Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41396 |
Resumo: | A experiência descrita no presente texto refere-se a um projeto efetivo de educação em saúde num ambulatório de Saúde Mental em São Paulo, realizado por discentes de Enfermagem. A crença na conquista da cidadania pelo doente mental e a compreensão de que a educação pode tornar-se um dos instrumentos de emancipação dos sujeitos, foram os pressupostos do projeto. Houve uma fase curta e outra prolongada, ocorrendo no formato de grupo semanal aberto a usuários e familiares, com caráter participativo onde todos tinham liberdade, pois o espaço era aberto a discussões com trocas de opinião e experiências. As temáticas abordadas foram referentes às doenças crônicas, destacando dentre estas os transtornos mentais, transmissíveis e crônico-degenerativas. |
id |
USP-24_8c8e230f4d37a91bf368a42064745205 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41396 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiênciaEducación en salud para portadores de enfermedad mental: relato de experienciaHealth education for the mentally ill: a first-hand accountNursingMental HealthHealth EducationEnfermeríaSalud MentalEducación en SaludEnfermagemSaúde mentalEducação em saúdeA experiência descrita no presente texto refere-se a um projeto efetivo de educação em saúde num ambulatório de Saúde Mental em São Paulo, realizado por discentes de Enfermagem. A crença na conquista da cidadania pelo doente mental e a compreensão de que a educação pode tornar-se um dos instrumentos de emancipação dos sujeitos, foram os pressupostos do projeto. Houve uma fase curta e outra prolongada, ocorrendo no formato de grupo semanal aberto a usuários e familiares, com caráter participativo onde todos tinham liberdade, pois o espaço era aberto a discussões com trocas de opinião e experiências. As temáticas abordadas foram referentes às doenças crônicas, destacando dentre estas os transtornos mentais, transmissíveis e crônico-degenerativas.El presente texto trata sobre un proyecto efectivo de educación en salud em consultorio externo de Salud Mental en São Paulo, realizado por discentes de Enfermería. La creencia en la conquista de la ciudadanía por el enfermo mental y la comprensión de que la educación puede tornarse uno de los instrumentos de emancipación de los sujetos, fueron los presupuestos del proyecto. Hubo una fase corta y otra prolongada, ocurriendo bajo la forma de grupo semanal abierto a usuarios y familiares, con carácter participativo donde todos tenían libertad, pues el espacio era abierto a discusiones con intercambios de opinión y experiencias. Las temáticas abordadas fueron referentes a las enfermedades crónicas, destacando entre éstas los trastornos mentales, transmisibles y crónico degenerativas.The account in this text refers to an effective health education project in a Mental Health post in Sao Paulo for which nursing department students are responsible. The belief in the mentally ill person conquering rights as citizens as well as understanding that the education may become the individual's most valuable emancipation tools were the starting point of the project. There was a short phase as well as a long one, both of which occurred in the weekly open group format to users and their family members, and whose characteristics were free participation, since the space was open for discussion and the exchange of both opinions and experiences. The themes were chronic illnesses, and those highlighted ones were mental illnesses, communicable diseases and chronic degenerative-illnesses.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4139610.1590/S0080-62342004000200010Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 2 (2004); 190-196Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 2 (2004); 190-196Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 2 (2004); 190-1961980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41396/44975http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRuiz, Vanessa RomeiroLima, Alessandra RibeiroMachado, Ana Lúcia2012-08-31T19:09:18Zoai:revistas.usp.br:article/41396Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:09:18Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência Educación en salud para portadores de enfermedad mental: relato de experiencia Health education for the mentally ill: a first-hand account |
title |
Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência |
spellingShingle |
Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência Ruiz, Vanessa Romeiro Nursing Mental Health Health Education Enfermería Salud Mental Educación en Salud Enfermagem Saúde mental Educação em saúde |
title_short |
Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência |
title_full |
Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência |
title_fullStr |
Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência |
title_sort |
Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência |
author |
Ruiz, Vanessa Romeiro |
author_facet |
Ruiz, Vanessa Romeiro Lima, Alessandra Ribeiro Machado, Ana Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Alessandra Ribeiro Machado, Ana Lúcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruiz, Vanessa Romeiro Lima, Alessandra Ribeiro Machado, Ana Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nursing Mental Health Health Education Enfermería Salud Mental Educación en Salud Enfermagem Saúde mental Educação em saúde |
topic |
Nursing Mental Health Health Education Enfermería Salud Mental Educación en Salud Enfermagem Saúde mental Educação em saúde |
description |
A experiência descrita no presente texto refere-se a um projeto efetivo de educação em saúde num ambulatório de Saúde Mental em São Paulo, realizado por discentes de Enfermagem. A crença na conquista da cidadania pelo doente mental e a compreensão de que a educação pode tornar-se um dos instrumentos de emancipação dos sujeitos, foram os pressupostos do projeto. Houve uma fase curta e outra prolongada, ocorrendo no formato de grupo semanal aberto a usuários e familiares, com caráter participativo onde todos tinham liberdade, pois o espaço era aberto a discussões com trocas de opinião e experiências. As temáticas abordadas foram referentes às doenças crônicas, destacando dentre estas os transtornos mentais, transmissíveis e crônico-degenerativas. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41396 10.1590/S0080-62342004000200010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41396 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342004000200010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41396/44975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 2 (2004); 190-196 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 2 (2004); 190-196 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 2 (2004); 190-196 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1787713278620729344 |