Saúde e educação: cursos alternativos para desenvolvimento do pessoal de enfermagem

Bibliographic Details
Main Author: Madeira, Creusa Guimarães
Publication Date: 1996
Other Authors: Jorge, Sílvia Angélica, Kakehashi, Seiko, Oliveira, Irma de
Format: Article
Language: por
Source: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Download full: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34921
Summary: Promover atividades educacionais terapêuticas para o pessoal de enfermagem visando a diminuição do stress, a melhoria do relacionamento interpessoal e a busca do auto-conhecimento, são objetivos dos cursos promovidos pelo Departamento de Enfermagem da FCM e Serviço de Enfermagem em Educação Continuada do Hospital das Clínicas da UNICAMP. Através dos cursos: O Hospital e o Relacionamento Humano; Dança e Criatividade; Yoga e Relaxamento Mental, foram ministradas técnicas de respiração, relaxamento, sensibilização e conscientização corporal e de interpretação teatral. A estratégia empregada foi a "vivência grupal", com participação de atendentes, auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiras, durante o horário de trabalho, em 15 a 20 encontros por curso. Como instrumento desta pesquisa foram utilizados os "depoimentos individuais", escritos pelos participantes, tendo como metodologia a análise de conteúdo. A avaliação demonstrou que a "Vivência" facilitou o relacionamento entre os membros da equipe de trabalho; abriu, espaço para comunicação efetiva; favoreceu o auto-conhecimento; e ajudou na solução de problemas. Ficou evidente a importância da continuidade de cursos alternativos para auxiliar o funcionário na melhoria da relação consigo mesmo, com o outro, com o trabalho e valorizar a sua saúde/aprendizagem.
id USP-24_85ddc7c308e8e10803e13f3a57dbf08e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/34921
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Saúde e educação: cursos alternativos para desenvolvimento do pessoal de enfermagem Health and education: alternative courses for the development of nursing personnel Education nursingInterpersonal relationsEducations continuingEducação em enfermagemRelações interpessoaisEducação contínua Promover atividades educacionais terapêuticas para o pessoal de enfermagem visando a diminuição do stress, a melhoria do relacionamento interpessoal e a busca do auto-conhecimento, são objetivos dos cursos promovidos pelo Departamento de Enfermagem da FCM e Serviço de Enfermagem em Educação Continuada do Hospital das Clínicas da UNICAMP. Através dos cursos: O Hospital e o Relacionamento Humano; Dança e Criatividade; Yoga e Relaxamento Mental, foram ministradas técnicas de respiração, relaxamento, sensibilização e conscientização corporal e de interpretação teatral. A estratégia empregada foi a "vivência grupal", com participação de atendentes, auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiras, durante o horário de trabalho, em 15 a 20 encontros por curso. Como instrumento desta pesquisa foram utilizados os "depoimentos individuais", escritos pelos participantes, tendo como metodologia a análise de conteúdo. A avaliação demonstrou que a "Vivência" facilitou o relacionamento entre os membros da equipe de trabalho; abriu, espaço para comunicação efetiva; favoreceu o auto-conhecimento; e ajudou na solução de problemas. Ficou evidente a importância da continuidade de cursos alternativos para auxiliar o funcionário na melhoria da relação consigo mesmo, com o outro, com o trabalho e valorizar a sua saúde/aprendizagem. To promote therapeutic educational activities for nursing personnel in order to decrease stress, to improve interpersonal relations and the search for self-knowledge are the objectives of the courses promoted by the Departament of Nursing of FCM and by The Continued Education Nursing Service of the University Hospital of UNICAMP. Respiration, relaxation, body sensibilization and awareness, and theater interpretation techniques were taught in the following courses: The Hospital and Human Relations, Dance and Creativity, Yoga and Mental Relaxation. The estrategy employed was "group experience", with the participation of nurse's aides, nurses technicians, practical nurses, and registered nurses during working hours in 15 to 20 meetings per course. "Individual statements" written by the participants were used as a research tool, and the method employed was content analysis. The evaluation demonstrated that the "experience" facilitated relations among the members of the work team, opened the space for effective communication, favored self-knowledge, and helped with the problem solving. The analysis demonstrated the importance of the continuity of alternative courses to help employes improve their relations with themselves, with others and with their work, and to properly value their health/ learning. