Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pascon, Daniela Miori
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vaz, Débora Rodrigues, Peres, Heloísa Helena Ciqueto, Leonello, Valéria Marli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202410
Resumo: Objetivo: Relatar a experiência do uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, no ensino remoto emergencial, com estudantes ingressantes da graduação em enfermagem. Método: O estudo foi realizado na disciplina de “Ações educativas na prática de enfermagem”, desenvolvida de maneira remota no ano de 2020, durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus, no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem de uma universidade pública do estado de São Paulo. A disciplina utilizou a Aprendizagem Baseada em Projetos por meio das fases: âncora; questão motriz; investigação e pesquisa; criação e desenvolvimento; e apresentação dos resultados, como metodologia ativa de aprendizagem, com a formação de pequenos grupos de estudantes e tutores e avaliação processual. Resultados: Os estudantes desenvolveram projetos educativos em saúde por meio de ambiente virtual de aprendizagem, plataformas e ferramentas digitais. Conclusão A metodologia adotada e a utilização das tecnologias digitais permitiram alcançar os objetivos propostos, a motivação e a autonomia dos estudantes durante todo o processo de ensino remoto, e o desenvolvimento de competências para a elaboração de projetos no ensino em saúde na formação do enfermeiro.
id USP-24_56a2c8b6bf1762d6f792c5dca823a3c7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/202410
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagemProject-based learning in remote teaching for undergraduate nursing studentsAprendizaje basado en proyectos en la enseñanza a distancia para estudiantes de enfermeríaUniversitiesEducation, NursingEducation, DistanceProblem-Based LearningStudents, NursingEducação SuperiorEducação em enfermagemAprendizagem on-lineAprendizagem ativaAprendizagem Baseada em ProjetosEstudantes de enfermagemUniversidadesEducación en EnfermeríaEducación a DistanciaAprendizaje Basado en ProblemasEstudiantes de EnfermeríaObjetivo: Relatar a experiência do uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, no ensino remoto emergencial, com estudantes ingressantes da graduação em enfermagem. Método: O estudo foi realizado na disciplina de “Ações educativas na prática de enfermagem”, desenvolvida de maneira remota no ano de 2020, durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus, no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem de uma universidade pública do estado de São Paulo. A disciplina utilizou a Aprendizagem Baseada em Projetos por meio das fases: âncora; questão motriz; investigação e pesquisa; criação e desenvolvimento; e apresentação dos resultados, como metodologia ativa de aprendizagem, com a formação de pequenos grupos de estudantes e tutores e avaliação processual. Resultados: Os estudantes desenvolveram projetos educativos em saúde por meio de ambiente virtual de aprendizagem, plataformas e ferramentas digitais. Conclusão A metodologia adotada e a utilização das tecnologias digitais permitiram alcançar os objetivos propostos, a motivação e a autonomia dos estudantes durante todo o processo de ensino remoto, e o desenvolvimento de competências para a elaboração de projetos no ensino em saúde na formação do enfermeiro.Objective: To report the experience of using the Project-Based Learning methodology, in emergency remote teaching, with undergraduate nursing students. Method: The study was carried out in the course “Educational Actions in Nursing Practice”, developed remotely in 2020, during the pandemic caused by the new coronavirus, in the Bachelor’s and Licanciate Degrees in Nursing at a public university in the state of São Paulo. The course used Project-Based Learning through the following phases: anchoring; driving question; investigation and research; creation and development; and presentation of the results as an active learning methodology, with the formation of small groups of students and tutors and process evaluation. Results: The students developed educational projects in health through a virtual learning environment, platforms, and digital tools. Conclusion: The methodology adopted and the use of digital technologies allowed the achievement of the proposed objectives, the motivation and autonomy of the students throughout the remote teaching process, and the development of competences for the elaboration of projects in health education for nursing training.Objetivo: Relatar la experiencia del uso de la metodología de Aprendizaje Basado en Proyectos, en la enseñanza a distancia de emergencia, con estudiantes de enfermería. Método: El estudio fue realizado en la disciplina de “Acciones Educativas en la Práctica de Enfermería”, desarrollada remotamente en 2020, durante el período de la pandemia provocada por el nuevo coronavirus, en el Curso de Bachillerato y Licenciatura en Enfermería de una universidad pública. La disciplina utilizó el Aprendizaje Basado en Proyectos a través de las fases: ancla; pregunta orientadora; investigación; creación y desarrollo; y presentación de los resultados, como metodología de aprendizaje activo, con formación de pequeños grupos de alumnos y tutores y evaluación del proceso. Resultados: Los estudiantes desarrollaron proyectos educativos en salud a través de un entorno virtual de aprendizaje, plataformas y herramientas digitales. Conclusión: La metodología adoptada y el uso de tecnologías digitales posibilitaron el logro de los objetivos propuestos, la motivación y autonomía de los estudiantes a lo largo del proceso de enseñanza remota, y el desarrollo de habilidades para la elaboración de proyectos en educación para la salud en la formación de enfermeros.