O ensino dos métodos de investigação científica numa universidade particular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelar,Maria do Carmo Querido
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva,Arlete, Teixeira,Marina Borges, Sabatés,Ana Llonch
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000300017
Resumo: Este estudo descritivo e exploratório teve como objetivo analisar as facilidades e dificuldades referidas por quinze alunos de cursos de especialização em enfermagem, em relação ao processo de ensino da disciplina Métodos de Investigação Cientifica, focalizado no referencial do paradigma do agir comunicativo. As categorias expressas, como facilidades e dificuldades, em relação ao conteúdo da disciplina, elaboração do projeto de pesquisa e seu desenvolvimento, foram analisadas segundo os tipos padronizados de ação comunicativa. Após a análise, pode-se perceber a emersão de elementos em diferentes níveis de desenvolvimento e interpretados numa seqüência de formas de comunicação, destacando-se por não permitir vislumbrar um compromisso com a inovação ou mudança do processo de ensino, demonstrando as perturbações do consenso neste processo.
id USP-24_89548dc91711487bb2ed35be72b9fb23
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342007000300017
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling O ensino dos métodos de investigação científica numa universidade particularPesquisa em enfermagemEspecializaçãoEnsinoEste estudo descritivo e exploratório teve como objetivo analisar as facilidades e dificuldades referidas por quinze alunos de cursos de especialização em enfermagem, em relação ao processo de ensino da disciplina Métodos de Investigação Cientifica, focalizado no referencial do paradigma do agir comunicativo. As categorias expressas, como facilidades e dificuldades, em relação ao conteúdo da disciplina, elaboração do projeto de pesquisa e seu desenvolvimento, foram analisadas segundo os tipos padronizados de ação comunicativa. Após a análise, pode-se perceber a emersão de elementos em diferentes níveis de desenvolvimento e interpretados numa seqüência de formas de comunicação, destacando-se por não permitir vislumbrar um compromisso com a inovação ou mudança do processo de ensino, demonstrando as perturbações do consenso neste processo.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000300017Revista da Escola de Enfermagem da USP v.41 n.3 2007reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342007000300017info:eu-repo/semantics/openAccessAvelar,Maria do Carmo QueridoSilva,ArleteTeixeira,Marina BorgesSabatés,Ana Llonchpor2007-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342007000300017Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2007-11-30T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino dos métodos de investigação científica numa universidade particular
title O ensino dos métodos de investigação científica numa universidade particular
spellingShingle O ensino dos métodos de investigação científica numa universidade particular
Avelar,Maria do Carmo Querido
Pesquisa em enfermagem
Especialização
Ensino
title_short O ensino dos métodos de investigação científica numa universidade particular
title_full O ensino dos métodos de investigação científica numa universidade particular
title_fullStr O ensino dos métodos de investigação científica numa universidade particular
title_full_unstemmed O ensino dos métodos de investigação científica numa universidade particular
title_sort O ensino dos métodos de investigação científica numa universidade particular
author Avelar,Maria do Carmo Querido
author_facet Avelar,Maria do Carmo Querido
Silva,Arlete
Teixeira,Marina Borges
Sabatés,Ana Llonch
author_role author
author2 Silva,Arlete
Teixeira,Marina Borges
Sabatés,Ana Llonch
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avelar,Maria do Carmo Querido
Silva,Arlete
Teixeira,Marina Borges
Sabatés,Ana Llonch
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em enfermagem
Especialização
Ensino
topic Pesquisa em enfermagem
Especialização
Ensino
description Este estudo descritivo e exploratório teve como objetivo analisar as facilidades e dificuldades referidas por quinze alunos de cursos de especialização em enfermagem, em relação ao processo de ensino da disciplina Métodos de Investigação Cientifica, focalizado no referencial do paradigma do agir comunicativo. As categorias expressas, como facilidades e dificuldades, em relação ao conteúdo da disciplina, elaboração do projeto de pesquisa e seu desenvolvimento, foram analisadas segundo os tipos padronizados de ação comunicativa. Após a análise, pode-se perceber a emersão de elementos em diferentes níveis de desenvolvimento e interpretados numa seqüência de formas de comunicação, destacando-se por não permitir vislumbrar um compromisso com a inovação ou mudança do processo de ensino, demonstrando as perturbações do consenso neste processo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000300017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000300017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342007000300017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.41 n.3 2007
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936532101693440