvelar as práticas de Educação Permanente em Saúde desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família na atenção ao idoso. Método Estudo qualitativo e exploratório-descritivo, desenvolvido em um município do estado do Paraná, com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Os dados foram obtidos pela técnica de Grupo Focal e submetidos à Classificação Hierárquica Descendente utilizando o software IRaMuTeQ®. Os referenciais teórico-analíticos foram a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e a Teoria Dialógica. Resultados Participaram 46 profissionais. Surgiram cinco classes que permitiram desvelar que as práticas de educação permanente na atenção ao idoso ocorrem durante os momentos de discussão de casos, no matriciamento, nas visitas domiciliares, nos grupos operativos e no cotidiano do trabalho de modo informal. Conclusão As práticas de educação permanente desenvolvidas pelos profissionais na atenção ao idoso ocorrem em distintos momentos da atuação profissional e são permeadas pela prática.
id USP-24_172c060f0b5312c791376d34a7ef450b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/182280
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Atención a la persona mayor: prácticas de educación permanente del Núcleo de Apoyo a la Salud de la FamiliaOlder adult care: permanent education practices of the Family Health Support CenterAtenção ao idoso: práticas de educação permanente do Núcleo de Apoio à Saúde da FamíliaObjetivo Desvelar as práticas de Educação Permanente em Saúde desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família na atenção ao idoso. Método Estudo qualitativo e exploratório-descritivo, desenvolvido em um município do estado do Paraná, com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Os dados foram obtidos pela técnica de Grupo Focal e submetidos à Classificação Hierárquica Descendente utilizando o software IRaMuTeQ®. Os referenciais teórico-analíticos foram a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e a Teoria Dialógica. Resultados Participaram 46 profissionais. Surgiram cinco classes que permitiram desvelar que as práticas de educação permanente na atenção ao idoso ocorrem durante os momentos de discussão de casos, no matriciamento, nas visitas domiciliares, nos grupos operativos e no cotidiano do trabalho de modo informal. Conclusão As práticas de educação permanente desenvolvidas pelos profissionais na atenção ao idoso ocorrem em distintos momentos da atuação profissional e são permeadas pela prática.Objetivo Desvelar las prácticas de Educación Permanente en Salud desarrolladas por el Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia en la atención a la persona mayor. Método Estudio cualitativo y exploratorio descriptivo, desarrollado en un municipio del Estado de Paraná, con profesionales del Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia. Los datos fueron obtenidos por la técnica de Grupo Focal y sometidos a la Clasificación Jerárquica Descendiente utilizando el software IRaMuTeQ. Los marcos de referencia teóricos analíticos fueron la Política Nacional de Educación Permanente en Salud y la Teoría Dialógica. Resultados Participaron 46 profesionales. Surgieron cinco clases que permitieron desvelar que las prácticas de educación permanente en la atención a la persona mayor ocurren durante los momentos de discusión de casos, en el matriciamiento, las visitas domiciliarias, los grupos operativos y el cotidiano del trabajo de modo informal. Conclusión Las prácticas de educación permanente desarrolladas por los profesionales en la atención a la persona mayor ocurren en distintos momentos de la actuación profesional y traen consigo la práctica.Objective To unveil the Permanent Education in Health practices developed by the Family Health Support Center in the care provided to older adults. Method A qualitative and exploratory-descriptive study developed in a municipality in the state of Paraná with professionals from the Family Health Support Center. Data were obtained by the Focus Group technique and submitted to the Descending Hierarchical Classification using IRaMuTeQ®software. The implemented theoretical-analytical references were the National Policy of Permanent Education in Healthcare and the Dialogical Theory. Results Forty-six (46) professionals participated. Five classes emerged which revealed that the practices of permanent education in care provided to older adults occur during the moments of discussion of cases, in collaborative care planning ( matriciamento ), in the home visits, in the operative groups and in the daily life of the informal work. Conclusion The permanent education practices developed by the professionals in the care provided to older adults occur at different moments of professional performance and are permeated by the practice.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2019-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/18228010.1590/s1980-220x2018022103512 Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 53 (2019); e03512Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e03512Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e035121980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182280/169053https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182280/169052https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.eninfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Iara Sescon NogueiraAcioli, Sonia Carreira, Ligia Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi 2021-02-22T21:33:13Zoai:revistas.usp.br:article/182280Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-02-22T21:33:13Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atención a la persona mayor: prácticas de educación permanente del Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia
Older adult care: permanent education practices of the Family Health Support Center
Atenção ao idoso: práticas de educação permanente do Núcleo de Apoio à Saúde da Família
title Atención a la persona mayor: prácticas de educación permanente del Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia
spellingShingle Atención a la persona mayor: prácticas de educación permanente del Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia
Nogueira, Iara Sescon Nogueira
title_short Atención a la persona mayor: prácticas de educación permanente del Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia
title_full Atención a la persona mayor: prácticas de educación permanente del Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia
title_fullStr Atención a la persona mayor: prácticas de educación permanente del Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia
title_full_unstemmed Atención a la persona mayor: prácticas de educación permanente del Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia
title_sort Atención a la persona mayor: prácticas de educación permanente del Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia
author Nogueira, Iara Sescon Nogueira
author_facet Nogueira, Iara Sescon Nogueira
Acioli, Sonia
Carreira, Ligia
Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi
author_role author
author2 Acioli, Sonia
Carreira, Ligia
Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Iara Sescon Nogueira
Acioli, Sonia
Carreira, Ligia
Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi
description Objetivo Desvelar as práticas de Educação Permanente em Saúde desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família na atenção ao idoso. Método Estudo qualitativo e exploratório-descritivo, desenvolvido em um município do estado do Paraná, com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Os dados foram obtidos pela técnica de Grupo Focal e submetidos à Classificação Hierárquica Descendente utilizando o software IRaMuTeQ®. Os referenciais teórico-analíticos foram a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e a Teoria Dialógica. Resultados Participaram 46 profissionais. Surgiram cinco classes que permitiram desvelar que as práticas de educação permanente na atenção ao idoso ocorrem durante os momentos de discussão de casos, no matriciamento, nas visitas domiciliares, nos grupos operativos e no cotidiano do trabalho de modo informal. Conclusão As práticas de educação permanente desenvolvidas pelos profissionais na atenção ao idoso ocorrem em distintos momentos da atuação profissional e são permeadas pela prática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182280
10.1590/s1980-220x2018022103512
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182280
identifier_str_mv 10.1590/s1980-220x2018022103512
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182280/169053
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182280/169052
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.en
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.en
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 53 (2019); e03512
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e03512
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e03512
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221745628577792