Tecnología educacional en la gestión de la atención: perfil tecnológico de los enfermeros en los hospitales portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Landeiro, Maria José Lumini
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Freire, Rosa Maria Albuquerque, Martins, Maria Manuela, Martins, Teresa Vieira, Peres, Heloísa Helena Ciqueto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112662
Resumo: Objetivo Identificar o perfil tecnológico de enfermeiros de hospitais portugueses. Método Estudo exploratório quantitativo, realizado em dois hospitais da região norte e um da região central de Portugal. A amostra foi aleatória e contou com960 enfermeiros. Resultados Dos partícipes 420 (46,1%) utilizavam ocomputador, 196 (23,4%) referiram que têm conhecimento da utilização do computador para o ensino, 174 (21,1%)utilizaram o computador para ensino, 112 (15,1%) reconhecem que a utilização do computador pode ser um meio tecnológico para completar a formação presencial, 477 (61,6%) gostariam de receber formação sobre a utilização do computador e 382 (40,9%) referiram autoaprendizagem em informática. Em relação ao ensino a distância 706 (74,9%) relataram que não estão familiarizados e 752 (76,4%) referiram interesseem participar em formaçõesnesta modalidade. Conclusão As organizações devem estar atentas ao perfil tecnológico que se desenha neste grupo de enfermeiros e procurar formas de introduzir as tecnologias educacionais na gestão de cuidados.
id USP-24_9c0c939ddb0a56bdae53b98fd40771d5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/112662
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Tecnología educacional en la gestión de la atención: perfil tecnológico de los enfermeros en los hospitales portugueses Tecnologia educacional na gestão de cuidados: perfil tecnológico de enfermeiros de hospitais portugueses Educational technology in care management: technological profile of nurses in Portuguese hospitals Objetivo Identificar o perfil tecnológico de enfermeiros de hospitais portugueses. Método Estudo exploratório quantitativo, realizado em dois hospitais da região norte e um da região central de Portugal. A amostra foi aleatória e contou com960 enfermeiros. Resultados Dos partícipes 420 (46,1%) utilizavam ocomputador, 196 (23,4%) referiram que têm conhecimento da utilização do computador para o ensino, 174 (21,1%)utilizaram o computador para ensino, 112 (15,1%) reconhecem que a utilização do computador pode ser um meio tecnológico para completar a formação presencial, 477 (61,6%) gostariam de receber formação sobre a utilização do computador e 382 (40,9%) referiram autoaprendizagem em informática. Em relação ao ensino a distância 706 (74,9%) relataram que não estão familiarizados e 752 (76,4%) referiram interesseem participar em formaçõesnesta modalidade. Conclusão As organizações devem estar atentas ao perfil tecnológico que se desenha neste grupo de enfermeiros e procurar formas de introduzir as tecnologias educacionais na gestão de cuidados. Objective To identify the technological profile of nurses in Portuguese hospitals. Method A quantitative exploratory study conducted in two hospitals in the northern region and one in the central region of Portugal. The sample was randomly selected and included 960 nurses. Results Of the participants, 420 (46.1%) used computers, 196 (23.4%) reported having knowledge about using computers for teaching, 174 (21.1%) used computers to teach, 112 (15.1%) recognized that using computers can be a technological means to supplement classroom training, 477 (61.6%) would like to receive training on using computers, and 382 (40.9%) reported self-learning of information technology. In relation to distance education, 706 (74.9%) reported they were familiar with it and 752 (76.4%) indicated an interest in participating in training using this modality. Conclusion Organizations should be mindful of the technological profile shown by this group of nurses and look for ways to introduce educational technologies in the management of care. Objetivo Identificar el perfil tecnológico de los enfermeros en los hospitales portugueses. Método Un estudio exploratorio cuantitativo realizado en dos hospitales en la región norte y la región central de Portugal. La muestra se seleccionó de forma aleatoria e incluyó 960 enfermeros. Resultados De los 420 participantes (46,1%) utilizan el computadora, 196 (23.4%) reportaron haber tenido conocimiento del uso de la computadora para la enseñanza, 174 (21,1%) utiliza la computadora para la enseñanza, 112 (15, 1%) reconoce que el uso de la tecnología informática puede ser un medio para complementar la formación presencial, 477 (61,6%) les gustaríarecibir capacitaciónen el uso dela computadora y 382 (40,9%) informaron de auto-aprendizaje en la computación. En relación con la educación a distancia 706 (74.9%) reportaron no están familiarizados y 752 (76,4%) indicaron su interés en participar en esta modalidad de formación. Conclusión Las organizaciones deben tener en cuenta el perfil tecnológico que señala este grupo de enfermeras y buscar maneras de introducir tecnologías de la educación en gestión de la atención. