A música como intervenção em projetos de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donda, Darlene Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leão, Eliseth Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/186051
Resumo: Objetivo: Identificar e caracterizar projetos musicais na área de saúde, seus objetivos terapêuticos, referenciais teóricos, avaliação/monitoramento e disseminação dos resultados para um possível modelo de estrutura para esse processo. Método: Estudo descritivo com casos múltiplos e análise documental. Resultados: Participaram do estudo nove projetos, predominantemente concentrados em São Paulo e realizados com população adulta em instituições públicas. Os coordenadores eram majoritariamente mulheres, especialistas e com formação em saúde, em música ou ambas. As intervenções foram realizadas ao vivo, com média/semana de 60 minutos e repertório selecionado pelos pacientes. Menos da metade indicou pautar suas atividades em algum referencial teórico, ou algum tipo de monitoramento do projeto. Objetivos terapêuticos relacionados à inserção social, resgate de autoestima, cidadania, protagonismo e comunicação foram apontados. Conclusão: A indicação teórica dos projetos musicais foi escassa. Cerca de metade dos projetos analisados indicou algum tipo de avaliação e divulgação das atividades realizadas. Dois projetos apenas possuíam algum monitoramento de riscos e produção científica de seus resultados, o que não permitiu propor um modelo de acompanhamento para essas iniciativas.
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As intervenções foram realizadas ao vivo, com média/semana de 60 minutos e repertório selecionado pelos pacientes. Menos da metade indicou pautar suas atividades em algum referencial teórico, ou algum tipo de monitoramento do projeto. Objetivos terapêuticos relacionados à inserção social, resgate de autoestima, cidadania, protagonismo e comunicação foram apontados. Conclusão: A indicação teórica dos projetos musicais foi escassa. Cerca de metade dos projetos analisados indicou algum tipo de avaliação e divulgação das atividades realizadas. Dois projetos apenas possuíam algum monitoramento de riscos e produção científica de seus resultados, o que não permitiu propor um modelo de acompanhamento para essas iniciativas.Objetivo: Identificar y caracterizar proyectos de música en el área de la salud, sus objetivos terapéuticos, referencias teóricas, evaluación/seguimiento y difusión de resultados para un posible modelo de estructura para este proceso. Método: Estudio descriptivo, de casos múltiples y análisis documental. Resultados: Participaron en el estudio nueve proyectos, concentrados mayoritariamente en São Paulo y realizados con población adulta en instituciones públicas. Los coordinadores eran en su mayoría mujeres, especialistas y con formación en salud, música o ambas. Las intervenciones se realizaron en vivo, con una media de 60 minutos por semana y repertorio elegido por los pacientes. Menos de la mitad indicó que sus actividades se basaban en alguna referencia teórica o tener algún tipo de seguimiento del proyecto. Se propusieron objetivos terapéuticos relacionados con la inserción social, la recuperación de la autoestima, la ciudadanía, el protagonismo y la comunicación. Conclusión: La indicación teórica de los proyectos musicales fue escasa. Cerca de la mitad de los proyectos analizados indicaban algún tipo de evaluación y divulgación de las actividades realizadas. Dos proyectos presentaban solamente algún tipo de seguimiento de los riesgos y la publicación científica de sus resultados, lo que no ha permitido proponer un modelo de acompañamiento para estas iniciativas.Objective: To identify and characterize music projects in the health area, their therapeutic goals, theoretical frameworks, evaluation/monitoring, and dissemination of their results for a possible structure model for this process. Method: Descriptive study with multiple cases and documental analysis. Results: Nine projects have participated in this study; these were predominantly in São Paulo and conducted with the adult population in public institutions. The coordinators were mostly women, specialists, with a qualification in health, music, or both. The interventions were performed live, with a mean of 60 minutes per week and repertoires selected by patients. Less than half indicated basing their activities in some theoretical framework or any type of project monitoring. Therapeutic goals related to social insertion and restoring self-esteem, citizenship, protagonism, and communication were pointed out. Conclusion: The theoretical indication of the music projects was scarce. Around half the analyzed projects indicated some type of evaluation and dissemination of the performed activities. Two projects only had some risk surveillance and scientific production out of their results, which has not enabled proposing a monitoring model for these initiatives.Universidade de São Paulo. 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