Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Maria Marta Nolasco
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Larocca, Liliana Müller, Peres, Aida Maris
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40891
Resumo: Esta análise sobre os processos ensino-aprendizagem e a pesquisa de Enfermagem em Saúde Coletiva frente à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) objetiva reconhecer a potencialidade da realidade de saúde da população como estratégias de aproximação com o campo de ação e instrumentalização do profissional para a reversão de situações indesejáveis de saúde. Assim, refletiu-se sobre o trabalho da Enfermagem em Saúde Coletiva por compreendê-lo como mediador para promover o ensino, a aprendizagem e a construção de conhecimento na área. Acredita-se que tais processos, fundamentados no pensamento crítico, possibilitam a reflexão sobre as contradições entre a política pública vigente e as ações promovidas pelo setor, e assim, contribuem para superar o atual modelo de atenção à saúde, que historicamente tem sido fundamentado em ações curativistas para o indivíduo, para o modelo que reconhece as necessidades em saúde e intervém na determinação social do processo saúde-doença.
id USP-24_8202f287c19e5766f79ce3d3f0f59cd7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40891
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúdeEnfermería en salud colectiva: la construcción de conocimiento crítico sobre la realidad de saludCollective Health Nursing: the construction of critical thinking about the reality of healthPublic healthNursing researchEducationnursingKnowledgeUnified Health SystemPublic health nursingSalud publicaInvestigación en enfermeríaEducación en enfermeríaConocimientoSistema Único de SaludEnfermería em salud públicaSaúde públicaPesquisa em enfermagemEducação em enfermagemConhecimentoSistema Único de SaúdeEnfermagem em saúde coletivaEsta análise sobre os processos ensino-aprendizagem e a pesquisa de Enfermagem em Saúde Coletiva frente à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) objetiva reconhecer a potencialidade da realidade de saúde da população como estratégias de aproximação com o campo de ação e instrumentalização do profissional para a reversão de situações indesejáveis de saúde. Assim, refletiu-se sobre o trabalho da Enfermagem em Saúde Coletiva por compreendê-lo como mediador para promover o ensino, a aprendizagem e a construção de conhecimento na área. Acredita-se que tais processos, fundamentados no pensamento crítico, possibilitam a reflexão sobre as contradições entre a política pública vigente e as ações promovidas pelo setor, e assim, contribuem para superar o atual modelo de atenção à saúde, que historicamente tem sido fundamentado em ações curativistas para o indivíduo, para o modelo que reconhece as necessidades em saúde e intervém na determinação social do processo saúde-doença.Análisis sobre procesos enseñanza-aprendizaje e investigación de Enfermería en Salud Colectiva frente a la consolidación del Sistema Único de Salud (SUS) que objetiva reconocer la potencialidad de la realidad sanitaria de la población como estrategias de aproximación con el campo de acción e instrumentalización del profesional para revertir situaciones sanitarias indeseables. Se reflexionó sobre el trabajo de Enfermería en Salud Colectiva por entenderlo como intermediario en promoción de enseñanza, aprendizaje y construcción cognoscitiva del área.. Se cree que tales procesos, fundamentados en el pensamiento crítico, posibilitan la reflexión sobre contradicciones entre política pública vigente y acciones promovidas por el sector, contribuyendo así a superar el modelo actual de atención de la salud, el cual históricamente se ha fundamentado en acciones curativistas para el individuo, para el modelo que reconoce las necesidades en salud e interviene en la determinación social del proceso salud-enfermedad.This article presents an analysis of the Collective Health Nursing teaching-learning processes and research in view of the consolidation of the Brazilian National Health System (Sistema Único de Saúde - SUS), performed with the objective to acknowledge the potentiality of the health reality of the population as a strategy to approximate the field of nursing practice and training as a way to revert undesired health situations. Thus, the authors reflect about the work of Collective Health Nursing, as they understand it is a mediator to promoting teaching, learning and knowledge development in this field. The authors believe that those processes, founded on critical thinking, permit to reflect about the contradictions between the current public policy and the actions promoted by the sector, and, this way, contribute to overcome the current health care mode, which has historically been founded on curative actions towards individuals, to assuming a model that acknowledges the health needs and intervenes in the social determination of the health-disease process.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4089110.1590/S0080-62342011000800011Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 (2011): Número Especial 2; 1701-1704Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 (2011): special issue 2; 1701-1704Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 (2011): Número especial 2; 1701-17041980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40891/44349https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40891/44350http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Maria Marta NolascoLarocca, Liliana MüllerPeres, Aida Maris2012-08-30T15:03:40Zoai:revistas.usp.br:article/40891Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T15:03:40Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde
Enfermería en salud colectiva: la construcción de conocimiento crítico sobre la realidad de salud
Collective Health Nursing: the construction of critical thinking about the reality of health
title Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde
spellingShingle Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde
Chaves, Maria Marta Nolasco
Public health
Nursing research
Education
nursing
Knowledge
Unified Health System
Public health nursing
Salud publica
Investigación en enfermería
Educación en enfermería
Conocimiento
Sistema Único de Salud
Enfermería em salud pública
Saúde pública
Pesquisa em enfermagem
Educação em enfermagem
Conhecimento
Sistema Único de Saúde
Enfermagem em saúde coletiva
title_short Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde
title_full Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde
title_fullStr Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde
title_full_unstemmed Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde
title_sort Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde
author Chaves, Maria Marta Nolasco
author_facet Chaves, Maria Marta Nolasco
Larocca, Liliana Müller
Peres, Aida Maris
author_role author
author2 Larocca, Liliana Müller
Peres, Aida Maris
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Maria Marta Nolasco
Larocca, Liliana Müller
Peres, Aida Maris
dc.subject.por.fl_str_mv Public health
Nursing research
Education
nursing
Knowledge
Unified Health System
Public health nursing
Salud publica
Investigación en enfermería
Educación en enfermería
Conocimiento
Sistema Único de Salud
Enfermería em salud pública
Saúde pública
Pesquisa em enfermagem
Educação em enfermagem
Conhecimento
Sistema Único de Saúde
Enfermagem em saúde coletiva
topic Public health
Nursing research
Education
nursing
Knowledge
Unified Health System
Public health nursing
Salud publica
Investigación en enfermería
Educación en enfermería
Conocimiento
Sistema Único de Salud
Enfermería em salud pública
Saúde pública
Pesquisa em enfermagem
Educação em enfermagem
Conhecimento
Sistema Único de Saúde
Enfermagem em saúde coletiva
description Esta análise sobre os processos ensino-aprendizagem e a pesquisa de Enfermagem em Saúde Coletiva frente à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) objetiva reconhecer a potencialidade da realidade de saúde da população como estratégias de aproximação com o campo de ação e instrumentalização do profissional para a reversão de situações indesejáveis de saúde. Assim, refletiu-se sobre o trabalho da Enfermagem em Saúde Coletiva por compreendê-lo como mediador para promover o ensino, a aprendizagem e a construção de conhecimento na área. Acredita-se que tais processos, fundamentados no pensamento crítico, possibilitam a reflexão sobre as contradições entre a política pública vigente e as ações promovidas pelo setor, e assim, contribuem para superar o atual modelo de atenção à saúde, que historicamente tem sido fundamentado em ações curativistas para o indivíduo, para o modelo que reconhece as necessidades em saúde e intervém na determinação social do processo saúde-doença.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40891
10.1590/S0080-62342011000800011
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40891
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342011000800011
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40891/44349
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40891/44350
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 (2011): Número Especial 2; 1701-1704
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 (2011): special issue 2; 1701-1704
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 (2011): Número especial 2; 1701-1704
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1787713275799011328