PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Julia Paes da
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Stefanelli, Maguida Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136636
Resumo: Por considerar o toque um dos sinais não verbais mais importantes na relação enfermeira-paciente, as autoras passaram a ensinar durante o curso de graduação de enfermagem, um bloco teórico, com aplicação teórico-prática sobre comunicação não verbal, incluindo conceitos gerais do tocar. Este trabalho teve como objetivos verificar como os alunos, após terem passado pelo bloco teórico citado, estavam percebendo a maneira das enfermeiras tocarem os pacientes durante a assistência de enfermagem, como eles tomam a decisão de tocar os pacientes que estão sob seus cuidados e, quando, segundo a percepção dos alunos, o toque pode ser considerado uma experiência positiva ou uma experiência negativa para o paciente. Dentre os dados obtidos, após questionário aplicado a 32 alunos, verificou-se que a maioria das vezes a enfermeira toca o paciente, segundo os alunos, para a execução do exame físico, ou seja, é um toque instrumental.
id USP-24_b47095ce5236d8b8668058fbf1d42078
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/136636
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEMThe touch between nurses and patients: nursing students perception.Communicacion nonverbalTouchComunicação não verbalToquePor considerar o toque um dos sinais não verbais mais importantes na relação enfermeira-paciente, as autoras passaram a ensinar durante o curso de graduação de enfermagem, um bloco teórico, com aplicação teórico-prática sobre comunicação não verbal, incluindo conceitos gerais do tocar. Este trabalho teve como objetivos verificar como os alunos, após terem passado pelo bloco teórico citado, estavam percebendo a maneira das enfermeiras tocarem os pacientes durante a assistência de enfermagem, como eles tomam a decisão de tocar os pacientes que estão sob seus cuidados e, quando, segundo a percepção dos alunos, o toque pode ser considerado uma experiência positiva ou uma experiência negativa para o paciente. Dentre os dados obtidos, após questionário aplicado a 32 alunos, verificou-se que a maioria das vezes a enfermeira toca o paciente, segundo os alunos, para a execução do exame físico, ou seja, é um toque instrumental.The touch is considered by the author a important sign nonverbal in the nursew — patient relationship. The authors are teaching in the nursing undergraduate a systematic approach about nonverbal communication, including the touch. The perception of the students after this knowledge are discussed in this paper and also when the touch may be a positive or negative experience to patients. The results of the 32 questionnaries administered to nursing students shows that the nurses are using the functional touch mainly.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1994-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/13663610.1590/0080-6234199402800300270Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 28 n. 3 (1994); 270-280Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 28 No. 3 (1994); 270-280Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 28 Núm. 3 (1994); 270-2801980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136636/132387http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Julia Paes daStefanelli, Maguida Costa2017-08-11T14:40:36Zoai:revistas.usp.br:article/136636Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-08-11T14:40:36Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
The touch between nurses and patients: nursing students perception.
title PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
spellingShingle PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Silva, Maria Julia Paes da
Communicacion nonverbal
Touch
Comunicação não verbal
Toque
title_short PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
title_full PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
title_fullStr PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
title_sort PERCEPÇÕES SOBRE O TOQUE ENFERMEIRA E PACIENTE VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
author Silva, Maria Julia Paes da
author_facet Silva, Maria Julia Paes da
Stefanelli, Maguida Costa
author_role author
author2 Stefanelli, Maguida Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Julia Paes da
Stefanelli, Maguida Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Communicacion nonverbal
Touch
Comunicação não verbal
Toque
topic Communicacion nonverbal
Touch
Comunicação não verbal
Toque
description Por considerar o toque um dos sinais não verbais mais importantes na relação enfermeira-paciente, as autoras passaram a ensinar durante o curso de graduação de enfermagem, um bloco teórico, com aplicação teórico-prática sobre comunicação não verbal, incluindo conceitos gerais do tocar. Este trabalho teve como objetivos verificar como os alunos, após terem passado pelo bloco teórico citado, estavam percebendo a maneira das enfermeiras tocarem os pacientes durante a assistência de enfermagem, como eles tomam a decisão de tocar os pacientes que estão sob seus cuidados e, quando, segundo a percepção dos alunos, o toque pode ser considerado uma experiência positiva ou uma experiência negativa para o paciente. Dentre os dados obtidos, após questionário aplicado a 32 alunos, verificou-se que a maioria das vezes a enfermeira toca o paciente, segundo os alunos, para a execução do exame físico, ou seja, é um toque instrumental.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136636
10.1590/0080-6234199402800300270
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136636
identifier_str_mv 10.1590/0080-6234199402800300270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136636/132387
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 28 n. 3 (1994); 270-280
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 28 No. 3 (1994); 270-280
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 28 Núm. 3 (1994); 270-280
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221743048032256