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/11266210.1590/S0080-623420150000800021Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 (2015): Número Especial 2; 150-155Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 (2015): Special Number 2; 150-155Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 (2015): Numero Especial 2; 150-1551980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112662/110562https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112662/110563http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLandeiro, Maria José LuminiFreire, Rosa Maria AlbuquerqueMartins, Maria ManuelaMartins, Teresa VieiraPeres, Heloísa Helena Ciqueto2016-03-22T11:16:29Zoai:revistas.usp.br:article/112662Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-03-22T11:16:29Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnología educacional en la gestión de la atención: perfil tecnológico de los enfermeros en los hospitales portugueses
Tecnologia educacional na gestão de cuidados: perfil tecnológico de enfermeiros de hospitais portugueses
Educational technology in care management: technological profile of nurses in Portuguese hospitals
title Tecnología educacional en la gestión de la atención: perfil tecnológico de los enfermeros en los hospitales portugueses
spellingShingle Tecnología educacional en la gestión de la atención: perfil tecnológico de los enfermeros en los hospitales portugueses
Landeiro, Maria José Lumini
title_short Tecnología educacional en la gestión de la atención: perfil tecnológico de los enfermeros en los hospitales portugueses
title_full Tecnología educacional en la gestión de la atención: perfil tecnológico de los enfermeros en los hospitales portugueses
title_fullStr Tecnología educacional en la gestión de la atención: perfil tecnológico de los enfermeros en los hospitales portugueses
title_full_unstemmed Tecnología educacional en la gestión de la atención: perfil tecnológico de los enfermeros en los hospitales portugueses
title_sort Tecnología educacional en la gestión de la atención: perfil tecnológico de los enfermeros en los hospitales portugueses
author Landeiro, Maria José Lumini
author_facet Landeiro, Maria José Lumini
Freire, Rosa Maria Albuquerque
Martins, Maria Manuela
Martins, Teresa Vieira
Peres, Heloísa Helena Ciqueto
author_role author
author2 Freire, Rosa Maria Albuquerque
Martins, Maria Manuela
Martins, Teresa Vieira
Peres, Heloísa Helena Ciqueto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Landeiro, Maria José Lumini
Freire, Rosa Maria Albuquerque
Martins, Maria Manuela
Martins, Teresa Vieira
Peres, Heloísa Helena Ciqueto
description Objetivo Identificar o perfil tecnológico de enfermeiros de hospitais portugueses. Método Estudo exploratório quantitativo, realizado em dois hospitais da região norte e um da região central de Portugal. A amostra foi aleatória e contou com960 enfermeiros. Resultados Dos partícipes 420 (46,1%) utilizavam ocomputador, 196 (23,4%) referiram que têm conhecimento da utilização do computador para o ensino, 174 (21,1%)utilizaram o computador para ensino, 112 (15,1%) reconhecem que a utilização do computador pode ser um meio tecnológico para completar a formação presencial, 477 (61,6%) gostariam de receber formação sobre a utilização do computador e 382 (40,9%) referiram autoaprendizagem em informática. Em relação ao ensino a distância 706 (74,9%) relataram que não estão familiarizados e 752 (76,4%) referiram interesseem participar em formaçõesnesta modalidade. Conclusão As organizações devem estar atentas ao perfil tecnológico que se desenha neste grupo de enfermeiros e procurar formas de introduzir as tecnologias educacionais na gestão de cuidados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112662
10.1590/S0080-623420150000800021
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112662
identifier_str_mv 10.1590/S0080-623420150000800021
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112662/110562
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112662/110563
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 (2015): Número Especial 2; 150-155
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 (2015): Special Number 2; 150-155
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 (2015): Numero Especial 2; 150-155
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1787713284884922368