Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342006000300003 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo propor bases metodológicas para o acompanhamento da progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem. Utilizando metodologia qualitativa e referencial teórico de comunicação interpessoal, desenvolvemos a pesquisa entrevistando 13 professores com experiência acumulada em atividades de ensino e pesquisa de comunicação em Enfermagem. Nos dados obtidos, os entrevistados relataram que o acompanhamento da progressão da competência comunicativa do aluno ocorre: observando a evolução das habilidades comunicativas nos alunos e pacientes; viabilizando momentos de expressão de pensamentos, sentimentos e percepções; fornecendo feedback sobre o desenvolvimento das habilidades comunicativas; estimulando-os ao desenvolvimento das habilidades em comunicação; realizando avaliação formativa e tutorando o aluno. |
id |
USP-24_9fcb30cafd5d871703289845dc48b8bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342006000300003 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de EnfermagemRelações interpessoaisEducação em enfermagemCompetência profissionalEstudantes de enfermagemEste estudo teve como objetivo propor bases metodológicas para o acompanhamento da progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem. Utilizando metodologia qualitativa e referencial teórico de comunicação interpessoal, desenvolvemos a pesquisa entrevistando 13 professores com experiência acumulada em atividades de ensino e pesquisa de comunicação em Enfermagem. Nos dados obtidos, os entrevistados relataram que o acompanhamento da progressão da competência comunicativa do aluno ocorre: observando a evolução das habilidades comunicativas nos alunos e pacientes; viabilizando momentos de expressão de pensamentos, sentimentos e percepções; fornecendo feedback sobre o desenvolvimento das habilidades comunicativas; estimulando-os ao desenvolvimento das habilidades em comunicação; realizando avaliação formativa e tutorando o aluno.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342006000300003Revista da Escola de Enfermagem da USP v.40 n.3 2006reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342006000300003info:eu-repo/semantics/openAccessBraga,Eliana MaraSilva,Maria Júlia Paes dapor2008-02-26T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342006000300003Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-02-26T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem |
title |
Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem |
spellingShingle |
Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem Braga,Eliana Mara Relações interpessoais Educação em enfermagem Competência profissional Estudantes de enfermagem |
title_short |
Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem |
title_full |
Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem |
title_fullStr |
Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem |
title_sort |
Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem |
author |
Braga,Eliana Mara |
author_facet |
Braga,Eliana Mara Silva,Maria Júlia Paes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Maria Júlia Paes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga,Eliana Mara Silva,Maria Júlia Paes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações interpessoais Educação em enfermagem Competência profissional Estudantes de enfermagem |
topic |
Relações interpessoais Educação em enfermagem Competência profissional Estudantes de enfermagem |
description |
Este estudo teve como objetivo propor bases metodológicas para o acompanhamento da progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem. Utilizando metodologia qualitativa e referencial teórico de comunicação interpessoal, desenvolvemos a pesquisa entrevistando 13 professores com experiência acumulada em atividades de ensino e pesquisa de comunicação em Enfermagem. Nos dados obtidos, os entrevistados relataram que o acompanhamento da progressão da competência comunicativa do aluno ocorre: observando a evolução das habilidades comunicativas nos alunos e pacientes; viabilizando momentos de expressão de pensamentos, sentimentos e percepções; fornecendo feedback sobre o desenvolvimento das habilidades comunicativas; estimulando-os ao desenvolvimento das habilidades em comunicação; realizando avaliação formativa e tutorando o aluno. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342006000300003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342006000300003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342006000300003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.40 n.3 2006 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936531728400384 |