Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202410 |
Resumo: | Objetivo: Relatar a experiência do uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, no ensino remoto emergencial, com estudantes ingressantes da graduação em enfermagem. Método: O estudo foi realizado na disciplina de “Ações educativas na prática de enfermagem”, desenvolvida de maneira remota no ano de 2020, durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus, no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem de uma universidade pública do estado de São Paulo. A disciplina utilizou a Aprendizagem Baseada em Projetos por meio das fases: âncora; questão motriz; investigação e pesquisa; criação e desenvolvimento; e apresentação dos resultados, como metodologia ativa de aprendizagem, com a formação de pequenos grupos de estudantes e tutores e avaliação processual. Resultados: Os estudantes desenvolveram projetos educativos em saúde por meio de ambiente virtual de aprendizagem, plataformas e ferramentas digitais. Conclusão A metodologia adotada e a utilização das tecnologias digitais permitiram alcançar os objetivos propostos, a motivação e a autonomia dos estudantes durante todo o processo de ensino remoto, e o desenvolvimento de competências para a elaboração de projetos no ensino em saúde na formação do enfermeiro. |
id |
USP-24_56a2c8b6bf1762d6f792c5dca823a3c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/202410 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagemProject-based learning in remote teaching for undergraduate nursing studentsAprendizaje basado en proyectos en la enseñanza a distancia para estudiantes de enfermeríaUniversitiesEducation, NursingEducation, DistanceProblem-Based LearningStudents, NursingEducação SuperiorEducação em enfermagemAprendizagem on-lineAprendizagem ativaAprendizagem Baseada em ProjetosEstudantes de enfermagemUniversidadesEducación en EnfermeríaEducación a DistanciaAprendizaje Basado en ProblemasEstudiantes de EnfermeríaObjetivo: Relatar a experiência do uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, no ensino remoto emergencial, com estudantes ingressantes da graduação em enfermagem. Método: O estudo foi realizado na disciplina de “Ações educativas na prática de enfermagem”, desenvolvida de maneira remota no ano de 2020, durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus, no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem de uma universidade pública do estado de São Paulo. A disciplina utilizou a Aprendizagem Baseada em Projetos por meio das fases: âncora; questão motriz; investigação e pesquisa; criação e desenvolvimento; e apresentação dos resultados, como metodologia ativa de aprendizagem, com a formação de pequenos grupos de estudantes e tutores e avaliação processual. Resultados: Os estudantes desenvolveram projetos educativos em saúde por meio de ambiente virtual de aprendizagem, plataformas e ferramentas digitais. Conclusão A metodologia adotada e a utilização das tecnologias digitais permitiram alcançar os objetivos propostos, a motivação e a autonomia dos estudantes durante todo o processo de ensino remoto, e o desenvolvimento de competências para a elaboração de projetos no ensino em saúde na formação do enfermeiro.Objective: To report the experience of using the Project-Based Learning methodology, in emergency remote teaching, with undergraduate nursing students. Method: The study was carried out in the course “Educational Actions in Nursing Practice”, developed remotely in 2020, during the pandemic caused by the new coronavirus, in the Bachelor’s and Licanciate Degrees in Nursing at a public university in the state of São Paulo. The course used Project-Based Learning through the following phases: anchoring; driving question; investigation and research; creation and development; and presentation of the results as an active learning methodology, with the formation of small groups of students and tutors and process evaluation. Results: The students developed educational projects in health through a virtual learning environment, platforms, and digital tools. Conclusion: The methodology adopted and the use of digital technologies allowed the achievement of the proposed objectives, the motivation and autonomy of the students throughout the remote teaching process, and the development of competences for the elaboration of projects in health education for nursing training.Objetivo: Relatar la experiencia del uso de la metodología de Aprendizaje Basado en Proyectos, en la enseñanza a distancia de emergencia, con estudiantes de enfermería. Método: El estudio fue realizado en la disciplina de “Acciones Educativas en la Práctica de Enfermería”, desarrollada remotamente en 2020, durante el período de la pandemia provocada por el nuevo coronavirus, en el Curso de Bachillerato y Licenciatura en Enfermería de una universidad pública. La disciplina utilizó el Aprendizaje Basado en Proyectos a través de las fases: ancla; pregunta orientadora; investigación; creación y desarrollo; y presentación de los resultados, como metodología de aprendizaje activo, con formación de pequeños grupos de alumnos y tutores y evaluación del proceso. Resultados: Los estudiantes desarrollaron proyectos educativos en salud a través de un entorno virtual de aprendizaje, plataformas y herramientas digitales. Conclusión: La metodología adoptada y el uso de tecnologías digitales posibilitaron el logro de los objetivos propuestos, la motivación y autonomía de los estudiantes a lo largo del proceso de enseñanza remota, y el desarrollo de habilidades para la elaboración de proyectos en educación para la salud en la formación de enfermeros.