Funções da creche segundo suas trabalhadoras: situando o cuidado da criança no contexto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veríssimo, Maria De La Ó Ramallo
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41337
Resumo: Esta investigação teve como objetivo apreender e analisar as representações de trabalhadoras de creches acerca do cuidado da criança. Os dados foram coletados em três creches de uma universidade pública, em São Paulo - SP, mediante entrevistas individuais e uma oficina pedagógica. Os resultados evidenciaram que as trabalhadoras buscam caracterizar seu trabalho como educativo para conferir-lhe maior profissionalismo, colocando o cuidado como função de suporte. Discute-se a contribuição da Enfermagem na definição de um corpo teórico-conceitual sobre o cuidado da criança em creches visando o necessário alcance da integração das funções de cuidar e educar inerentes a esses serviços.
id USP-24_776e426f0fa50e4b39b75318a3856c36
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41337
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Funções da creche segundo suas trabalhadoras: situando o cuidado da criança no contexto educativoFunciones de los jardines infantiles según sus traba jadoras: situando el cuidado de los niños en el contexto educativoFunctions of the nursery according to its workers: placing the child's education into the educational contextChild day-care centersChild careChild rearingChild welfareNursing careJardines infantilesCuidado del niñoCrianza del niñoBienestar del niñoAtencion de enfermeriaCrechesCuidado da criançaEducação infantilSaúde infantilCuidados de enfermagemEsta investigação teve como objetivo apreender e analisar as representações de trabalhadoras de creches acerca do cuidado da criança. Os dados foram coletados em três creches de uma universidade pública, em São Paulo - SP, mediante entrevistas individuais e uma oficina pedagógica. Os resultados evidenciaram que as trabalhadoras buscam caracterizar seu trabalho como educativo para conferir-lhe maior profissionalismo, colocando o cuidado como função de suporte. Discute-se a contribuição da Enfermagem na definição de um corpo teórico-conceitual sobre o cuidado da criança em creches visando o necessário alcance da integração das funções de cuidar e educar inerentes a esses serviços.Esta investigación tuvo como objetivo tomar y analizar las representaciones de las trabajadoras de los jardines de infancia acerca del cuidado de los niños. Los datos fueron colectados em tres jardines de infancia de una universidad pública en San Pablo- SP, a través de entrevistas individuales y un taller pedagógico. Los resultados evidenciaron que las trabajadoras buscan caracterizar su trabajo como educativo para conferirle mayor profesionalismo, colocando el cuidado como función de soporte. Se discute la contribución de la Enfermería en la definición de un cuerpo teórico-conceptual sobre el cuidado de los niños en jardines de infancia visando el alcance necesario de integración de las funciones de cuidar y educar inherentes a esos servicios.This investigation had the aim of gathering and analyzing the representations of workers in nurseries regarding childcare. The data was collected in three nurseries of a São Paulo, SP, Public University, through individual interviews and a pedagogical workshop. The results showed that the workers try to characterize their work as educational to make it more professional, placing the care as a support function. The Nursing contribution is discussed in the definition of a theoretical-conceptual body on the care of children in nurseries aiming for the necessary reach of the integration of the caring-for and educational functions inherent to these services.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4133710.1590/S0080-62342003000200004Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 37 n. 2 (2003); 25-34Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 No. 2 (2003); 25-34Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 Núm. 2 (2003); 25-341980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41337/44908http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeríssimo, Maria De La Ó RamalloFonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da2012-08-31T19:03:28Zoai:revistas.usp.br:article/41337Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:03:28Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Funções da creche segundo suas trabalhadoras: situando o cuidado da criança no contexto educativo
Funciones de los jardines infantiles según sus traba jadoras: situando el cuidado de los niños en el contexto educativo
Functions of the nursery according to its workers: placing the child's education into the educational context
title Funções da creche segundo suas trabalhadoras: situando o cuidado da criança no contexto educativo
spellingShingle Funções da creche segundo suas trabalhadoras: situando o cuidado da criança no contexto educativo
Veríssimo, Maria De La Ó Ramallo
Child day-care centers
Child care
Child rearing
Child welfare
Nursing care
Jardines infantiles
Cuidado del niño
Crianza del niño
Bienestar del niño
Atencion de enfermeria
Creches
Cuidado da criança
Educação infantil
Saúde infantil
Cuidados de enfermagem
title_short Funções da creche segundo suas trabalhadoras: situando o cuidado da criança no contexto educativo
title_full Funções da creche segundo suas trabalhadoras: situando o cuidado da criança no contexto educativo
title_fullStr Funções da creche segundo suas trabalhadoras: situando o cuidado da criança no contexto educativo
title_full_unstemmed Funções da creche segundo suas trabalhadoras: situando o cuidado da criança no contexto educativo
title_sort Funções da creche segundo suas trabalhadoras: situando o cuidado da criança no contexto educativo
author Veríssimo, Maria De La Ó Ramallo
author_facet Veríssimo, Maria De La Ó Ramallo
Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
author_role author
author2 Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veríssimo, Maria De La Ó Ramallo
Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
dc.subject.por.fl_str_mv Child day-care centers
Child care
Child rearing
Child welfare
Nursing care
Jardines infantiles
Cuidado del niño
Crianza del niño
Bienestar del niño
Atencion de enfermeria
Creches
Cuidado da criança
Educação infantil
Saúde infantil
Cuidados de enfermagem
topic Child day-care centers
Child care
Child rearing
Child welfare
Nursing care
Jardines infantiles
Cuidado del niño
Crianza del niño
Bienestar del niño
Atencion de enfermeria
Creches
Cuidado da criança
Educação infantil
Saúde infantil
Cuidados de enfermagem
description Esta investigação teve como objetivo apreender e analisar as representações de trabalhadoras de creches acerca do cuidado da criança. Os dados foram coletados em três creches de uma universidade pública, em São Paulo - SP, mediante entrevistas individuais e uma oficina pedagógica. Os resultados evidenciaram que as trabalhadoras buscam caracterizar seu trabalho como educativo para conferir-lhe maior profissionalismo, colocando o cuidado como função de suporte. Discute-se a contribuição da Enfermagem na definição de um corpo teórico-conceitual sobre o cuidado da criança em creches visando o necessário alcance da integração das funções de cuidar e educar inerentes a esses serviços.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41337
10.1590/S0080-62342003000200004
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41337
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342003000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41337/44908
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 37 n. 2 (2003); 25-34
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 No. 2 (2003); 25-34
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 37 Núm. 2 (2003); 25-34
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1787713278210736128