Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2011 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por eng |
Source: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Download full: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40891 |
Summary: | Esta análise sobre os processos ensino-aprendizagem e a pesquisa de Enfermagem em Saúde Coletiva frente à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) objetiva reconhecer a potencialidade da realidade de saúde da população como estratégias de aproximação com o campo de ação e instrumentalização do profissional para a reversão de situações indesejáveis de saúde. Assim, refletiu-se sobre o trabalho da Enfermagem em Saúde Coletiva por compreendê-lo como mediador para promover o ensino, a aprendizagem e a construção de conhecimento na área. Acredita-se que tais processos, fundamentados no pensamento crítico, possibilitam a reflexão sobre as contradições entre a política pública vigente e as ações promovidas pelo setor, e assim, contribuem para superar o atual modelo de atenção à saúde, que historicamente tem sido fundamentado em ações curativistas para o indivíduo, para o modelo que reconhece as necessidades em saúde e intervém na determinação social do processo saúde-doença. |
id |
USP-24_8202f287c19e5766f79ce3d3f0f59cd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/40891 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúdeEnfermería en salud colectiva: la construcción de conocimiento crítico sobre la realidad de saludCollective Health Nursing: the construction of critical thinking about the reality of healthPublic healthNursing researchEducationnursingKnowledgeUnified Health SystemPublic health nursingSalud publicaInvestigación en enfermeríaEducación en enfermeríaConocimientoSistema Único de SaludEnfermería em salud públicaSaúde públicaPesquisa em enfermagemEducação em enfermagemConhecimentoSistema Único de SaúdeEnfermagem em saúde coletivaEsta análise sobre os processos ensino-aprendizagem e a pesquisa de Enfermagem em Saúde Coletiva frente à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) objetiva reconhecer a potencialidade da realidade de saúde da população como estratégias de aproximação com o campo de ação e instrumentalização do profissional para a reversão de situações indesejáveis de saúde. Assim, refletiu-se sobre o trabalho da Enfermagem em Saúde Coletiva por compreendê-lo como mediador para promover o ensino, a aprendizagem e a construção de conhecimento na área. Acredita-se que tais processos, fundamentados no pensamento crítico, possibilitam a reflexão sobre as contradições entre a política pública vigente e as ações promovidas pelo setor, e assim, contribuem para superar o atual modelo de atenção à saúde, que historicamente tem sido fundamentado em ações curativistas para o indivíduo, para o modelo que reconhece as necessidades em saúde e intervém na determinação social do processo saúde-doença.Análisis sobre procesos enseñanza-aprendizaje e investigación de Enfermería en Salud Colectiva frente a la consolidación del Sistema Único de Salud (SUS) que objetiva reconocer la potencialidad de la realidad sanitaria de la población como estrategias de aproximación con el campo de acción e instrumentalización del profesional para revertir situaciones sanitarias indeseables. Se reflexionó sobre el trabajo de Enfermería en Salud Colectiva por entenderlo como intermediario en promoción de enseñanza, aprendizaje y construcción cognoscitiva del área.. Se cree que tales procesos, fundamentados en el pensamiento crítico, posibilitan la reflexión sobre contradicciones entre política pública vigente y acciones promovidas por el sector, contribuyendo así a superar el modelo actual de atención de la salud, el cual históricamente se ha fundamentado en acciones curativistas para el individuo, para el modelo que reconoce las necesidades en salud e interviene en la determinación social del proceso salud-enfermedad.This article presents an analysis of the Collective Health Nursing teaching-learning processes and research in view of the consolidation of the Brazilian National Health System (Sistema Único de Saúde - SUS), performed with the objective to acknowledge the potentiality of the health reality of the population as a strategy to approximate the field of nursing practice and training as a way to revert undesired health situations. Thus, the authors reflect about the work of Collective Health Nursing, as they understand it is a mediator to promoting teaching, learning and knowledge development in this field. The authors believe that those processes, founded on critical thinking, permit to reflect about the contradictions between the current public policy and the actions promoted by the sector, and, this way, contribute to overcome the current health care mode, which has historically been founded on curative actions towards individuals, to assuming a model that acknowledges the health needs and intervenes in the social determination of the health-disease process.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4089110.1590/S0080-62342011000800011Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 (2011): Número Especial 2; 1701-1704Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 (2011): special issue 2; 1701-1704Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 (2011): Número especial 2; 1701-17041980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40891/44349https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40891/44350http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Maria Marta NolascoLarocca, Liliana MüllerPeres, Aida Maris2012-08-30T15:03:40Zoai:revistas.usp.br:article/40891Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T15:03:40Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde Enfermería en salud colectiva: la construcción de conocimiento crítico sobre la realidad de salud Collective Health Nursing: the construction of critical thinking about the reality of health |
title |
Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde |
spellingShingle |
Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde Chaves, Maria Marta Nolasco Public health Nursing research Education nursing Knowledge Unified Health System Public health nursing Salud publica Investigación en enfermería Educación en enfermería Conocimiento Sistema Único de Salud Enfermería em salud pública Saúde pública Pesquisa em enfermagem Educação em enfermagem Conhecimento Sistema Único de Saúde Enfermagem em saúde coletiva |
title_short |
Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde |
title_full |
Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde |
title_fullStr |
Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde |
title_full_unstemmed |
Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde |
title_sort |
Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde |
author |
Chaves, Maria Marta Nolasco |
author_facet |
Chaves, Maria Marta Nolasco Larocca, Liliana Müller Peres, Aida Maris |
author_role |
author |
author2 |
Larocca, Liliana Müller Peres, Aida Maris |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Maria Marta Nolasco Larocca, Liliana Müller Peres, Aida Maris |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Public health Nursing research Education nursing Knowledge Unified Health System Public health nursing Salud publica Investigación en enfermería Educación en enfermería Conocimiento Sistema Único de Salud Enfermería em salud pública Saúde pública Pesquisa em enfermagem Educação em enfermagem Conhecimento Sistema Único de Saúde Enfermagem em saúde coletiva |
topic |
Public health Nursing research Education nursing Knowledge Unified Health System Public health nursing Salud publica Investigación en enfermería Educación en enfermería Conocimiento Sistema Único de Salud Enfermería em salud pública Saúde pública Pesquisa em enfermagem Educação em enfermagem Conhecimento Sistema Único de Saúde Enfermagem em saúde coletiva |
description |
Esta análise sobre os processos ensino-aprendizagem e a pesquisa de Enfermagem em Saúde Coletiva frente à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) objetiva reconhecer a potencialidade da realidade de saúde da população como estratégias de aproximação com o campo de ação e instrumentalização do profissional para a reversão de situações indesejáveis de saúde. Assim, refletiu-se sobre o trabalho da Enfermagem em Saúde Coletiva por compreendê-lo como mediador para promover o ensino, a aprendizagem e a construção de conhecimento na área. Acredita-se que tais processos, fundamentados no pensamento crítico, possibilitam a reflexão sobre as contradições entre a política pública vigente e as ações promovidas pelo setor, e assim, contribuem para superar o atual modelo de atenção à saúde, que historicamente tem sido fundamentado em ações curativistas para o indivíduo, para o modelo que reconhece as necessidades em saúde e intervém na determinação social do processo saúde-doença. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40891 10.1590/S0080-62342011000800011 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40891 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342011000800011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40891/44349 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40891/44350 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 (2011): Número Especial 2; 1701-1704 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 (2011): special issue 2; 1701-1704 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 (2011): Número especial 2; 1701-1704 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221729553907712 |