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1996-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/3492110.1590/S0080-62341996000200004Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 30 n. 2 (1996); 217-228 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 30 No. 2 (1996); 217-228 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 30 Núm. 2 (1996); 217-228 1980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34921/37657http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMadeira, Creusa GuimarãesJorge, Sílvia AngélicaKakehashi, SeikoOliveira, Irma de2012-08-27T12:01:39Zoai:revistas.usp.br:article/34921Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-27T12:01:39Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saúde e educação: cursos alternativos para desenvolvimento do pessoal de enfermagem
Health and education: alternative courses for the development of nursing personnel
title Saúde e educação: cursos alternativos para desenvolvimento do pessoal de enfermagem
spellingShingle Saúde e educação: cursos alternativos para desenvolvimento do pessoal de enfermagem
Madeira, Creusa Guimarães
Education nursing
Interpersonal relations
Educations continuing
Educação em enfermagem
Relações interpessoais
Educação contínua
title_short Saúde e educação: cursos alternativos para desenvolvimento do pessoal de enfermagem
title_full Saúde e educação: cursos alternativos para desenvolvimento do pessoal de enfermagem
title_fullStr Saúde e educação: cursos alternativos para desenvolvimento do pessoal de enfermagem
title_full_unstemmed Saúde e educação: cursos alternativos para desenvolvimento do pessoal de enfermagem
title_sort Saúde e educação: cursos alternativos para desenvolvimento do pessoal de enfermagem
author Madeira, Creusa Guimarães
author_facet Madeira, Creusa Guimarães
Jorge, Sílvia Angélica
Kakehashi, Seiko
Oliveira, Irma de
author_role author
author2 Jorge, Sílvia Angélica
Kakehashi, Seiko
Oliveira, Irma de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Creusa Guimarães
Jorge, Sílvia Angélica
Kakehashi, Seiko
Oliveira, Irma de
dc.subject.por.fl_str_mv Education nursing
Interpersonal relations
Educations continuing
Educação em enfermagem
Relações interpessoais
Educação contínua
topic Education nursing
Interpersonal relations
Educations continuing
Educação em enfermagem
Relações interpessoais
Educação contínua
description Promover atividades educacionais terapêuticas para o pessoal de enfermagem visando a diminuição do stress, a melhoria do relacionamento interpessoal e a busca do auto-conhecimento, são objetivos dos cursos promovidos pelo Departamento de Enfermagem da FCM e Serviço de Enfermagem em Educação Continuada do Hospital das Clínicas da UNICAMP. Através dos cursos: O Hospital e o Relacionamento Humano; Dança e Criatividade; Yoga e Relaxamento Mental, foram ministradas técnicas de respiração, relaxamento, sensibilização e conscientização corporal e de interpretação teatral. A estratégia empregada foi a "vivência grupal", com participação de atendentes, auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiras, durante o horário de trabalho, em 15 a 20 encontros por curso. Como instrumento desta pesquisa foram utilizados os "depoimentos individuais", escritos pelos participantes, tendo como metodologia a análise de conteúdo. A avaliação demonstrou que a "Vivência" facilitou o relacionamento entre os membros da equipe de trabalho; abriu, espaço para comunicação efetiva; favoreceu o auto-conhecimento; e ajudou na solução de problemas. Ficou evidente a importância da continuidade de cursos alternativos para auxiliar o funcionário na melhoria da relação consigo mesmo, com o outro, com o trabalho e valorizar a sua saúde/aprendizagem.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34921
10.1590/S0080-62341996000200004
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34921
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62341996000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34921/37657
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 30 n. 2 (1996); 217-228
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 30 No. 2 (1996); 217-228
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 30 Núm. 2 (1996); 217-228
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221724339339264