Parto de adolescentes: elementos qualitativos da assistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Enderle, Cleci de Fátima
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Kerber, Nalú Pereira da Costa, Susin, Lulie Rosane Odeh, Gonçalves, Bruna Goulart
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40947
Resumo: O estudo buscou conhecer o que as adolescentes entendem como assistência adequada ao parto. Dados coletados através de entrevista individual com as adolescentes que tiveram seu parto em um Hospital Universitário do sul do Brasil, entre julho de 2008 e outubro de 2009Foi efetuada uma análise temática, que se baseou nas preconizações do Ministério da Saúde sobre o parto humanizado. Despontaram núcleos temáticos relacionados à necessidade de atenção, de orientação e de respeito. A atenção apareceu como elemento significativo e primordial, caracterizada pela compreensão, diálogo e participação ativa no processo de parir, assinalada pelo pronto atendimento às solicitações, compreensão pelo fato de desconhecerem as rotinas e procedimentos, interação com a equipe, sem serem simplesmente visualizadas como sujeitos passivos.
id USP-24_22e34fe6020947a6b9f3b28287f778a0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40947
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Parto de adolescentes: elementos qualitativos da assistênciaParto de adolescentes: elementos cualitativos de la atenciónDelivery in adolescents: qualitative factors of careAdolescentePartoParto humanizadoEnfermería obstétricaAdolescentePartoParto humanizadoEnfermagem obstétricaAdolescentParturitionHumanizing deliveryObstetrical nursingO estudo buscou conhecer o que as adolescentes entendem como assistência adequada ao parto. Dados coletados através de entrevista individual com as adolescentes que tiveram seu parto em um Hospital Universitário do sul do Brasil, entre julho de 2008 e outubro de 2009Foi efetuada uma análise temática, que se baseou nas preconizações do Ministério da Saúde sobre o parto humanizado. Despontaram núcleos temáticos relacionados à necessidade de atenção, de orientação e de respeito. A atenção apareceu como elemento significativo e primordial, caracterizada pela compreensão, diálogo e participação ativa no processo de parir, assinalada pelo pronto atendimento às solicitações, compreensão pelo fato de desconhecerem as rotinas e procedimentos, interação com a equipe, sem serem simplesmente visualizadas como sujeitos passivos.The objective of this study was to learn what adolescents understand as appropriate delivery care. Data were collected through individual interviews with adolescents who delivered at a University Hospital in southern Brazil, between July 2008 and October 2009. A thematic analysis was performed, based on the recommendations of the Ministry of Health regarding humanized delivery. Theme nuclei emerged related to the need for care, guidance and respect. Care appeared as a significant and primordial factor, characterized by understanding, dialogue and an active participation in the delivery process, marked by a timely attention to their needs, understanding their unfamiliarity with the routines and procedures, having a good interaction with the team and not being seen as passive subjects.El estudio buscó conocer lo que las adolescentes entienden como atención adecuada al parto. Datos recolectados a través de entrevista individual con adolescentes que tuvieron su parto en un Hospital Universitario del sur de Brasil, entre julio 2008 y octubre 2009. Fue efectuado un análisis temático, que se basó en las recomendaciones del Ministerio de Salud sobre parto humanizado. Asomaron núcleos temáticos relacionados a la necesidad de atención de orientación y de respeto. La atención apareció como elemento significativo y primordial, caracterizada por la comprensión, diálogo y participación activa en el proceso de parto, señalada por la rápida atención a las solicitudes, comprensión por el hecho de desconocer las rutinas y procedimientos, interacción con el equipo, sin ser simplemente visualizadas como sujetos pasivos.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4094710.1590/S0080-62342012000200004Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 2 (2012); 287-294Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 2 (2012); 287-294Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 2 (2012); 287-2941980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40947/44460http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEnderle, Cleci de FátimaKerber, Nalú Pereira da CostaSusin, Lulie Rosane OdehGonçalves, Bruna Goulart2012-08-30T16:31:31Zoai:revistas.usp.br:article/40947Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T16:31:31Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Parto de adolescentes: elementos qualitativos da assistência
Parto de adolescentes: elementos cualitativos de la atención
Delivery in adolescents: qualitative factors of care
title Parto de adolescentes: elementos qualitativos da assistência
spellingShingle Parto de adolescentes: elementos qualitativos da assistência
Enderle, Cleci de Fátima
Adolescente
Parto
Parto humanizado
Enfermería obstétrica
Adolescente
Parto
Parto humanizado
Enfermagem obstétrica
Adolescent
Parturition
Humanizing delivery
Obstetrical nursing
title_short Parto de adolescentes: elementos qualitativos da assistência
title_full Parto de adolescentes: elementos qualitativos da assistência
title_fullStr Parto de adolescentes: elementos qualitativos da assistência
title_full_unstemmed Parto de adolescentes: elementos qualitativos da assistência
title_sort Parto de adolescentes: elementos qualitativos da assistência
author Enderle, Cleci de Fátima
author_facet Enderle, Cleci de Fátima
Kerber, Nalú Pereira da Costa
Susin, Lulie Rosane Odeh
Gonçalves, Bruna Goulart
author_role author
author2 Kerber, Nalú Pereira da Costa
Susin, Lulie Rosane Odeh
Gonçalves, Bruna Goulart
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Enderle, Cleci de Fátima
Kerber, Nalú Pereira da Costa
Susin, Lulie Rosane Odeh
Gonçalves, Bruna Goulart
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Parto
Parto humanizado
Enfermería obstétrica
Adolescente
Parto
Parto humanizado
Enfermagem obstétrica
Adolescent
Parturition
Humanizing delivery
Obstetrical nursing
topic Adolescente
Parto
Parto humanizado
Enfermería obstétrica
Adolescente
Parto
Parto humanizado
Enfermagem obstétrica
Adolescent
Parturition
Humanizing delivery
Obstetrical nursing
description O estudo buscou conhecer o que as adolescentes entendem como assistência adequada ao parto. Dados coletados através de entrevista individual com as adolescentes que tiveram seu parto em um Hospital Universitário do sul do Brasil, entre julho de 2008 e outubro de 2009Foi efetuada uma análise temática, que se baseou nas preconizações do Ministério da Saúde sobre o parto humanizado. Despontaram núcleos temáticos relacionados à necessidade de atenção, de orientação e de respeito. A atenção apareceu como elemento significativo e primordial, caracterizada pela compreensão, diálogo e participação ativa no processo de parir, assinalada pelo pronto atendimento às solicitações, compreensão pelo fato de desconhecerem as rotinas e procedimentos, interação com a equipe, sem serem simplesmente visualizadas como sujeitos passivos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40947
10.1590/S0080-62342012000200004
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40947
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342012000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40947/44460
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 2 (2012); 287-294
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 2 (2012); 287-294
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 2 (2012); 287-294
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221729695465472