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/20241010.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0058enRevista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20220058Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220058Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202200581980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202410/186468https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202410/186467http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPascon, Daniela MioriVaz, Débora RodriguesPeres, Heloísa Helena CiquetoLeonello, Valéria Marli2022-09-16T18:19:46Zoai:revistas.usp.br:article/202410Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2022-09-16T18:19:46Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem
Project-based learning in remote teaching for undergraduate nursing students
Aprendizaje basado en proyectos en la enseñanza a distancia para estudiantes de enfermería
title Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem
spellingShingle Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem
Pascon, Daniela Miori
Universities
Education, Nursing
Education, Distance
Problem-Based Learning
Students, Nursing
Educação Superior
Educação em enfermagem
Aprendizagem on-line
Aprendizagem ativa
Aprendizagem Baseada em Projetos
Estudantes de enfermagem
Universidades
Educación en Enfermería
Educación a Distancia
Aprendizaje Basado en Problemas
Estudiantes de Enfermería
title_short Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem
title_full Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem
title_fullStr Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem
title_sort Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem
author Pascon, Daniela Miori
author_facet Pascon, Daniela Miori
Vaz, Débora Rodrigues
Peres, Heloísa Helena Ciqueto
Leonello, Valéria Marli
author_role author
author2 Vaz, Débora Rodrigues
Peres, Heloísa Helena Ciqueto
Leonello, Valéria Marli
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pascon, Daniela Miori
Vaz, Débora Rodrigues
Peres, Heloísa Helena Ciqueto
Leonello, Valéria Marli
dc.subject.por.fl_str_mv Universities
Education, Nursing
Education, Distance
Problem-Based Learning
Students, Nursing
Educação Superior
Educação em enfermagem
Aprendizagem on-line
Aprendizagem ativa
Aprendizagem Baseada em Projetos
Estudantes de enfermagem
Universidades
Educación en Enfermería
Educación a Distancia
Aprendizaje Basado en Problemas
Estudiantes de Enfermería
topic Universities
Education, Nursing
Education, Distance
Problem-Based Learning
Students, Nursing
Educação Superior
Educação em enfermagem
Aprendizagem on-line
Aprendizagem ativa
Aprendizagem Baseada em Projetos
Estudantes de enfermagem
Universidades
Educación en Enfermería
Educación a Distancia
Aprendizaje Basado en Problemas
Estudiantes de Enfermería
description Objetivo: Relatar a experiência do uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, no ensino remoto emergencial, com estudantes ingressantes da graduação em enfermagem. Método: O estudo foi realizado na disciplina de “Ações educativas na prática de enfermagem”, desenvolvida de maneira remota no ano de 2020, durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus, no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem de uma universidade pública do estado de São Paulo. A disciplina utilizou a Aprendizagem Baseada em Projetos por meio das fases: âncora; questão motriz; investigação e pesquisa; criação e desenvolvimento; e apresentação dos resultados, como metodologia ativa de aprendizagem, com a formação de pequenos grupos de estudantes e tutores e avaliação processual. Resultados: Os estudantes desenvolveram projetos educativos em saúde por meio de ambiente virtual de aprendizagem, plataformas e ferramentas digitais. Conclusão A metodologia adotada e a utilização das tecnologias digitais permitiram alcançar os objetivos propostos, a motivação e a autonomia dos estudantes durante todo o processo de ensino remoto, e o desenvolvimento de competências para a elaboração de projetos no ensino em saúde na formação do enfermeiro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202410
10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0058en
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202410
identifier_str_mv 10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0058en
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202410/186468
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202410/186467
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20220058
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220058
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220058
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221749601632256