Equipe de enfermagem: experiência do cuidar de criança com cancer nos plantões noturnos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41074 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a desvelar algumas facetas da experiência de uma equipe de enfermagem que cuida de crianças com câncer nos plantões noturnos. Para tanto, recorri a uma metodologia qualitativa - método fenomenológico - que me possibilita uma análise compreensiva dos depoimentos da equipe de enfermagem que vivencia esta experiência. As convergências dessas falas são analisadas e possibilitam a identificação de algumas unidades de significado que podem contribuir com subsídios para garantir institucionalmente as condições mínimas de trabalho para equipe de enfermagem, bem como prepará-la para lidar com tais circunstâncias. |
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Equipe de enfermagem: experiência do cuidar de criança com cancer nos plantões noturnosNursing team: experience of care of children with cancer in night shiftsCâncer infantilTrabalho noturnoEquipe de enfermagemChild cancerNight shiftNursing teamEste trabalho se propõe a desvelar algumas facetas da experiência de uma equipe de enfermagem que cuida de crianças com câncer nos plantões noturnos. Para tanto, recorri a uma metodologia qualitativa - método fenomenológico - que me possibilita uma análise compreensiva dos depoimentos da equipe de enfermagem que vivencia esta experiência. As convergências dessas falas são analisadas e possibilitam a identificação de algumas unidades de significado que podem contribuir com subsídios para garantir institucionalmente as condições mínimas de trabalho para equipe de enfermagem, bem como prepará-la para lidar com tais circunstâncias.The present study aimed understanding some aspects of the experience of a nursing team that take care of children with cancer in night shifts. Therefore, the author used a qualitative methodology - phenomenological method - that enabled her to analyse the declarations of the nursing team about their experience. The convergences of their speech were analysed and some units of meaning were identified in order to contribute to institutionally assure the necessary work conditions to the nursing personnel as well as to prepare the team to face these circumstances.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1998-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4107410.1590/S0080-62341998000400006Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 32 n. 4 (1998); 325-334Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 32 No. 4 (1998); 325-334Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 32 Núm. 4 (1998); 325-3341980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41074/44620http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Luciana de LioneValle, Elizabeth Ranier Martins do2012-08-31T18:14:03Zoai:revistas.usp.br:article/41074Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:14:03Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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