Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria José Moraes
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Shigueno, Luiza Y. Okudaira, Meneghin, Paolo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41097
Resumo: Este trabalho busca identificar, em cinco períodos da História do Brasil, o uso, pelos enfermeiros, de metodologias pedagógicas nas ações educativas de saúde em enfermagem. Esta revisão procura resgatar a historicidade do processo educativo trilhado pela Enfermagem e propõe a incorporação, no planejamento das práticas educativas do enfermeiro, do uso de metodologias pedagógicas problematizadoras, concordando com os enfermeiros pesquisadores e assistenciais que defendem aplicação de ações educativas que permitam ao aprendiz apropriar-se de conhecimento técnico aliado à conscientização política de si e do mundo, permitindo-lhe criar e recriar ações cotidianas.
id USP-24_73a679e229429cfedfafffa30c0fd9b3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41097
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográficaPedagogical and conceptual models acting on nursing education planning: a bibliographic reviewHealth educationNursing educationEducação em SaúdeEducação em EnfermagemEste trabalho busca identificar, em cinco períodos da História do Brasil, o uso, pelos enfermeiros, de metodologias pedagógicas nas ações educativas de saúde em enfermagem. Esta revisão procura resgatar a historicidade do processo educativo trilhado pela Enfermagem e propõe a incorporação, no planejamento das práticas educativas do enfermeiro, do uso de metodologias pedagógicas problematizadoras, concordando com os enfermeiros pesquisadores e assistenciais que defendem aplicação de ações educativas que permitam ao aprendiz apropriar-se de conhecimento técnico aliado à conscientização política de si e do mundo, permitindo-lhe criar e recriar ações cotidianas.This paper looks historically and critically at the pedagogical and conceptual models using by nurses during five cycles of Brazilian. History in nursing education. This article examines the patterns of nursing education while this historical time and suggests to include pedagogic models based on problem solving in nursing health practice.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1999-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4109710.1590/S0080-62341999000200008Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 33 n. 2 (1999); 165-174Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 No. 2 (1999); 165-174Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 Núm. 2 (1999); 165-1741980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41097/44643http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Maria José MoraesShigueno, Luiza Y. OkudairaMeneghin, Paolo2012-08-31T18:16:30Zoai:revistas.usp.br:article/41097Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:16:30Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica
Pedagogical and conceptual models acting on nursing education planning: a bibliographic review
title Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica
spellingShingle Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica
Antunes, Maria José Moraes
Health education
Nursing education
Educação em Saúde
Educação em Enfermagem
title_short Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica
title_full Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica
title_fullStr Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica
title_sort Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica
author Antunes, Maria José Moraes
author_facet Antunes, Maria José Moraes
Shigueno, Luiza Y. Okudaira
Meneghin, Paolo
author_role author
author2 Shigueno, Luiza Y. Okudaira
Meneghin, Paolo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Maria José Moraes
Shigueno, Luiza Y. Okudaira
Meneghin, Paolo
dc.subject.por.fl_str_mv Health education
Nursing education
Educação em Saúde
Educação em Enfermagem
topic Health education
Nursing education
Educação em Saúde
Educação em Enfermagem
description Este trabalho busca identificar, em cinco períodos da História do Brasil, o uso, pelos enfermeiros, de metodologias pedagógicas nas ações educativas de saúde em enfermagem. Esta revisão procura resgatar a historicidade do processo educativo trilhado pela Enfermagem e propõe a incorporação, no planejamento das práticas educativas do enfermeiro, do uso de metodologias pedagógicas problematizadoras, concordando com os enfermeiros pesquisadores e assistenciais que defendem aplicação de ações educativas que permitam ao aprendiz apropriar-se de conhecimento técnico aliado à conscientização política de si e do mundo, permitindo-lhe criar e recriar ações cotidianas.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41097
10.1590/S0080-62341999000200008
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41097
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62341999000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41097/44643
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 33 n. 2 (1999); 165-174
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 No. 2 (1999); 165-174
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 Núm. 2 (1999); 165-174
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1787713276811935744