Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Vanessa Romeiro
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Lima, Alessandra Ribeiro, Machado, Ana Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41396
Resumo: A experiência descrita no presente texto refere-se a um projeto efetivo de educação em saúde num ambulatório de Saúde Mental em São Paulo, realizado por discentes de Enfermagem. A crença na conquista da cidadania pelo doente mental e a compreensão de que a educação pode tornar-se um dos instrumentos de emancipação dos sujeitos, foram os pressupostos do projeto. Houve uma fase curta e outra prolongada, ocorrendo no formato de grupo semanal aberto a usuários e familiares, com caráter participativo onde todos tinham liberdade, pois o espaço era aberto a discussões com trocas de opinião e experiências. As temáticas abordadas foram referentes às doenças crônicas, destacando dentre estas os transtornos mentais, transmissíveis e crônico-degenerativas.
id USP-24_8c8e230f4d37a91bf368a42064745205
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41396
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiênciaEducación en salud para portadores de enfermedad mental: relato de experienciaHealth education for the mentally ill: a first-hand accountNursingMental HealthHealth EducationEnfermeríaSalud MentalEducación en SaludEnfermagemSaúde mentalEducação em saúdeA experiência descrita no presente texto refere-se a um projeto efetivo de educação em saúde num ambulatório de Saúde Mental em São Paulo, realizado por discentes de Enfermagem. A crença na conquista da cidadania pelo doente mental e a compreensão de que a educação pode tornar-se um dos instrumentos de emancipação dos sujeitos, foram os pressupostos do projeto. Houve uma fase curta e outra prolongada, ocorrendo no formato de grupo semanal aberto a usuários e familiares, com caráter participativo onde todos tinham liberdade, pois o espaço era aberto a discussões com trocas de opinião e experiências. As temáticas abordadas foram referentes às doenças crônicas, destacando dentre estas os transtornos mentais, transmissíveis e crônico-degenerativas.El presente texto trata sobre un proyecto efectivo de educación en salud em consultorio externo de Salud Mental en São Paulo, realizado por discentes de Enfermería. La creencia en la conquista de la ciudadanía por el enfermo mental y la comprensión de que la educación puede tornarse uno de los instrumentos de emancipación de los sujetos, fueron los presupuestos del proyecto. Hubo una fase corta y otra prolongada, ocurriendo bajo la forma de grupo semanal abierto a usuarios y familiares, con carácter participativo donde todos tenían libertad, pues el espacio era abierto a discusiones con intercambios de opinión y experiencias. Las temáticas abordadas fueron referentes a las enfermedades crónicas, destacando entre éstas los trastornos mentales, transmisibles y crónico degenerativas.The account in this text refers to an effective health education project in a Mental Health post in Sao Paulo for which nursing department students are responsible. The belief in the mentally ill person conquering rights as citizens as well as understanding that the education may become the individual's most valuable emancipation tools were the starting point of the project. There was a short phase as well as a long one, both of which occurred in the weekly open group format to users and their family members, and whose characteristics were free participation, since the space was open for discussion and the exchange of both opinions and experiences. The themes were chronic illnesses, and those highlighted ones were mental illnesses, communicable diseases and chronic degenerative-illnesses.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4139610.1590/S0080-62342004000200010Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 2 (2004); 190-196Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 2 (2004); 190-196Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 2 (2004); 190-1961980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41396/44975http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRuiz, Vanessa RomeiroLima, Alessandra RibeiroMachado, Ana Lúcia2012-08-31T19:09:18Zoai:revistas.usp.br:article/41396Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:09:18Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência
Educación en salud para portadores de enfermedad mental: relato de experiencia
Health education for the mentally ill: a first-hand account
title Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência
spellingShingle Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência
Ruiz, Vanessa Romeiro
Nursing
Mental Health
Health Education
Enfermería
Salud Mental
Educación en Salud
Enfermagem
Saúde mental
Educação em saúde
title_short Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência
title_full Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência
title_fullStr Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência
title_full_unstemmed Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência
title_sort Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência
author Ruiz, Vanessa Romeiro
author_facet Ruiz, Vanessa Romeiro
Lima, Alessandra Ribeiro
Machado, Ana Lúcia
author_role author
author2 Lima, Alessandra Ribeiro
Machado, Ana Lúcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz, Vanessa Romeiro
Lima, Alessandra Ribeiro
Machado, Ana Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Nursing
Mental Health
Health Education
Enfermería
Salud Mental
Educación en Salud
Enfermagem
Saúde mental
Educação em saúde
topic Nursing
Mental Health
Health Education
Enfermería
Salud Mental
Educación en Salud
Enfermagem
Saúde mental
Educação em saúde
description A experiência descrita no presente texto refere-se a um projeto efetivo de educação em saúde num ambulatório de Saúde Mental em São Paulo, realizado por discentes de Enfermagem. A crença na conquista da cidadania pelo doente mental e a compreensão de que a educação pode tornar-se um dos instrumentos de emancipação dos sujeitos, foram os pressupostos do projeto. Houve uma fase curta e outra prolongada, ocorrendo no formato de grupo semanal aberto a usuários e familiares, com caráter participativo onde todos tinham liberdade, pois o espaço era aberto a discussões com trocas de opinião e experiências. As temáticas abordadas foram referentes às doenças crônicas, destacando dentre estas os transtornos mentais, transmissíveis e crônico-degenerativas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41396
10.1590/S0080-62342004000200010
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41396
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342004000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41396/44975
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 2 (2004); 190-196
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 2 (2004); 190-196
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 2 (2004); 190-196
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1787713278620729344