Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga,Eliana Mara
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Silva,Maria Júlia Paes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342006000300003
Resumo: Este estudo teve como objetivo propor bases metodológicas para o acompanhamento da progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem. Utilizando metodologia qualitativa e referencial teórico de comunicação interpessoal, desenvolvemos a pesquisa entrevistando 13 professores com experiência acumulada em atividades de ensino e pesquisa de comunicação em Enfermagem. Nos dados obtidos, os entrevistados relataram que o acompanhamento da progressão da competência comunicativa do aluno ocorre: observando a evolução das habilidades comunicativas nos alunos e pacientes; viabilizando momentos de expressão de pensamentos, sentimentos e percepções; fornecendo feedback sobre o desenvolvimento das habilidades comunicativas; estimulando-os ao desenvolvimento das habilidades em comunicação; realizando avaliação formativa e tutorando o aluno.
id USP-24_9fcb30cafd5d871703289845dc48b8bd
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342006000300003
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de EnfermagemRelações interpessoaisEducação em enfermagemCompetência profissionalEstudantes de enfermagemEste estudo teve como objetivo propor bases metodológicas para o acompanhamento da progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem. Utilizando metodologia qualitativa e referencial teórico de comunicação interpessoal, desenvolvemos a pesquisa entrevistando 13 professores com experiência acumulada em atividades de ensino e pesquisa de comunicação em Enfermagem. Nos dados obtidos, os entrevistados relataram que o acompanhamento da progressão da competência comunicativa do aluno ocorre: observando a evolução das habilidades comunicativas nos alunos e pacientes; viabilizando momentos de expressão de pensamentos, sentimentos e percepções; fornecendo feedback sobre o desenvolvimento das habilidades comunicativas; estimulando-os ao desenvolvimento das habilidades em comunicação; realizando avaliação formativa e tutorando o aluno.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342006000300003Revista da Escola de Enfermagem da USP v.40 n.3 2006reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342006000300003info:eu-repo/semantics/openAccessBraga,Eliana MaraSilva,Maria Júlia Paes dapor2008-02-26T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342006000300003Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-02-26T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem
title Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem
spellingShingle Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem
Braga,Eliana Mara
Relações interpessoais
Educação em enfermagem
Competência profissional
Estudantes de enfermagem
title_short Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem
title_full Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem
title_fullStr Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem
title_full_unstemmed Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem
title_sort Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem
author Braga,Eliana Mara
author_facet Braga,Eliana Mara
Silva,Maria Júlia Paes da
author_role author
author2 Silva,Maria Júlia Paes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga,Eliana Mara
Silva,Maria Júlia Paes da
dc.subject.por.fl_str_mv Relações interpessoais
Educação em enfermagem
Competência profissional
Estudantes de enfermagem
topic Relações interpessoais
Educação em enfermagem
Competência profissional
Estudantes de enfermagem
description Este estudo teve como objetivo propor bases metodológicas para o acompanhamento da progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem. Utilizando metodologia qualitativa e referencial teórico de comunicação interpessoal, desenvolvemos a pesquisa entrevistando 13 professores com experiência acumulada em atividades de ensino e pesquisa de comunicação em Enfermagem. Nos dados obtidos, os entrevistados relataram que o acompanhamento da progressão da competência comunicativa do aluno ocorre: observando a evolução das habilidades comunicativas nos alunos e pacientes; viabilizando momentos de expressão de pensamentos, sentimentos e percepções; fornecendo feedback sobre o desenvolvimento das habilidades comunicativas; estimulando-os ao desenvolvimento das habilidades em comunicação; realizando avaliação formativa e tutorando o aluno.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342006000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342006000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342006000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.40 n.3 2006
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936531728400384