Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Josicélia Dumêt
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Rosa, Darci de Oliveira Santa, Vieira, Therezinha Teixeira, Sadigursky, Dora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41751
Resumo: O presente artigo teórico teve como objeto de estudo a dimensão ética do processo de formação do enfermeiro, considerando a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. Fundamentou-se nos pressupostos da ética, suas relações com a implementação da mudança no processo de formação do enfermeiro, tomando como referência fatores do fazer ético na formação, buscando oportunizar reflexões e contribuir com os rumos da educação em enfermagem. Concluiu-se que a dimensão ética na formação do enfermeiro envolve valores que permeiam as relações entre os sujeitos desse processo e a própria natureza. O estudo recomenda a necessidade de transformação da prática do educando/educador e do modelo curricular constituído, apontando elementos que indicam que a preocupação com a ética no desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo.
id USP-24_a233eaf30a2ee151dce571d3aea0b6f6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41751
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiroDimensión ética del hacer cotidiano en el proceso de formación del enfermeroThe ethic dimension of daily tasks in the formation process of nursesEducationnursingEthicsCurriculumEducación en enfermeríaÉtica de enfermeríaCurriculumEducação em enfermagemÉtica de enfermagemCurrículoO presente artigo teórico teve como objeto de estudo a dimensão ética do processo de formação do enfermeiro, considerando a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. Fundamentou-se nos pressupostos da ética, suas relações com a implementação da mudança no processo de formação do enfermeiro, tomando como referência fatores do fazer ético na formação, buscando oportunizar reflexões e contribuir com os rumos da educação em enfermagem. Concluiu-se que a dimensão ética na formação do enfermeiro envolve valores que permeiam as relações entre os sujeitos desse processo e a própria natureza. O estudo recomenda a necessidade de transformação da prática do educando/educador e do modelo curricular constituído, apontando elementos que indicam que a preocupação com a ética no desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo.El presente artículo teórico tuvo como objeto de estudio la dimensión ética del proceso de formación del enfermero, considerando la implementación de las Directrices Curriculares Nacionales del Pregrado en Enfermería. Se fundamentó en las premisas de la ética, sus relaciones con la implementación del cambio en el proceso de formación del enfermero, tomando como referencia factores del hacer ético en la formación, buscando oportunidades de reflexiones y contribuir con los rumbos de la educación en enfermería. Se concluye que la dimensión ética en la formación del enfermero involucra valores que permean las relaciones entre los sujetos de ese proceso y la propia naturaleza. El estudio recomienda la necesidad de transformación de la práctica del educando/educador y del modelo curricular constituido, apuntando elementos que indican que la preocupación con la ética en el desarrollo del currículo no se limita a la enseñanza en una disciplina, sino que atraviesa todas las prácticas que se dan al interior del proceso educativo.This theoretical article had as its object of study the ethic dimension of the formation process of nurses taking in consideration the National Curricular Directives for Nursing Courses. It was based on the presuppositions of ethics and their relationship with the implementation of changes in the formation process of nurses, using as reference elements of ethical behavior in the formation and attempting to bring the reflection to current times and thus contribute to define a direction to Nursing education. It was concluded that the ethical dimension in the formation of nurses involves values that permeate the relations between the subjects of this process and nature itself. The study points out the need to transform the practices of students and teachers and change the current curriculum f framework, highlighting elements that indicate that the concern with ethics when developing the curriculum framework is not limited to how a discipline is taught, but pass through as practices that take place in the education process.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4175110.1590/S0080-62342008000200026Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 2 (2008); 396-403Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 2 (2008); 396-403Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 2 (2008); 396-4031980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41751/45366http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Josicélia DumêtRosa, Darci de Oliveira SantaVieira, Therezinha TeixeiraSadigursky, Dora2012-09-03T17:45:27Zoai:revistas.usp.br:article/41751Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:45:27Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
Dimensión ética del hacer cotidiano en el proceso de formación del enfermero
The ethic dimension of daily tasks in the formation process of nurses
title Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
spellingShingle Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
Fernandes, Josicélia Dumêt
Education
nursing
Ethics
Curriculum
Educación en enfermería
Ética de enfermería
Curriculum
Educação em enfermagem
Ética de enfermagem
Currículo
title_short Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
title_full Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
title_fullStr Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
title_full_unstemmed Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
title_sort Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
author Fernandes, Josicélia Dumêt
author_facet Fernandes, Josicélia Dumêt
Rosa, Darci de Oliveira Santa
Vieira, Therezinha Teixeira
Sadigursky, Dora
author_role author
author2 Rosa, Darci de Oliveira Santa
Vieira, Therezinha Teixeira
Sadigursky, Dora
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Josicélia Dumêt
Rosa, Darci de Oliveira Santa
Vieira, Therezinha Teixeira
Sadigursky, Dora
dc.subject.por.fl_str_mv Education
nursing
Ethics
Curriculum
Educación en enfermería
Ética de enfermería
Curriculum
Educação em enfermagem
Ética de enfermagem
Currículo
topic Education
nursing
Ethics
Curriculum
Educación en enfermería
Ética de enfermería
Curriculum
Educação em enfermagem
Ética de enfermagem
Currículo
description O presente artigo teórico teve como objeto de estudo a dimensão ética do processo de formação do enfermeiro, considerando a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. Fundamentou-se nos pressupostos da ética, suas relações com a implementação da mudança no processo de formação do enfermeiro, tomando como referência fatores do fazer ético na formação, buscando oportunizar reflexões e contribuir com os rumos da educação em enfermagem. Concluiu-se que a dimensão ética na formação do enfermeiro envolve valores que permeiam as relações entre os sujeitos desse processo e a própria natureza. O estudo recomenda a necessidade de transformação da prática do educando/educador e do modelo curricular constituído, apontando elementos que indicam que a preocupação com a ética no desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41751
10.1590/S0080-62342008000200026
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41751
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342008000200026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41751/45366
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 2 (2008); 396-403
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 2 (2008); 396-403
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 2 (2008); 396-403
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221734160302080