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/20241010.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0058enRevista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20220058Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220058Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202200581980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202410/186468https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202410/186467http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPascon, Daniela MioriVaz, Débora RodriguesPeres, Heloísa Helena CiquetoLeonello, Valéria Marli2022-09-16T18:19:46Zoai:revistas.usp.br:article/202410Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2022-09-16T18:19:46Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem Project-based learning in remote teaching for undergraduate nursing students Aprendizaje basado en proyectos en la enseñanza a distancia para estudiantes de enfermería |
title |
Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem Pascon, Daniela Miori Universities Education, Nursing Education, Distance Problem-Based Learning Students, Nursing Educação Superior Educação em enfermagem Aprendizagem on-line Aprendizagem ativa Aprendizagem Baseada em Projetos Estudantes de enfermagem Universidades Educación en Enfermería Educación a Distancia Aprendizaje Basado en Problemas Estudiantes de Enfermería |
title_short |
Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem |
title_full |
Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem |
title_sort |
Profissional Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem |
author |
Pascon, Daniela Miori |
author_facet |
Pascon, Daniela Miori Vaz, Débora Rodrigues Peres, Heloísa Helena Ciqueto Leonello, Valéria Marli |
author_role |
author |
author2 |
Vaz, Débora Rodrigues Peres, Heloísa Helena Ciqueto Leonello, Valéria Marli |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pascon, Daniela Miori Vaz, Débora Rodrigues Peres, Heloísa Helena Ciqueto Leonello, Valéria Marli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universities Education, Nursing Education, Distance Problem-Based Learning Students, Nursing Educação Superior Educação em enfermagem Aprendizagem on-line Aprendizagem ativa Aprendizagem Baseada em Projetos Estudantes de enfermagem Universidades Educación en Enfermería Educación a Distancia Aprendizaje Basado en Problemas Estudiantes de Enfermería |
topic |
Universities Education, Nursing Education, Distance Problem-Based Learning Students, Nursing Educação Superior Educação em enfermagem Aprendizagem on-line Aprendizagem ativa Aprendizagem Baseada em Projetos Estudantes de enfermagem Universidades Educación en Enfermería Educación a Distancia Aprendizaje Basado en Problemas Estudiantes de Enfermería |
description |
Objetivo: Relatar a experiência do uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, no ensino remoto emergencial, com estudantes ingressantes da graduação em enfermagem. Método: O estudo foi realizado na disciplina de “Ações educativas na prática de enfermagem”, desenvolvida de maneira remota no ano de 2020, durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus, no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem de uma universidade pública do estado de São Paulo. A disciplina utilizou a Aprendizagem Baseada em Projetos por meio das fases: âncora; questão motriz; investigação e pesquisa; criação e desenvolvimento; e apresentação dos resultados, como metodologia ativa de aprendizagem, com a formação de pequenos grupos de estudantes e tutores e avaliação processual. Resultados: Os estudantes desenvolveram projetos educativos em saúde por meio de ambiente virtual de aprendizagem, plataformas e ferramentas digitais. Conclusão A metodologia adotada e a utilização das tecnologias digitais permitiram alcançar os objetivos propostos, a motivação e a autonomia dos estudantes durante todo o processo de ensino remoto, e o desenvolvimento de competências para a elaboração de projetos no ensino em saúde na formação do enfermeiro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202410 10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0058en |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202410 |
identifier_str_mv |
10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0058en |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202410/186468 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/202410/186467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20220058 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220058 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220058 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221749601632256 |